Buscar

Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:657388) ( peso.:1,50)
	Prova:
	24729340
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A geografia pré-científica sempre existiu. Os homens sempre observaram com atenção os espaços percorridos e comparavam paisagens. As habilidades de localização, orientação e de locomoção sempre estiveram presentes com outras habilidades de caça, coleta, pesca, plantio e criação de animais. Antes da escrita, os homens já procuraram registrar representações dos espaços vividos e percorridos. A geografia se tornou ciência com a sistematização dos conhecimentos acumulados, por volta dos séculos XVII e XVIII na Europa, especialmente na Alemanha e França. No entanto, a geografia será estudada e terá um papel importante em outros países, como, por exemplo, a Grã-Bretanha. Com relação à escola geográfica britânica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para os ingleses, a geografia não é apenas cultural, acadêmica e política, podendo ser aplicada no planejamento do território.
	 b)
	Os ingleses criaram duas escolas geográficas, que constituem, ainda nos dias de hoje, dois importantes centros de estudos geográficos.
	 c)
	Os ingleses utilizaram a geografia para o domínio externo, para organizar sua produção e controlar o crescimento demográfico e urbano.
	 d)
	Para os ingleses, a geografia serve para dar respostas a questões preliminares, como a unificação britânica.
	2.
	A abordagem crítica, em Geografia, advém de uma postura crítica radical, frente à Geografia existente (seja a Tradicional ou a Pragmática), a qual será levada ao nível de ruptura com o pensamento anterior. No entanto, o designativo de crítica diz respeito, principalmente, a uma postura frente à realidade e à ordem constituída. São os autores que se posicionam por uma transformação da realidade social, pensando o seu saber como uma arma desse processo. Sobre a abordagem crítica em geografia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Propõe uma crítica radical à sociedade (particularmente à sociedade capitalista), através da análise do espaço organizado e das formas de apropriação da natureza.
(    ) Aplica à análise geográfica os mesmos princípios de hipótese e comprovação, de causa e efeito, das ciências naturais e das ciências exatas.
(    ) Atribui maior importância aos aspectos físicos e biológicos da natureza, interpretando a realidade socioeconômica como determinada pelo meio natural.
(    ) Considera a organização do espaço como decorrente das forças naturais e políticas, mas despreza os aspectos econômicos como organizadores do espaço geográfico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	Os avanços tecnológicos em meio aos desastres e consequências negativas, que ocorreram durante e após a Segunda Guerra Mundial, provocaram reflexões dos geógrafos, os quais passaram a criticar a geografia chamada clássica ou tradicional, vislumbrando uma geografia mais humana e política. Dentre os impactos e reformulações que se concretizaram na geografia, algumas se orientam no contexto de novos paradigmas da ciência, no neopositivismo e/ou no materialismo histórico como linhas de orientação filosófica. Sobre as correntes teórico-metodológicas que se firmaram depois da II Guerra Mundial, analise as seguintes afirmativas:
I- A Geografia Teorética-quantitativa incorporou modelos matemático-estatísticos, cujos dados e informações passaram a ser tratados e organizados em tabelas, gráficos e projeções.
II- A Geografia Teorética-quantitativa, no Brasil, desenvolveu-se a partir do final da década de 1960 e início de 1970, sendo que o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia Estatística - foi acionado, por dispor de dados e informações, resultados do censos e profissionais geógrafos que apoiavam a utilização dos modelos matemático-estatísticos.
III- O governo militar se beneficiou da Geografia Teorética-quantitativa porque procurava integrar a economia brasileira como dependente à economia mundial e projetava, de forma linear, um crescimento econômico, baseado nos dados estatísticos e projetivos.
IV- Após a Guerra do Vietnã, um período de recessão econômica e desestabilização dos regimes autoritários em países do Primeiro Mundo exigiu-se dos geógrafos quantitativistas novas reflexões e total abandono da experiência Teorética quantitativa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	4.
	As primeiras classificações do relevo brasileiro foram feitas em meados do século XIX, a partir de observações, relatos de viagens e observações da superfície na perspectiva horizontal e oblíqua. No entanto, estas classificações eram confusas e sem definições concretas. A partir do final da década de 1940, as classificações do relevo se tornaram mais consistentes, dependo da época e tecnologias disponíveis. Com relação à contribuição dos ilustres geógrafos brasileiros para os estudos do relevo do Brasil e dos aspectos socioeconômicos e ambientais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Azevedo classificou o relevo em planaltos e planícies, de acordo com as altitudes, e teve boa aceitação, por ser simples. As planícies correspondiam a áreas planas de até 200 metros de altitude.
(    ) Aziz Ab?Saber apresentou uma classificação do relevo brasileiro, considerando as altitudes, tal qual Aroldo de Azevedo, e os processos geológicos, já utilizou as primeiras técnicas da aerofotogrametria.
(    ) Jurandyr Ross subdividiu o relevo brasileiro em 28 unidades de relevo, apoiado em estudos do Projeto Radambrasil, com levantamentos aerofotogramétricos e de satélites. Esta classificação é a mais utilizada atualmente.
(    ) As pesquisas de Aziz Ab'Saber e as de Milton Santos eram convergentes para as questões ambientais. Obra "Por uma outra Globalização" é um exemplo de publicação de Milton Santos na qual o geógrafo discute as catástrofes ambientais.
(    ) Milton Santos preocupou-se com a questão metodológica da Geografia, construindo conceitos e aprofundando o debate epistemológico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F - V.
	 b)
	V - V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V - V.
	5.
	A Geografia, em sua trajetória científica, acompanhou o interesse do homem em conhecer sua morada, a Terra, e contribuiu para atender às demandas da sociedade em modificar o mundo para satisfazer suas necessidades e seus propósitos. Tendo estas colocações como referência, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Como as sociedades se alteram, as teorias e os conceitos geográficos se adaptaram para responder às novas demandas e ao interesse humano de intervir na realidade.
	 b)
	A partir do movimento de renovação da Geografia Crítica, igualmente ao que ocorreu na década de 1970, despolitizou-se a ciência geográfica, sem que tenha havido preocupação com as contradições sociais.
	 c)
	Visto que o espaço geográfico foi modificado pela tecnologia e submetido às determinações humanas, a Geografia explicou a realidade pela influência do meio religioso.
	 d)
	Na década de 1970, a Geografia tornou-se uma ciência pragmática, voltada para a pesquisa de campo e para as aplicações práticas na realidade metafísica.
	6.
	A AGB, Associação dos Geógrafos Brasileiros, foi fundada em 1934 na cidade de São Paulo, pelo francês Pierre Deffontaines. Como neste tempo (décadas de 1930 e início da década de 1940) havia poucas escolas de ensino superior de Geografia no Brasil, apesar do nome, a AGB foi uma associação de geógrafos de São Paulo e do Rio de Janeiro que se reuniam para a realizaçãode trabalhos de pesquisa em parceria. Em 1944, durante uma Assembleia Geral realizada na cidade de Lorena, SP, os geógrafos reunidos decidiram expandir seus trabalhos de pesquisa para outras áreas do território nacional. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os objetivos da AGB nos primeiros anos de sua existência:
	 a)
	Discutir a regionalização do nosso país, levando em consideração aspectos naturais, econômicos e socioculturais.
	 b)
	Contribuir para a formação de professores para atuar no Ensino Médio, contribuindo para a institucionalização da Geografia no Brasil.
	 c)
	Promover assembleias para discutir os trabalhos de pesquisa em geografia apresentados por seus associados, bem como as pesquisa realizados nas cidades onde os encontros eram promovidos.
	 d)
	Discutir o papel do geógrafo em alguns estados brasileiros, como o Rio de Janeiro e São Paulo.
	7.
	Durante a Idade Média, o conhecimento geográfico sofreu um retrocesso, comparando-o com os avanços atingidos pela civilização grega, influenciado pelo poder do controle social e político exercido pela Igreja Medieval, atrelando os conhecimentos aos ensinamentos bíblicos. A partir da segunda metade do século XV, transformações como a expansão das atividades comerciais e a interrupção do caminho terrestre para as Índias pelos turcos otomanos (passaram a cobrar impostos elevadíssimos para permitir passagem das caravanas de comerciantes italianos) modificaram os horizontes geográficos dos europeus. Assinale  a alternativa CORRETA que apresenta o conjunto dos conhecimentos geográficos que foram possíveis com as navegações dos europeus no final do século XV e início do XVI:
	 a)
	Organização e sistematização dos relatos de viagens em livros impressos e acessíveis a toda a população.
	 b)
	Elaboração de mapas junto a registros de diários de viagens, confirmando os perigos existentes no oceano desconhecido, reforçando antigos mitos sobre a existência de criaturas marítimas gigantes.
	 c)
	Organização de bibliotecas, administradas por representantes do povo, onde estavam expostos os mapas elaborados durantes as viagens, com as descrições detalhadas das paisagens observadas durantes as viagens.
	 d)
	Elaboração de mapas, identificando rotas marítimas, descrições de elementos geográficos naturais, como rios, lagos, montanhas, litorais e aspectos culturais dos povos até então desconhecidos.
	8.
	A geografia como ciência surgiu na Europa, no decorrer dos séculos XVIII e XIX e aos poucos, conforme as escolas foram se institucionalizando, a disciplina foi sendo ministrada tanto no Ensino Fundamental, secundário e instituições superiores. No Brasil, a geografia foi se desenvolvendo nos moldes da geografia francesa, principalmente nas universidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A disciplina chegou às escolas, desta forma, sobre a institucionalização do ensino da Geografia no Brasil. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Revolução de 1930 marca o fim do predomínio do poder político das oligarquias agrárias e ascensão da burguesia e a classe média. É o período histórico em que a urbanização e a industrialização se aceleraram, contribuindo para a expansão da escolarização e do ensino da geografia.
(    ) Como foi influenciada pelo pensamento da escola clássica francesa, até por volta de 1956, pode-se afirmar que era um ensino baseado em livros didáticos, era baseado em descrições, principalmente do espaço natural.
(    ) Preocupou-se com a unificação do território brasileiro e com a conquista de um lugar privilegiado junto às demais nações.
(    ) A geografia estudada, principalmente nas universidades de São Paulo e Rio de Janeiro, foi valorizada como ciência, concomitantemente com a criação da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) e do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	9.
	Historicamente, pode-se afirmar que o objeto de estudos da ciência geográfica nem sempre foi o mesmo, pois esta área de conhecimento passou por diferentes correntes e concepções teórico-metodológicas e filosóficas. Segundo Müller (2011), a dificuldade para definir o objeto de estudo da geografia ainda persiste, pois ainda existem divergências sobre a questão. Busca-se, porém, superar a fragmentação e as dicotomias (divisões). Com relação ao objeto de estudo da geografia na contemporaneidade, analise as seguintes afirmativas:
I- Há um consenso geral entre os teóricos da geografia sobre a questão do espaço, o espaço geográfico, como principal conceito da geografia, auxiliado por um conjunto de categorias: lugar, região, território, sociedade, paisagem, entre outros.
II- Alguns autores consideram como objeto de estudo da geografia as relações socioespaciais, suas dinâmicas e implicações sobre os espaços.
III- Há autores que explicam a geografia como uma ciência complexa, múltipla e em constante reformulação, alternando seu foco de estudos entre o binômio: geografia regional X geral; geografia crítica X tradicional; geografia dos lugares e da percepção X geografia das cidades e cultural.
IV- Outros tantos autores a veem como o estudo da diferenciação de áreas, através das descrições das paisagens e seus elementos geográficos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MÜLLER, Rosimar Bizello. Metodologia e conteúdos básicos da geografia. Indaial: UNIASSELVI, 2011.
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	10.
	Devido aos impactos negativos da Segunda Guerra Mundial, principalmente sobre os países europeus, paralelamente à expansão do mundo socialista, e expansão do materialismo histórico como método de estudo e explicação das contradições espaciais, os geógrafos começaram a refletir a respeito da natureza da geografia. Desenvolveram-se outras correntes teórico-metodológicas para a geografia. Com relação à Geografia Radical ou Crítica, analise as afirmativas a seguir:
I- Rompeu com a geografia clássica e apresentou a Nova Geografia, trazendo grandes contribuições para o uso da estatística.
II- Passou a analisar as verdadeiras causas dos problemas sociais, sem se preocupar com a neutralidade da ciência geográfica.
III- Utilizou as concepções de Marx, no que diz respeito à sua análise sobre as relações do campo e das cidades e a vinculação da luta de classes.
IV- No Brasil, a renovação da geografia, com o advento da geografia crítica resultou em dois grupos de geógrafos: os geógrafos marxistas (mais críticos e radicais) e os que também fizeram outra geografia contribuindo para estudar e analisar aspectos socioeconômicos e ambientais do Brasil.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando