Buscar

Prévia do material em texto

Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Entomologia Geral
Aluno: Igor Macedo de Oliveira 
Atividade 05- Anatomia
Pesquisar sobre inseticidas que atuam no sistema nervoso dos insetos, e como funciona o seu mecanismo de ação.
Transmissão sináptica
	Os impulsos nervosos são transmitidos de um neurônio a outro até chegar na célula a ser excitada, pode ser uma célular muscular, glandular ou outra. Estes impulsos são transmitidos através de uma enzima-neurotransmissora, a Acetilcolina (ACh) que sai do neurônio para a sinapse permitindo a transmissão do impulso.
	Os princípios ativos:
· organofosforados 
· carbamatos
	Atuam ligando-se à enzima Anticolinesterase inibindo sua ação resultando em acúmulo de Acetilcolina na sinapse causando hiperexcitabilidade devido à transmissão contínua e descontrolada de impulsos nervosos: incluem tremores, convulsões e, eventualmente, colapso do sistema nervoso central e morte. Há uma paralisação dos músculos, principalmente os intercostais, impedindo a respiração e provocando a morte devido à ausência de oxigênio no cérebro.
AGONISTAS (ANÁLOGOS) DA ACETILCOLINA (ach)
	É o grupo dos neonicotinóides descobertos a partir da molécula de nicotina (Imidaclopride, Acetamipride, Nitempiram, Tiametoxam, Clotianidina, Dinotefurano e Tiaclopride). Os neonicotinóides imitam o efeito da Acetilcolina e competem com ela. Esta ligação é persistente pois os neonicotinóides são insensíveis à ação da acetilcolinesterase (AChE). A acetilcolinesterase degrada moléculas de acetilcolina mas não consegue degradar as moléculas de neonicotinóides.
	Desta forma mantem ativação permanente da acetilcolina causando hiperexcitabilidade do sistema nervoso central devido à transmissão contínua e descontrolada de impulsos nervosos.
Antagonistas de canais de cloro mediados por gaba (fenilpirazóis ex. Fipronil)
	Sabe-se que antagonizam a ação do neurotransmissor inibitório, GABA (ácido gama amino butírico) impedindo que após a transmissão de um impulso nervoso, se desencadeie o processo de inibição restabelecendo o repouso do SNC. Em uma situação normal o GABA permite um aumento na permeabilidade da membrana aos íons cloro para dentro da célula nervosa, o que desencadeia o mecanismo de retorno ao repouso do sistema nervoso após ser excitado. Os fenilpirazóis afetam este mecanismo, impedindo a entrada dos íons Cl– no neurônio e assim antagonizando (= revertendo) o efeito “calmante” de GABA.
Inseticidas que atuam na acetilcolina e nos receptores gabam
	São bactérias do grupo dos Actinomicetos também chamados de Actinobactérias que se apresentam com uma organização filamentosa, ramificada produzindo esporos semelhantes aos conídios de fungos, mas não são fungos. Muitas vezes são classificados como fungos por estas características. Spinosad é um inseticida baseado na fermentação da bactéria Saccharopolyspora spinosa. Têm um novo modo de ação baseado na segmentação das ligações nos receptores de acetilcolina diferente das atividades dos outros inseticidas, pois causam rompimento da neurotransmissão de acetilcolina. Também tem efeitos secundários sobre o ácido gama-amino-butírico (GABA).
Moduladores de canais de sódio (piretróides)
	Existem dois tipos de piretróides, os do tipo I (ex. permetrina), que à semelhança do DDT apresentam um coeficiente de temperatura negativo, ou seja, a atividade inseticida destes produtos aumenta à medida que a temperatura diminui. Ao contrário, os piretróides do tipo II (ex. Cipermetrina, deltametrina, etc.) tem um coeficiente de temperatura positivo. A célula nervosa é controlada eletricamente e sua polarização e despolarização estão na dependência da entrada e saída de Na e K. Quando a célula é excitada este impulso nervoso se transmite pelas alterações, dentro e fora do axônio, das cargas negativas e positivas.
2-Pesquisar sobre o tema sistema glandular x manejo de insetos.
Os insetos secretam algumas substâncias chamadas secreções a partir de células denominadas glândulas. A função dessas secreções é a comunicação interna (dentro do corpo do inseto, entre os diferentes órgãos) e externa (entre indivíduos de mesma espécie ou de espécies diferentes). Valem ressaltar que a principal forma de comunicação na classe Insecta é a comunicação química, assim os insetos apresentam o olfato bastante desenvolvido o que assegura a percepção de moléculas químicas.Existem dois tipos de glândulas, as exócrinas e endócrinas. As glândulas exócrinas são dotadas de um duto próprio, através do qual descarregam suas secreções na parte externa do corpo, ou no lume de um órgão. Ao passo que as glândulas endócrinas são desprovidas de dutos especializados, cujos produtos, os hormônios endócrinos, se difundem na hemolinfa, que os distribui a todas as partes do corpo.
O manejo dos insetos tende a ser muito importante em relação ao sistema glandular dos mesmos. Por exemplo, podemos falar referente aos inseticidas que atuam sobre os hormônios dos insetos (ecdisona ou hormônio juvenil). Os mesmos interferem no sistema endócrino provocando retardo no desenvolvimento do inseto e causando sua morte. Pertencem ao grupo dos metoprene, hidroprene, piriproxifen e o fenoxicarb. Esse homonio juvenil é usado pelos insetos em pequenas quantidades para regular a metamorfose de larva para pupa. Com isso a adição destes hormônios inibe o processo de muda, fazendo com que o inseto permaneça no estágio de larva. Outro também que podemos citar é os bloqueadores seletivos da alimentação, que tem como função de bloquear a alimentação de insetos sugadores, paralisando a glândula salivar dos afídeos.