Buscar

3284 . 7 - Bioquímica Humana - 20202.A Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Desafio Colaborativo Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Desafio Colaborativo

Prévia do material em texto

Elaine Cristina Oliveira dos Santos
26/09/20 16:39
1-DOENÇAS MITOCONDRIAIS 
Doença ou disfunção mitocondrial é um problema de produção de energia. Quase todas as células do corpo têm uma ou mais mitocôndrias, pequenas "usinas" que produzem a energia essencial para o corpo. São pequenos órgãos (organelas) localizados dentro do citoplasma da célula, que produzem seu próprio material genético - o DNA mitocondrial. Diversas doenças ocorrem quando os genes nesse tipo de DNA sofrem alguma alteração. Com relação a sua estrutura, de forma simplificada podemos dizer que a mitocôndria possui membranas (uma externa e outra interna) muitas das reações químicas ocorrem em sua membrana interna. A membrana externa tem função e revestir e sustentar 
2-DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA(DAC) 
A doença arterial coronariana (DAC) é o resultado da obstrução das artérias coronárias - os vasos sanguíneos que irrigam o músculo do coração. O conjunto de artérias coronárias constitui a circulação coronária. As artérias coronarianas, que se ramificam da aorta assim que esta sai do coração, fornecem esse sangue. A doença arterial coronariana, causada pelo estreitamento de uma ou mais dessas artérias, pode bloquear o fluxo sanguíneo, o que causa dor torácica (angina) ou um ataque cardíaco (também denominado infarto do miocárdio, ou IM). suas organelas. 
3-PELAGRA 
A pelagra é uma doença nutricional que se caracteriza pela deficiência de niacina (vitamina B3) A niacina é muito importante para o metabolismo celular, pois compõe coenzimas importantes na respiração celular. O triptofano é um aminoácido essencial que, nos tecidos dos mamíferos, pode ser transformado em niacina suprindo então sua carência. 
A pelagra é conhecida como a doença dos 3 D\u2019s por causar dermatite, diarreia e demência nos casos mais avançados. Outros sintomas da doença são indigestão, anorexia e fadiga. 
4-GALACTOSEMIA 
A galactosemia é o nome dado à condição caracterizada pela incapacidade do organismo de A galactose é um açúcar monossacarídeo, obtido a partir da hidrólise da lactose \u2013 o açúcar natural do leite. Sua função é puramente energética e é o principal carboidrato responsável pela formação do antígeno do grupo sanguíneo B. É uma doença hereditária, que é passada de geração a geração. Se tanto o pai quanto a mãe possuírem a mutação genética causadora da galactosemia, cada filho do casal tem 25% de chances de apresentar o problema também. 
O metabolismo anormal da galactose é causado, principalmente, pela deficiência de enzimas metabólicas. Quando ocorrem anormalidades enzimáticas e a galactose fica acumulada no corpo, ocorre uma reação que não aconteceria normalmente. Essa reação se dá pela conversão forçada de galactose em galactitol, um poliálcool de toxicidade elevada, ou em galactonato, que também é um produto tóxico. metabolizar a galactose em glicose. 
 
Referencias: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/tópicos-especiais 
Referências: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/distúrbios-do-coração-e-dos-vasos-sanguíneos 
Referências: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/o-que-pelagra.htm 
Referencias: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/galactosemia

Continue navegando

Outros materiais