Buscar

CURRÍCULOS E PROGRAMAS - ATIVIDADE 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURRÍCULOS E PROGRAMAS
ATIVIDADE 3
 
1 – Anulada
2 - Podemos afirmar que se tivermos um sistema de avaliação que privilegie a nota, no qual os resultados são anotados sem uma análise acurada que permita o conhecimento e o autoconhecimento do conjunto de fatores que para eles contribuíram, sem a consciência do que é necessário fazer para melhorá-los, fatalmente, perderam-se as condições para avançar, serão poucas as possibilidades de sucesso do currículo. Junte-se a essa análise, que iniciou com a hierarquização e adentrou no sistema de avaliação, a ideia de que, na escola atual, tem-se a consciência da diversidade e, não se tem em vista, buscar a igualdade. Os alunos chegam diferentes entre si, para participar do currículo escolar e, dele devem sair diferentes, mas, sem exceção, todos potencializados. A consideração desta ideia, traz para os educadores e alunos um outro ângulo de visão no sentido de maximizar as oportunidades de aprendizagem de cada aluno. Neste contexto, de acordo com Zabala, podemos afirmar que,
a forma como se aprende e o ritmo da aprendizagem não varia segundo as capacidades, motivações e interesses de cada um; 
as aprendizagens não correspondem às experiências que cada um viveu desde o nascimento; 
as aprendizagens não dependem das características singulares de cada um dos aprendizes; 
a maneira e a forma como se produzem as aprendizagens não são o resultado de processos que sempre são singulares e pessoais. 
Correto - a maneira e a forma como se produzem as aprendizagens são o resultado de processos que sempre são singulares e pessoais. (a maneira e a forma como se produzem as aprendizagens são o resultado de processos que sempre são singulares e pessoais.)
3 - Para atingir o objetivo desta aprendizagem, haverá a necessidade de uma escola problematizadora que buscasse o entendimento do todo e de suas partes constitutivas, não desvinculando a teoria e a prática e tratasse o homem como um sujeito político, social, pensante, atuante e capaz de ser mais. Estamos nos referindo às características de um currículo numa perspectiva:
Correto - Emancipatória. (Uma escola que busca o entendimento do todo e de suas partes constitutivas, não desvinculando a teoria e a prática e tratasse o homem como um sujeito político, social, pensante, atuante e capaz de ser mais adota o currículo numa perspectiva emancipatória.)
Tradicional. 
Formal.
Informal.
Oculta.
4 - Emancipar-se diz respeito a:
  
apegar-se aos conhecimentos já construídos e cristalizados.
Correto - atualizar conhecimentos, reconstruí-los, adaptando-os às novas situações, aos novos enfoques da realidade. (Estas são ações que levam à emancipação.)
conformar-se quanto a realidade, obedecendo aos mais poderosos.
adaptar-se à realidade imposta pela sociedade.
tornar-se dependente do outro.
5 - Freire (1981) analisando a situação escolar e as características da educação, a aponta como educação bancária, que se configura como:
uma educação que liberta.
Correto - um depósito de informações em que o depositário permanece passivo, resultando daí sua domesticação e, contrapõe a isto uma educação problematizadora. (Na educação bancária o aluno é um ser passivo, que apenas recebe as informações prontas.)
uma educação com vistas à autonomia do aluno.
uma educação que conta com a participação de todos os sujeitos no processo de construção do conhecimento.
uma educação que respeita as individualidades dos educandos.

Continue navegando