Buscar

Exercício de Revisão - Gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Associação Carioca de Ensino Superior
Centro Universitário Carioca
Auditoria I - Exercício
 
1. Como são classificados os processos organizacionais após conversa com diretorias contidas no organograma da empresa?
São classificados por Risco e Probabilidade
Risco em função aos valores envolvidos, podem ser de Alto, Médio e Baixo.
Probabilidade em função historicamente dos controles envolvidos pelo grau de prioridade em qual momento deve ser auditado.
Tem-se uma escala de prioridade de 0 a 8.
2. Quais os critérios básicos para elaboração da programação dos trabalhos de auditoria nos próximos 12 meses?
No mínimo por 2 auditores, já o período para executar o trabalho deve ser no mínimo de 2 e no máximo de 4 meses, seguindo graus de prioridade 0 e 1 e depois seguindo esses graus, quantitativo de controle de horas trabalhadas.
3. Quais dados são necessários para o planejamento de auditoria?
Etapas do Processo, objetivo do trabalho, as etapas que vão ser auditadas com base nesse objetivo, escopo (abrangência/data base/período que vai ser auditado), programação por etapas de auditoria (planejamento, levantamento do processo, programa de trabalho, testes, reporte).
4. Quais são as colunas de uma planilha de risco?
São 6 colunas: descrição, objetivo, risco, controle, análise e procedimento de auditoria.
5. O que é Procedimento de auditoria? 
Procedimento de Auditoria são os testes que serão realizados para auditar um processo.
Testes Conformidade – Verificar se o controle relatado pelo auditado ocorre da forma descrita através de seleção de amostras para realizar o teste.
6. O que é programa de trabalho e para que serve?
Programa de Trabalho lista os procedimentos de auditoria a serem executados de um processo a ser auditado, e consequentemente, serve para consolidar os testes de auditoria e criar um roteiro de execução dos trabalhos para a equipe de auditoria e o gerente responsável.
7. Quais os dados que devem estar contidos em um papel de trabalho?
Devem constar a Referência Cruzada com o programa, processo auditado, objetivo do teste, referência do papel de trabalho: não existe um padrão que deve ser utilizado por toda área de auditoria interna; tabela documentando os dados da amostra selecionada, total e percentual testado e não testado; simbologia; critério de seleção; fonte e quem fez e quem revisou.
8. O que é o ponto de auditoria (não conformidade) e o que ele consolida?
Ponto de Auditoria (não conformidade) é o problema identificado ao longo da auditoria sendo registrado esta falha ou ausência do controle nos papéis de trabalho. 
Consolida todos os pontos de controle (problemas) encontrados levantados e encontrados durante a auditoria. O Gerente da Auditoria Interna deve avaliar a melhor forma de compor seu ponto, ou seja, montando diversos pontos sobre assuntos correlatos ou aglutinando as informações de forma que demonstrem o impacto ou importância do problema identificado. Via de regra, quando você compõe um ponto com várias informações correlatas, a explicação do problema fica mais clara assim como a implicação envolvido mais aparente. Caracterizando melhor o risco.
9. Como devem ser as ações corretivas em relação a execução e responsabilidade?
As ações corretivas devem ser factíveis, ou seja, de fácil execução, possíveis de serem implantadas (Ex: Sistema da Nasa x Alterdata), tempestividade (devem ter um tempo razoável para serem implantadas, de 2 a 4 meses no máximo), responsabilidade (deve ser colocada sobre o diretor para que a coisa aconteça).
10. Quais são os tipos de relatórios de auditoria e suas diferenças?
São 2 a saber:
Detalhado – é o relatório que contém todos os pontos de auditoria levantados ao longo de todo trabalho, via de regra contém de 20 a 40 páginas.
Sumário Executivo – é o resumo, a simplificação do relatório detalhado, abordando os principais pontos do relatório detalhado.
Ambos são encaminhados para a Alta Administração (Conselho de Administração, Presidência e Diretorias).
11. O que é Follow-up? E o que o relatório de Follow-up informa?
Follow-up é o acompanhamento do processo de auditoria, constata se as ações corretivas foram implementadas através de novos testes após essa implantação.
O relatório deve informar se a ação foi implementada, se não foi implementada ou se foi implementada de forma indevida.
12. Como chegar aos valores atribuídos pelo trabalho de auditoria?
Após a execução do follow-up, é possível a identificação da contribuição financeira proporcionada pelo trabalho da auditoria.
Para tanto é estabelecido uma meta para o ganho proposto e o período para obtenção desse ganho. Essa medição deve ser mensal do ganho auferido e ao término do período descontando-se as horas gastas no projeto de auditoria em relação ao ganho obtido é apurado o valor efetivo dos ganhos que a auditoria proporcionou.
2

Continue navegando