Buscar

UNIPLAN exercício

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIPLAN
Aluno:_____________________________________________________________________
Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de língua portuguesa, assinale a opção correta a respeito do ensino da gramática na escola.
A.) A reflexão a respeito do ensino da gramática deve considerar se, de fato, há necessidade de ensinar gramática nas aulas de língua portuguesa.
B.) No ensino da gramática, o professor deve desconsiderar atividades metalingüísticas e centrar-se em exemplos e exercícios de terminologia.
C.) O professor ensinará a gramática de forma descontextualizada, se optar pela tradicional metodologia de ensino de língua.
D.) As necessidades e as reflexões apresentadas pelos alunos nas atividades de linguagem devem nortear o ensino da gramática.
2º) “Os métodos de pesquisa têm por objetivo proporcionar ao investigador os meios técnicos, para garantir a objetividade e a precisão no estudo ou dos fatos. Os métodos específicos mais adotados nas pesquisas são: o histórico, o experimental, o observacional, o comparativo, o estatístico, o clínico e o monográfico. Considerando os métodos citados, o método ________________ consiste, especialmente, em submeter os objetos de estudo à influência de certas variáveis, em condições controladas e conhecidas pelo investigador, para observar os resultados que a variável produz no objeto; centrado em estudar semelhanças e diferenças, esse método realiza comparações com o objetivo de verificar semelhanças e explicar divergências; o método ________________, ao ocupar-se das explicações de fenômenos, permite analisar o dado concreto, deduzindo elementos constantes, abstratos ou gerais nele presentes; o papel do método ________________ é, essencialmente, possibilitar uma descrição quantitativa da sociedade, considerada como um todo organizado. As explicações obtidas mediante a utilização desse método não devem ser consideradas absolutamente verdadeiras, mas portadoras de boa probabilidade de serem verdadeiras.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
A) estatístico / experimental / comparativo
B) experimental / estatístico / comparativo
C) experimental / comparativo / estatístico
D) comparativo / estatístico / experimental
3º) Ao apresentar a metodologia do trabalho por projetos, Moura expõe a necessidade de um tema que subsidie o trabalho que será desenvolvido. A escolha deste tema e dos conteúdos a serem trabalhados é de responsabilidade
A) da equipe escolar e devem ser escolhidos de maneira democrática.
B) do coordenador pedagógico e devem contemplar o currículo oficial.
C) do conselho escolar e devem atender as demandas do entorno da escola.
D) do professor e devem contemplar as necessidades de aprendizagem dos alunos.
E) de todos e devem ser pensados de forma a contemplar a realidade do educando.
4º) Na metodologia de ensino, a concepção da educação que enfatiza a visão de que metodologia do ensino consiste em um artifício que permite ensinar tudo a todos, de forma lógica. Lógica esta que seria própria das inteligências adultas, plenamente amadurecidas e desenvolvidas, e que possuem uma certa posição de classe (cientistas, filósofos, pesquisadores, etc.), éa:
A) escolanovista.
B) crítica.
C) tradicional.
D) histórico-dialética.
E) tecnicista.
5º) A Metodologia faz parte do processo de ensino e aprendizagem. Ela compreende o estudo:
A) Dos métodos e o conjunto dos procedimentos de investigação das diferentes ciências.
B) Dos sistemas educacionais que atuam no país, buscando sua compreensão.
C) Dos processos de avaliação utilizados pela escola pública.
D) Dos procedimentos dos professores em seus relacionamentos com seus pares.
6º) O método da pesquisa por descoberta tem por objetivo encontrar respostas consagradas ou na literatura, ou no laboratório/prática. O aluno recebe do orientador do processo a resposta final, e ele apenas deve chegar a ela. Conforme Tosi (2013), são técnicas que podem ser utilizadas para a pesquisa por descoberta:
I. Tempestade cerebral. II. Leitura criativa. III. Jogos e simulações.
Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e II.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.
7º) a relação teoria e prática, procura-se sempre a prática desejada. Para Vasconcellos (2009), qual seria a prática desejada?
A) A prática que levasse em consideração o tempo que os docentes possuem para elaborarem os seus planos.
B) Aquela em que os professores possam ter um tempo maior para planejarem.
C) A prática coerente com a Teoria Dialética-Libertadora da atividade humana é a práxis transformadora, fruto da prática reflexiva.
D) Uma prática que seja coerente, que vá de encontro com as aprendizagens dos professores.
E) A prática da Teoria Dialética, pela qual as atividades possam ser oferecidas somente se o aluno demonstrar interesse e assim ir aprendendo de acordo com seus desejos.
8º) A pesquisa é, antes de tudo, a produção de conhecimento, interpretação e explicação dos fatos e fenômenos naturais e sociais, a indicação de novas respostas aos problemas que se apresentam. Trata-se de investigar, levantar dados, realizar diagnósticos, sistematizar esses dados visando a uma análise rigorosa que contribua na elaboração da ciência, é um processo de descoberta. Em relação às normas de elaboração de projetos de pesquisa definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é correto afirmar que
A) glossário é um elemento pré-textual opcional que contém relação de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições.
B) capa, folha de rosto, lista de ilustrações e índice são elementos pré-textuais obrigatórios e devem ser contados, mas não numerados em um projeto de pesquisa.
C) os elementos textuais devem conter uma parte introdutória, na qual devem ser expostos o tema do projeto, o problema a ser abordado, a(s) hipótese(s), quando couber(em), bem como o(s) objetivo(s) a ser(em) atingido(s) e a(s) justificativa(s).
D) apêndice é um elemento pós-textual opcional constituído por documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração, como mapas, leis, estatutos, entre outros.
9º) Com relação aos instrumentos qualitativos e quantitativos de pesquisa, assinale a alternativa correta.
A) O mérito quantitativo da pesquisa traz consigo uma gama de metodologias dentre as quais destacam-se o uso de estatísticas, entrevistas semi-estruturadas e etnografia.
B) A análise do discurso e de aspectos subjetivos dos indivíduos é o foco dos instrumentos quantitativos.
C) A abordagem qualitativa possui uma visão direcionada à uma análise objetiva dos fenômenos sociais, em um trabalho de interpretação da realidade mediante o uso de dados numéricos.
D) Grupo focal e observação participante caracterizam-se como exemplos de instrumentos qualitativos.
E) O uso de questionários descaracteriza e inviabiliza a construção de uma análise quantitativa.
10) A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia de aprendizagem em que os alunos se envolvem com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que também tenha ligação com sua vida fora da sala de aula. Esse projeto é classificado como
A) projeto construtivo, cujo foco é pesquisar uma questão ou situação, utilizando técnicas de pesquisa científica.
B) projeto explicativo, cujo foco é pesquisar uma questão ou situação, utilizando técnicas de pesquisa científica.
C) projeto explicativo, cuja finalidade é construir algo novo, criativo, no processo e/ ou no resultado.
D) projeto investigativo, cuja finalidade é construir algo novo, criativo, no processo e/ ou no resultado.
E) projeto explicativo, que tem como objetivo procurar responder questões do tipo: “Como funciona? Para que serve? Como foi construído?”. Busca explicar, ilustrar e revelar os princípios científicos de funcionamento de objetos, mecanismos, sistemas etc.

Outros materiais