Buscar

AVC 1 Psicossomática- Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO CONTINUADA
DISCIPLINA: PSICOSSOMÁTICA
 Nome: Caroline Alves
 Yvonne, de 40 anos, tinha entrado no hospital no dia anterior, depois que um colega de trabalho acertara um produto de limpeza nos seus olhos. Sucessivas lavagens não aliviaram a dor e a irritação dos olhos, nem lhe devolveram a visão. Os exames de Yvonne nos seis meses seguintes, no entanto, tiveram o mesmo resultado: a cegueira não tinha nenhuma causa física. Os médicos concluíram então que a deficiência visual dela era de origem psicossomática. Ou seja: era a manifestação física de estresse emocional.
O trecho acima é um recorte de um dos casos trabalhados no livro It's All in Your Head: True Stories of Imaginary Illness, da neurologista britânica O'Sullivan. 
A autora do livro, afirma que esse e outros casos semelhantes podem ser entendidos enquanto doença psicossomática.
 
Diante do apresentado nas discussões realizadas em sala de aula e nas referências bibliográficas básicas da disciplina, responda:
1) O que caracteriza o adoecimento psicossomático?
2) Um dos apontamentos feitos pela autora citada, é que o adoecimento psicossomático vem ganhando proporções representativas na contemporaneidade. Quais os fatores que podem vir a contribuir para esse contexto de adoecimento?
3) Na obra Psicossomática Hoje, organizada por Julio de Mello Filho, encontra-se que a progressiva e maciça participação do psicólogo na área de saúde, nos hospitais, nos ambulatórios, nos postos de saúde e até nos serviços clínicos particulares, nas mais variadas especialidades e tipos de atendimento, tem estimulado uma crescente preocupação com as questões psicológicas, sendo que duas linhas mestras da questão psicossomática podem ser apontadas. Quais são elas e por que são consideradas importantes no processo de acompanhamento terapêutico? 
4) Escolha um tema trabalhado nos seminários, apresente-o de maneira sucinta, levantando os principais pontos abordados, assim como a importância das discussões sobre o tema para a psicologia.
Respostas: 
1) As doenças psicossomáticas estão relacionadas a emoções, sentimentos e pensamento são originadas pelo desequilíbrio psicológico que podem estar e diversos fatores, como traumas não superados e estresse. Esse tipo de problema acaba se manifestando também no corpo, por meio de dores e doenças físicas. Doenças são manifestações do inconsciente, que precisa sinalizar questões internas mal resolvidas, alguma emoção em deficiência ou excesso, ausência de reação para determinada situação, resistência às mudanças ou padrões limitantes de comportamento são alguns fatores que levam ao desequilíbrio emocional. Devemos lembrar que as doenças estão ligadas aos nossos espaços vazios, ou seja, elas se alojam onde estamos sensíveis, só precisam de uma brecha. Lembrando também que muitas doenças acontecem desde a gestação, onde o bebê sente as emoções da mãe, o medo, etc.
Mas é importante lembrarmos que as emoções em si não são causadoras de doenças, pois são inerentes à natureza humana. Devemos considerar que é normal o fato que as pessoas sintam uma variedade de emoções em diferentes contextos de vida, como também é normal que cada pessoa desenvolva mecanismos de defesa e compensação para reagir a essas emoções. Entretanto, quando as emoções são prolongadas, intensas, reprimidas ou não admitidas, afetam o equilíbrio interno do indivíduo, levando a uma alteração do fluxo de energia e ocasionando doenças. A doença não surge de uma hora para outra, é fruto de uma sucessão de experiências estressantes acompanhadas por uma fragilidade do mecanismo de proteção.
2) Alguns fatores podem causar impactos significativos na saúde mental e física, nosso corpo adoece quando perdemos a capacidade de lidar com situações corriqueiras, sejam elas externas ou internas, ocorre um certo desequilíbrio que pode ser por diversos fatores, como por exemplo emoções excessivas. Neste período de pandemia por exemplo, com certeza está sendo o auge de doenças psicossomáticas, a ansiedade, o estresse, as emoções a flor da pele e toda essa incerteza está trazendo muitas angústias há muitas pessoas que perderam seus empregos. Não podemos esquecer também que existem muitos outros fatores como, influência ambiental em relação à visão da vida de forma positiva ou negativa, coexistência de fatores como depressão, ansiedade patológica e estresse excessivo que facilitam o desenvolvimento da somatização e originam as dores, isolamento social, angústia e tristeza por não ter coragem de compartilhar ou de conversar sobre os conflitos internos que alimentam as emoções negativas.
4) Estresse vem sendo um tema do qual está sendo muito discutido, está em alta e visível, principalmente no contexto do qual nos encontramos atualmente. Assim como outros problemas emocionais, o estresse vem sendo um grande causador de doenças psicossomáticas, e inclui, Sistema nervoso: como enxaqueca, dores na vista, dormência, formigamentos e simulação de doenças neurológicas, Pele: irritações, coceira e problemas dermatológicos provocados pelo sistema nervoso, Estômago: dor, queimação, náuseas, gastrites e úlceras gástricas, Sistema Circulatório: dor no peito, palpitações, pressão arterial alta e sintomas parecidos com os do infarto. Além dos sintomas citados, foi apresentado um livro que dizia a respeito da relação da mente e do corpo e de como era importante dar atenção por igual a ambos, principalmente a nossa mente, pois através dela nosso corpo reage, outro tópico abordado foi em relação as pessoas que procuram personal trainer com queixas de que se encontram em estado constante de estresse, noites mal dormidas e procuram ajuda física para tentar controlar o estado emocional em que se encontra, foi falado também como a alimentação influência em todo esse contexto, foi também dado exemplos pessoais do que o estresse ocasionou fisicamente.
Dentro da Psicologia a importante a discussão, pois muitos confundem ainda o estresse com ansiedade, mas também para um profissional conseguir ajuda outra pessoa, é necessário entender os sintomas e o contexto para conseguir realizar o acolhimento de forma devida, na psicologia toda hora as informações se atualizam, sempre tem algo novo, alguma patologia a ser agregada, com isso, os estudos e pesquisas são importantes. Os profissionais da psicologia precisam adequar a terapia ou tratamento de acordo com a demanda, é o dever saber o que será eficaz para que essa possa melhorar.
“Governe sua mente ou ela governará você”

Continue navegando