Buscar

Organização do Trabalho Educativo em Ambiente Não Escolar

Prévia do material em texto

Para Perrenoud (2000), a pedagogia diferenciada infere a respeito de diferenciar no processo de ensino e aprendizagem, considerando as vivências dos alunos nas situações de aprendizagem, ou seja, uma abordagem sistêmica que engloba professores, alunos, família e sociedade no processo educativo, intuindo a necessidade de organizar a reflexão como paradigma de individualização nos processos de formação, em que o aluno se transforma no sujeito responsável na construção do conhecimento. Com base no exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- A pedagogia diferenciada centra o processo na ação do professor, principalmente quando indica estratégias educacionais capazes de resolver os problemas pedagógicos, com outras formas de resolver as dificuldades educacionais.
PORQUE
II- Destaca o enfoque no significado que se atribui à forma de trabalhar os conteúdos na sala de aula, permitindo ao aluno maiores possibilidades de aprendizagem e ao professor a satisfação de realizar um trabalho com competência.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PERRENOUD, P. Pedagogia Diferenciada: das intenções à ação. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	2.
	Gohn (2011) afirma que, em meados da década de 1990, o Brasil sofreu muito com a oscilação na economia do Brasil, que ativou um enorme fantasma na vida dos trabalhadores: o desemprego, que se deu por conta das diversas ações da globalização, que, com pseudas propostas, excluíam o proletário e suas chances do mercado de trabalho. Sob esta ótica, no que se refere às perdas dos trabalhadores com a drástica mudança na economia, analise as sentenças a seguir:
I- Os proletários perderam, a partir desta problemática, o seu status e segurança com o final do sistema de salários mensal.
II- Os proletários perderam, a partir desta problemática, sua dignidade com o final do sistema de salários mensal.
III- Os proletários perderam, a partir desta problemática, apenas o direito de expressão constituído pela CF de 1988.
IV- Os proletários ganharam, a partir desta problemática, noções empíricas sobre seus direitos, de acordo com as leis do trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e cultura política. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	3.
	As novas exigências do mundo organizacional e as constantes inovações tecnológicas incidem em novas estratégias para a divulgação da educação. Um dos modelos de educação continuada consiste na universidade corporativa, com formas de aprendizagem que propiciam novas oportunidades, como a entrada nos mercados globais, estreitando os relacionamentos com os clientes e impulsionando a organização futura da sociedade (MEISTER, 1999). A educação corporativa significa além de um treinamento empresarial, constituindo-se como um processo de aprendizagem e inovação nas organizações. Os resultados desse processo de ensino não são imediatos, mas podem ser observados ao longo do processo. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os programas de formação educacional pretendem desenvolver nos profissionais conhecimentos amplos, habilidades e competências, com objetivos e valores que os tornem competitivos no mercado de trabalho. O capital intelectual será destaque na diferenciação dos indivíduos nas empresas, despertando os talentos e a vocação para o aprendizado, com atividades de autodesenvolvimento, para o mercado competitivo.
PORQUE
II- A pedagogia empresarial pressupõe os conhecimentos, as competências, as habilidades e as atitudes como indispensáveis para a melhoria da produtividade. Uma das formas de concretização seria a implantação dos programas de qualificação profissional, em que o profissional organiza a estrutura do setor de treinamento, investiga as necessidades e desenvolve metodologias da informação e comunicação para as práticas de treinamentos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MEISTER, J. C. Educação corporativa: a gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. São Paulo: Makron Books, 1999.
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	4.
	A terminologia formal/não formal/informal apresenta origem anglo-saxônica, utilizada a partir dos anos de 1960. Em 1945, houve um crescimento na demanda escolar em virtude do pós-Guerra Mundial, não conseguindo atender às aspirações dos sistemas escolares dos países desenvolvidos. As instituições escolares passaram a ser questionadas como locais para promoção social. Outro ponto a destacar foram as indagações quanto a sua eficácia com relação à formação de recursos humanos, para desempenharem as novas tarefas oriundas da transformação industrial. A crise na educação vivenciada na época suscitou certo planejamento educacional, valorizando as atividades e experiências não escolares. Contudo, não somente associadas à formação profissional, mas que referem à cultura de forma geral. Com base no exposto, analise as afirmações a seguir:
I- A educação não formal seria os aprendizados no mundo da vida, nos processos de compartilhamento das experiências em espaços e ações coletivas, desenvolvidas no cotidiano social.
II- Refere-se às experiências vivenciadas no ambiente escolar, nos processos de interação entre os alunos, distinguindo-os do escolar que diz respeito à construção do conhecimento.
III- O educador na educação não formal seria o outro, aquele com quem interage nos diversos momentos de atividades, conversas e partilha de interesses, a pessoa que se estabelece uma relação de integração.
IV- Ocorre em ambientes e situações construídos na coletividade, segundo os interesses de determinados grupos, onde a participação é optativa, impulsionada pela vontade de participar ou de aprender.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	II, III.
	 b)
	I, III, IV.
	 c)
	III, IV.
	 d)
	I, II, IV.
	5.
	A educação não formal constitui em um dos processos da educação. Contudo, ainda se encontra em processo de desenvolvimento, por meio das discussões nas escolas sobre o aprendizado envolvido na sua forma de organização. A educação não formal difere da educação formal e informal, ou seja, cada estilo de educação apresenta características próprias. Sobre as características de organização educacional de cada modalidade de educação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Educação formal.
II- Educação informal.
III- Educação não formal.
(    ) Característica das instâncias de formação, escolares ou não, em que há objetivos educativos explícitos direcionados para uma ação intencional institucionalizada, estruturada e sistemática.
(    ) Corresponde às ações e influências exercidas pelo meio, ou seja, o ambiente sociocultural em que o indivíduo está inserido.
(    ) Caracteriza-se pela relação educacional realizada em instituições fora dos marcos institucionais, mas que obedecem a certo grau de sistematização e estruturação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	II - I - III.
	6.
	O brincar para a criançadesenvolve vários sentidos relacionados ao seu cotidiano, além de expressar suas emoções. As brinquedotecas são espaços reservados para brincadeiras, com a possibilidade de empréstimos dos brinquedos. Sobre os objetivos da brinquedoteca para as crianças, analise as sentenças a seguir:
I- Oportunizar um espaço para que as crianças desenvolvem atividades monitoradas pela professora.
II- Possibilita o desenvolvimento do equilíbrio emocional nas crianças, por meio das brincadeiras.
III- Desenvolver nas crianças a inteligência, a criatividade e a sociabilidade, nas brincadeiras coletivas.
IV- Valorizar os brinquedos como recursos que auxiliam no desenvolvimento da criança.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	7.
	A partir das grandes transformações, como as Revoluções Industrial e Tecnológica, iniciou-se um grandioso fluxo comercial em nível mundial. Sob esta ótica, podemos afirmar que a quebra de fronteiras econômicas gerou um processo de expansão chamado:
	 a)
	Capitalista e socialista.
	 b)
	Trabalhista e antissocial.
	 c)
	Socialista e petista.
	 d)
	Apenas capitalista.
	8.
	No Brasil, o psicólogo Pierre Weil representa o principal estudioso do movimento holístico no país, e estabeleceu dois fundamentos da abordagem holística transdisciplinar: hologia e holopráxis. A hologia consiste na via intelectual e experimental para se adquirir os saberes, ou seja, na análise do conhecimento racional resultante dos processos cognitivos. A holopráxis seria o caminho vivencial destinado ao ser, para que consiga de forma intuitiva mergulhar na essência, desvelando o ser por meio de uma visão holística transdisciplinar. Sobre as características da educação holística, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A escola apresenta como principal função o pleno desenvolvimento integral do indivíduo com relação a si mesmo, família, humanidade, planeta e ao cosmos, com uma relação de respeito e harmonia, estimulando a integração intercultural.
	 b)
	A escola enquanto espaço reservado para o aprendizado, propicia por meio das aulas, momentos de interação com o conhecimento científico, que deve ser apresentado das partes com relação ao todo para o aprendizado dos alunos.
	 c)
	A escola, como uma forma de interação social, precisa trabalhar os conteúdos em sua integralidade, ressaltando as áreas do conhecimento, com prioridade no aprendizado dos conceitos para formação dos alunos como cidadãos.
	 d)
	A escola representa como um espaço de interações e situações vivenciadas por todos, nesse meio de integração onde as relações ocorrem de forma espontânea ou mediada, os indivíduos evoluem de forma plena.
	9.
	A pedagogia social surgiu na Alemanha, a partir de um encontro internacional para discutir a situação das crianças e adolescentes órfãos do pós-guerra. A pedagogia social e o trabalho social apresentam algumas particularidades similares, quanto às dimensões teóricas e práticas do pedagogo. Sobre as possibilidades de atuação do pedagogo social e do trabalhador social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No atendimento de menores dentro dos espaços escolares.
(    ) No auxílio para habitação, moradia e comunidade.
(    ) Nos processos que envolvem o desenvolvimento cultural, ecológico e relações comunitárias.
(    ) Apoio no atendimento legislativo nos casos jurídicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	10.
	As modalidades de educação podem ser divididas em formal, informal e não formal. Cada modalidade apresenta características próprias que difere na organização e estrutura dos processos de ensino e aprendizagem. Assim, a educação formal infere em uma aprendizagem formal, a informal revela os conhecimentos do senso comum e a não formal desenvolve uma série de situações de aprendizado. A respeito dos processos de aprendizagem desenvolvidos na educação não formal, avalie as asserções a seguir:
I- A educação não formal desenvolve alguns processos de aprendizagem, como a capacidade da criança em interagir nos grupos coletivos de forma coerente.
PORQUE
II- Amplia as interpretações sobre a construção de mundo e contribui para a formação do entendimento da identidade em relação a uma determinada comunidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	11.
	(ENADE, 2008) A relação entre educação escolar e desigualdade social vem sendo estudada pela Sociologia há mais de um século. Diferentes autores e diversas correntes de pensamento explicam os complexos mecanismos dessa relação. Mesmo considerando as grandes diferenças existentes entre países e épocas, a escolarização progressiva da população:
	 a)
	gera equanimidade entre segmentos sociais e diminuição de conflitos culturais.
	 b)
	está relacionada às crises econômicas e favorece o desemprego.
	 c)
	garante empregabilidade compatível com o nível de instrução.
	 d)
	vem acompanhada de um aumento das exigências educacionais do mercado de trabalho.
	12.
	(ENADE, 2011) Na sociedade atual, o Pedagogo, ao organizar e/ou mediar o planejamento das ações pedagógicas nas instituições de ensino, seja na gestão administrativa escolar, na coordenação, supervisão, orientação educacional ou na docência, deve promover ações que contemplem as discussões propostas pelos temas transversais, devido à sua relevância na vida social dos sujeitos.
Esse papel do pedagogo, no planejamento, justifica-se por:
	 a)
	estabelecer objetivos pedagógicos e orientações didáticas capazes de desenvolver atitudes e valores que transcendam o âmbito específico das disciplinas, com a finalidade de promover a formação crítica e reflexiva do cidadão.
	 b)
	utilizar estratégias pedagógicas centradas em um currículo disciplinar e homogeneizante, que desconsidera as relações entre as diversas áreas do conhecimento.
	 c)
	priorizar as peculiaridades regionais em detrimento de uma cultura nacional, elaborando e implementando projetos, cujos temas transversais foram previamente definidos pela direção da escola.
	 d)
	promover a cooperação institucional, por meio de parcerias e programas que apoiam propostas pedagógicas que atendem à realidade.
668s333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333333444444444444444476y
A=w===================================w=========qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq=================================================================6666666===========qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’											wwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww66666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666 w444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444b444w4444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444est7
2. O professor precisa de formação para ul izar as novas tecnologias na escola. Para 
tanto, é necessário romper com os an gos paradigmas educacionais, incorporando 
um novo modelo de educação. Descreva quatro caracteríscas que podem 
modi+car a forma de ensinar quando o professorabandona os velhos paradigmas e 
passa a adotar um novo paradigma educacional no seu codiano. ( * Máximo 
As tecnologias adentraram as salas de aula para contribuir ainda mais no desenvolvimento de sujeitos participantes e
ativos na sociedade atual. Dizer que as tecnologias estão a serviço da educação requer alguns questionamentos. A
complexidade está no fato de apenas introduzirmos o computador na sala de aula, não resolve os problemas do
ensino. O professor precisa desenvolver uma didática que contemple seu uso como um trabalho interdisciplinar. Não
há dúvida, as novas tecnologias servem como um instrumento que potencializa a aprendizagem. Não basta levar
tecnologia à sala de aula e continuar dando as velhas aulas de sempre, sem nenhum preparo a mais, sem objetivos
claros ou propósitos que venham a enriquecer a construção do conhecimento, por meio da pesquisa, da interação e
da globalização. A tecnologia existe, a maioria de nossos alunos pertence à era digital, os aparelhos estão em toda
parte, não há como reverter este quadro, e nós, professores, temos que aproveitar a tecnologia ao máximo para a
excelência de nosso trabalho
As tecnologias adentraram as salas de aula para contribuir ainda mais no desenvolvimento de sujeitos participantes e
ativos na sociedade atual. Dizer que as tecnologias estão a serviço da educação requer alguns questionamentos. A
complexidade está no fato de apenas introduzirmos o computador na sala de aula, não resolve os problemas do
ensino. O professor precisa desenvolver uma didática que contemple seu uso como um trabalho interdisciplinar. Não
há dúvida, as novas tecnologias servem como um instrumento que potencializa a aprendizagem. Não basta levar
tecnologia à sala de aula e continuar dando as velhas aulas de sempre, sem nenhum preparo a mais, sem objetivos
claros ou propósitos que venham a enriquecer a construção do conhecimento, por meio da pesquisa, da interação e
da globalização. A tecnologia existe, a maioria de nossos alunos pertence à era digital, os aparelhos estão em toda
parte, não há como reverter este quadro, e nós, professores, temos que aproveitar a tecnologia ao máximo para a
excelência de nosso trabalho
As tecnologias adentraram as salas de aula para contribuir ainda mais no desenvolvimento de sujeitos participantes e
ativos na sociedade atual. Dizer que as tecnologias estão a serviço da educação requer alguns questionamentos. A
complexidade está no fato de apenas introduzirmos o computador na sala de aula, não resolve os problemas do
ensino. O professor precisa desenvolver uma didática que contemple seu uso como um trabalho interdisciplinar. Não
há dúvida, as novas tecnologias servem como um instrumento que potencializa a aprendizagem. Não basta levar
tecnologia à sala de aula e continuar dando as velhas aulas de sempre, sem nenhum preparo a mais, sem objetivos
claros ou propósitos que venham a enriquecer a construção do conhecimento, por meio da pesquisa, da interação e
da globalização. A tecnologia existe, a maioria de nossos alunos pertence à era digital, os aparelhos estão em toda
parte, não há como reverter este quadro, e nós, professores, temos que aproveitar a tecnologia ao máximo para a
excelência de nosso trabalho
As tecnologias adentraram as salas de aula para contribuir ainda mais no desenvolvimento de sujeitos participantes e
ativos na sociedade atual. Dizer que as tecnologias estão a serviço da educação requer alguns questionamentos. A
complexidade está no fato de apenas introduzirmos o computador na sala de aula, não resolve os problemas do
ensino. O professor precisa desenvolver uma didática que contemple seu uso como um trabalho interdisciplinar. Não
há dúvida, as novas tecnologias servem como um instrumento que potencializa a aprendizagem. Não basta levar
tecnologia à sala de aula e continuar dando as velhas aulas de sempre, sem nenhum preparo a mais, sem objetivos
claros ou propósitos que venham a enriquecer a construção do conhecimento, por meio da pesquisa, da interação e
da globalização. A tecnologia existe, a maioria de nossos alunos pertence à era digital, os aparelhos estão em toda
parte, não há como reverter este quadro, e nós, professores, temos que aproveitar a tecnologia ao máximo para a
excelência de nosso trabalho

Continue navegando