Buscar

QUESTIONÁRIO II HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL 20-20

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO II – HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL – 20-20
· Se fora do cristianismo não é possível chegar a um conhecimento vivificante de Deus, então a fé se revela como o melhor caminho para atingir a sabedoria. Agostinho enfatiza fortemente o princípio inverso apresentado acima: crede ut intelligas. Aos que estão fora do cristianismo, declara:
Resposta Marcada : “Quereis compreender os mais altos temas da sabedoria humana? Provai em acreditar: se credes, compreendereis” PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· A outra metade da criação, o cosmo sensível (kosmos aisthētós), é constituído pelos quatro elementos que, dispostos em uma ordem hierárquica ascendente, do mais pesado remontam ao mais leve:
Resposta Marcada : terra, água, ar, fogo PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· Gregório de Nissa reitera que o homem, em virtude da sua constituição ontológica, pertence contemporaneamente aos dois mundos: ao mundo __________ pela sua alma, “que é de natureza e de estirpe semelhante às potências celestes”, e ao mundo __________ pelo seu corpo. Complete:
Resposta Marcada : inteligível – sensível PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· O que caracterizava os intelectuais de seu tempo era o esforço recompilador: reunir, classificar, sistematizar. É nesse contexto que compreendemos a grandeza de Boécio para as gerações posteriores. Seu grande projeto intelectual era a tradução e comentário de toda a obra de Aristóteles e de Platão com a seguinte intenção:
Resposta Marcada : as doutrinas de ambos não se opunham, mas se completavam entre si nas questões mais fundamentais. PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· Uma apresentação bastante simples e corrente do que se convencionou chamar “o” problema dos Universais na Idade Média consistiria na questão de determinar o que designam os termos universais da linguagem (por exemplo, “homem” ou “rosa”) em oposição aos particulares (“João” ou “Pedro”). Dessa confrontação teríamos três respostas clássicas, a saber. São elas, assinale a alternativa incorreta:
Resposta Marcada : “pseudo-definição” PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· “E das coisas (res) umas são universais e outras, singulares, chamo universal ao que é apto para ser predicado de vários [sujeitos], e singular ao que não pode, por exemplo, ‘homem’ é um universal, e, ‘Platão’, porém, pertence àquelas que são singulares” (ARISTÓTELES, 7, 17 a 38 e SS).
Nessa passagem de Aristóteles, encontramos dois tipos de coisas, são elas:
Resposta Marcada : Singulares e Universais. PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· Uma vez que a problemática utiliza vocabulário específico da lógica aristotélica, convém definir esses termos para compreender a origem da questão no texto de Porfírio de Tiro. Os predicados são as diversas espécies de conceitos universais. Os “cinco” predicáveis em particular são:
 
Resposta Marcada : Gênero, espécie, diferença específica, próprio e acidente. PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· Ainda que Porfírio tenha escrito muitas obras na intenção de conciliar Platão e Aristóteles, sua importância reside na “recepção” medieval da Isagogē, em uma de cujas páginas célebre passagem dá origem a conhecida querela dos Universais. O principal responsável pelo surgimento dessa disputa filosófica são as traduções latinas e os comentários de Boécio (ca. 480–524). Na última fase de sua vida, Porfírio conduziu uma áspera polêmica contra os cristãos, da qual se originou o tratado Contra os cristãos. Assinale a alternativa correta: 
Resposta Marcada : Verdadeiro. PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· Os comentadores antigos (Amônio, Elias, Davi) sugeriram que a Isagogē (A obra de autoria de Porfírio de Tiro)) podia assumir uma função bem mais ampla em relação às próprias intenções de Porfírio: uma introdução às categorias pode servir como uma introdução ao método dialético e à lógica em geral; além disso, como uma propedêutica à filosofia em geral. Todavia, a importância da Isagogē, considerada em si mesma, pode ser resumida em quatro pontos:
I- a codificação da doutrina dos predicáveis;
II- a inequívoca posição em relação aos universais;
III- Introdução das principais noções requeridas para o exame da doutrina aristotélica.
IV- o remetimento aos nexos metafísicos ontológicos e henológicos;
V- a construção da árvore lógica.
Resposta Marcada : I, II, IV e V. PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
· Se liga originariamente à tese platônica; afirma que os gêneros e as espécies existem em si em mesmos, acima e fora dos indivíduos, mas não explica absolutamente a gênese do realismo medieval que, precisamente, é construído contra a imagem indireta e por muito tempo caricatural que tem da doutrina platônica das Ideias separadas. Assinale a alternativa correta:
Resposta Marcada : Realismo. PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
Total20 / 20

Outros materiais