A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Atividade 2 gestao em serviços de saúde

Pré-visualização | Página 2 de 3

· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para Ribeiro (2006, p. 1) “O objetivo principal da área de Recursos Humanos é administrar as relações da organização com as pessoas que a compõe, consideradas, hoje, parcerias do negócio, e não mais meros recursos empresariais [...] deve prover a organização de meios capazes de avaliar pessoas em todos os sentidos, deste a formação profissional até a coleta de informações [...].”
RIBEIRO, A. L. Gestão de pessoas . 1. ed. Editora Saraiva, 2006.
A partir do estudado, e considerando seus conhecimentos sobre o tema, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A gestão de pessoas evoluiu muito ao longo do século XX, indo desde a organização puramente burocrática dos processos, vista como departamento pessoal, até o a visão das pessoas como um recurso estratégico que pode gerar valor para as organizações.
PORQUE
A gestão de recursos humanos também pode evoluir dentro de uma mesma organização, conforme esta aumenta de tamanho e complexidade, passando por diversos estágios ao longo do tempo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: a evolução das práticas como um todo sofreu influência na adoção das práticas pelas organizações, mas a adoção ou não é mais influenciada pelo crescimento da própria empresa. Empresas menores e / ou que atuam em ambientes menos competitivos frequentemente costumam utilizar práticas de gestão de recursos humanos mais rudimentares, ainda que técnicas mais modernas estejam disponíveis. É comum que gestores apenas passem a se preocupar com essas questões com o crescimento da organização ou com exigências do ambiente.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar instruções sobre como executá-las em direção aos objetivos desejados. Os diretores dirigem os gerentes, os gerentes dirigem os supervisores e os supervisores dirigem os funcionários ou operários.” Sendo que as atividades específicas da função de direção podem variar de acordo com o nível organizacional na qual ela é executada.
CHIAVENATO, I. Princípios da administração : o essencial em teoria geral da administração. Barueri, SP: Editora Manole, 2006.
Analise as afirmativas a seguir e assinale com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
(  ) A função de execução, como o nome já diz, trata de realizar as atividades planejadas, sendo que essas atividades irão depender dos planos traçados e da natureza das atividades da empresa.
(   ) O controle trata de fornecer informações para realizar os ajustes necessários nas atividades para atingir os objetivos organizacionais.
(  ) A função de controle mostra o quanto os objetivos organizacionais estão sendo atingidos e a gestão pode utilizar essas informações para ajustar suas ações de acordo.
(  ) A padronização é parte da função de execução. Informa ao sistema o que deve ser feito para assegurar a realização dos objetivos.
(  ) Uma das principais atividades da função de controle é comunicar os resultados por toda a organização. Essa atividade também permite que as práticas bem sucedidas sejam difundidas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: ainda que não haja uma divisão muito estrita entre as funções da administração, a padronização (definida como criação de metas e medidas) geralmente é atribuída a função de controle e não de execução. O uso de padronização auxilia as organizações a saber quais os resultados esperados em determinadas ações e consequentemente corrigir as variações não desejadas.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com MAXIMIANO (2010, p. 308-309) “o pensamento sistêmico, com sua perspectiva das interpretações e soluções para problemas complexos, completa e integra os conhecimentos especializados da administração. Qualquer situação tem inúmeras causas e produz inúmeros efeitos [...] sistema é um todo complexo ou organizado; é um conjunto de partes ou elementos eu formam um todo unitário e complexo [...] muitos sistemas são formados por uma combinação de elementos físicos e abstratos. Em alguns sistemas, predomina um tipo de componente.”
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração : da revolução urbana à revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Dado o contexto descrito acima e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A ideia da teoria dos sistemas é ver a organização como uma série de sistemas e subsistemas, também como estes interagem entre si e com as variáveis do ambiente.
	Resposta Correta:
	 
A ideia da teoria dos sistemas é ver a organização como uma série de sistemas e subsistemas, também como estes interagem entre si e com as variáveis do ambiente.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: o conceito de um sistema cujos elementos geram o próprio sistema forneceu uma maneira de capturar a essência de um sistema vivo e seus subsistemas. Esse enfoque sistêmico possibilita a criação de soluções para problemas complexos.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	“É evidente, na atualidade, que nada poderia funcionar sem uma quantidade significativa de informação como elemento que impulsiona os fenômenos sociais e que é por eles impulsionada. Pessoas e organizações – públicas ou privadas – dependem da informação em seus processos decisórios. Entretanto, para ser utilizada estrategicamente, é fundamental que a informação seja gerida em favor da sobrevivência e competitividade organizacional. Este processo, a gestão da informação (GI), é responsável por gerir tanto os recursos internos quanto os externos à organização.”
SILVA, T. E.; TOMAÉL, M. I. A gestão da informação nas organizações. Informação & Informação , Londrina, PR, v. 12, n. 2, p. 148-149, dez. 2007.
Analise as afirmativas a seguir.
I. A informação é um recurso organizacional, seu uso é importante para toda a parte de tecnologia da informação, mas não é muito utilizada nas demais áreas.
II. Em termos de planejamento a organização a informação tem três dimensões genéricas: informação como ferramenta de planejamento, informação tática e informação operacional.
III. As três atividades básicas da gestão de recursos informacionais são gestão de recursos (dados e sistemas), gestão da tecnologia (comunicação, computadores etc.), funcional (desenvolvimento de sistemas, suporte ao usuário etc.).
IV. Também cabe a gestão das informações coletar dados sobre o ambiente no qual a organização está inserida, para que possam ser elaborados indicadores a partir dos mesmos.
V. A gestão da informação serve como suporte para todas as atividades gerenciais da organização, como o uso de correio eletrônico, integração com clientes e / ou fornecedores, entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, IV, V.
	Resposta Correta:
	 
III, IV, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: na visão estratégica da informação a informação é um componente intrínseco de quase tudo que uma organização faz, não é possível para a organização trabalhar sem informações disponíveis. Quanto a informação como recurso, são identificadas três dimensões genéricas: informação como vantagem competitiva, produtos/serviços de informação e comercialização da informação.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	“A administração de materiais, tecnicamente bem aparelhada é, sem dúvida, uma das condições fundamentais para o equilíbrio econômico e financeiro de uma empresa. Tratar adequadamente do abastecimento, do planejamento e do reaproveitamento de materiais contribui para a melhoria do resultado

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.