Buscar

Prescrição Penal e Efeitos da Sentença Condenatória

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL II
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A respeito da prescrição, assinale a opção correta: (35ª Exame OAB.Modificada )
		
	
	A prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, em regra, regula-se pelo mínimo da pena privativa de liberdade cominada ao crime,
	
	a prescrição começa a correr a partir do dia em que transita em julgado, para a defesa, a sentença condenatória;
	
	nas infrações permanentes, assim como na bigamia e na falsificação, a prescrição da pretensão punitiva começa a correr a partir do primeiro dia em que o crime ocorreu;
	 
	no caso de o condenado evadir-se, a prescrição da pretensão executória deve ser regulada pelo tempo que resta da pena;
	
	o curso da prescrição interrompe-se pelo oferecimento da denúncia e pela sentença condenatória ou absolutória recorrível.
	Respondido em 14/11/2020 01:29:20
	
Compare com a sua resposta: Sugestão de Gabarito. O caso concreto em exame teve por base questão elaborada para o 31° Exame de Ordem Cespe/UnB - Prova Prático-Profissional Direito Penal e Direito Processual Penal tendo sido alterado o comando questionado de modo a contemplar o conteúdo programático ministrado nesta aula. Desta forma, podem ser objeto de questionamento e análise docente e discente: 1.a atipicidade do delito de associação criminosa face à inexistência do animus de associação permanente de agente para a prática de delitos, o que, por conseguinte, afastaria o cúmulo material de penas. 2.a não configuração da figura da continuidade delitiva, causa de aumento prevista no art. 71, do Código Penal, haja vista ser o crime previsto no art. 316, do Código Penal, concussão, delito único. 3.após os referidos exames, poderá ser argüida a substituição da pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos, consoante o disposto no art. 44, do Código Penal. 4.caso haja interesse do docente, ainda é possível abordar, ainda que de forma superficial, o insituto da prescrição penal como causa extintiva de punibilidade.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Considera-se efeito automático da sentença condenatória:
		
	
	A incapacidade para o exercício da curatela, nos crimes dolosos, sujeitos à pena de reclusão, cometido contra curatelado.
	
	A perda do cargo, função ou emprego público quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo superior a quatro anos nos casos em que não haja abuso de poder ou violação de dever para com a Administração Pública.
	
	A inabilitação para dirigir veículo automotor, quando utilizado como meio para prática de crime doloso.
	 
	Tornar certa a obrigação de indenizar o dano causado pelo crime.
	
	A incapacidade para o exercício do poder familiar, nos crimes dolosos, sujeitos à pena de reclusão, cometido contra filho.
	Respondido em 14/11/2020 01:30:41
	
Compare com a sua resposta: Gabarito oficial. De acordo com Luiz Flávio Gomes, em Direito Penal, parte geral, volume 02, ed. Revista dos Tribunais, 2007, p. 509, a participação é acessória (natureza jurídica). Sem a conduta principal, não há que se falar em punição do partícipe. Quem é partícipe de furto executado por menor responde normalmente pelo crime, porque a conduta principal não precisa ser levada a cabo por agente culpável (basta ser típica e ilícita).Teorias: 1. acessoriedade mínima: basta que o fato principal seja típico. 2.acessoriedade limitada: basta que o fato principal seja típico e ilícito. É a adotada pelo CP. 3. acessoriedade máxima: basta que o fato principal seja típico, ilícito e culpável. 4.hiperacessoriedade: o fato principal deve ser típico, ilícito, culpável e punível. Por exemplo, quem induz o filho a furtar dinheiro do pai responde pelo crime, apesar da escusa absolutória que favorece o filho, porque o fato principal não precisa ser punível em relação ao executor . Em suma, o fato principal precisa ser típico e ilícito. São as duas exigências para se punir o partícipe.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Segundo o atual posicionamento do STJ, qual o prazo máximo de cumprimento das medidas de segurança?
		
	
	10 anos
	 
	tempo máximo da pena aplicada
	
	03 anos
	 
	tempo máximo da pena prevista em lei.
	
	30 anos
	Respondido em 14/11/2020 01:31:32
	
Compare com a sua resposta: Sim, uma vez que a circunstância relativa a Caio é de caráter pessoal, não se comunicando a ela (artigo 30 do CP). Assim, poderá ser punida pela prática do crime de furto qualificado pelo repouso noturno.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Trata‐se de causa extintiva da punibilidade consistente na exclusão, por lei ordinária com efeitos retroativos, de um ou mais fatos criminosos do campo de incidência do Direito Penal,
		
	
	o indulto individual.
	
	a graça.
	
	Nihil
	 
	a anistia.
	
	o indulto coletivo.
	Respondido em 14/11/2020 01:31:57
	
Compare com a sua resposta: Já superada a teoria restritiva prevalece hoje a teoria do domínio final do fato, a qual define o autor como aquele que possui a capacidade de influenciar a dinâmica do delito, enquanto que o partícipe apenas instiga, determina ou colabora sem praticar a conduta típica e sem ter tal controle.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Assinale a opção INCORRETA sobre prescrição penal:
		
	
	Aplicam-se às penas restritivas de direito os mesmos prazos previstos para as privativas de liberdade
	
	A pena de multa prescreverá em dois anos se for a única cominada.
	
	Serão reduzidos de metade os prazos de prescrição se o agente era, ao tempo do crime, menor de 21 anos de idade.
	
	No caso de concurso de crimes, a extinção da punibilidade pela prescrição incidirá sobre a pena de cada delito, isoladamente.
	 
	Serão contados em dobro os prazos de prescrição se o agente for reincidente
	Respondido em 14/11/2020 01:33:13
	
Compare com a sua resposta: A afirmação é incorreta, pois segundo a Súmula n. 269 do STJ, admite-se a adoção do regime semiaberto aos reincidentes condenados a pena privativa de liberdade não superior a 4 (quatro) anos se favoráveis as circunstâncias judiciais.

Continue navegando