Buscar

Avaliação Final discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Psicologia da Educação e da Aprendizagem (HID14)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512278) ( peso.:4,00)
	Prova:
	20481678
	Nota da Prova:
	8,25
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Dentro da sala de aula, o professor se depara com alguns problemas relacionados ao desempenho de seus alunos, como distúrbio ou dificuldades de aprendizagem. Para saber como proceder a esta situação, é importante que o professor saiba diferenciar cada um deles. Neste sentido, discorra sobre as características de distúrbio e de dificuldade de aprendizagem.
	Resposta Esperada:
Dificuldade de aprendizagem: relacionada a fatores de cunho pedagógico, quando o aluno não tem capacidade para compreender alguns conteúdos. Na dificuldade de aprendizagem, o problema não está somente no aluno. Suas causas podem ser de ordem emocional, familiar, cultural, psicomotora e cognitiva.
Distúrbios da aprendizagem: é uma disfunção neurológica, ligada ao sistema nervoso central, que altera a fala, audição, leitura, habilidades matemáticas, raciocínio e escrita.
	2.
	Método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criados ou idealizados inicialmente por Maria Montessori. De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança e não o contrário. Considerando essa perspectiva, disserte sobre o professor na perspectiva de Montessori.
	Resposta Esperada:
Para ser um professor dentro da filosofia da Escola Montessori, é preciso ser bem diferente dos professores tradicionais que vemos por aí. Esse profissional precisa ser muito observador e alegrar-se com isso; precisa ser também muito humilde para reconhecer que ele não sabe tudo e que tem muito a aprender ainda; apreciar investigações e descobertas para compreender como as coisas acontecem; precisa ser paciente e saber ouvir o que as crianças têm a dizer.; precisa apreciar a natureza e estimular os alunos a amá-la, cuidando dela e reconhecendo os fenômenos naturais. O professor deve ser um grande mediador de todos os processos e descobertas, incentivando a curiosidade e a argumentação crítica diante dos fatos. Ele será visto como um guia, apontando o caminho, mas deixando a criança caminhar. Por isso, o professor desta linha segue as etapas de desenvolvimento da criança, pensando em um currículo e numa metodologia que trabalhassem o desenvolvimento integral da criança, em que a autorrealização ocupasse um espaço importante, dividindo o conhecimento em áreas, criando os centros de vivência, começando pela educação infantil.
O material pedagógico deve ser significativo, relevante; o respeito aos sujeitos é obrigatório; a escola sendo aberta e livre e deve satisfazer as necessidades dos alunos, aceitando o fracasso, mas propiciando novas experiências, aprendendo com a ação, com a autoconfiança, a autocrítica, em sala ambiente, com um currículo flexível, sem guias curriculares, em que todos são responsáveis.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina