Buscar

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS Aula 2 5

Prévia do material em texto

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	GST0615_A2_201909024619_V5
	
	
	
	
	
	
	
		Aluno: CLAUDIO AUGUSTO DOS SANTOS
	Matr.: 201909024619
	Disc.: COMPETÊNCIAS GERENC. 
	2020.1 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Mateus, empregado de uma empresa de pequeno porte, está dizendo a José, seu subordinado, que está convencido da importância de uma forma de comunicação entre lados opostos em conflito, na qual são feitas ofertas e contra-ofertas e ocorre uma solução apenas quando as duas partes estão de acordo. Assinale a qual forma de comunicação Mateus está se referindo:
	
	
	
	Reflexão.
	
	
	Negociação.
	
	
	Discurso.
	
	
	Observação.
	
	
	Leitura.
	
Explicação:
Negociação - é uma forma de comunicação entre lados opostos em conflito, na qual são feitas ofertas e contra-ofertas e ocorre uma solução apenas quando as duas partes estão de acordo. Tela 12 do Conteúdo Online.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A principal característica dos grupos sociais é a interação. Muitas vezes, os grupos têm objetivos incompatíveis como sindicatos e a administração da empresa que discordam quanto a salários e condições de trabalho. Sendo assim, podemos dizer que estamos diante de uma situação de:
	
	
	
	Levantamento.
	
	
	Conflito.
	
	
	Observação.
	
	
	Indiferença.
	
	
	Definição.
	
Explicação:
Geralmente, o conflito surge em momentos de interação entre pessoas e grupos. Griffin e Moorhead (2006) remontam que o comportamento de disputa por recursos limitados é o mais comum. Como o conflito é inevitável, o gestor precisa conhecer suas possíveis soluções com base na identificação das con- dições que o provocaram.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O processo que ocorre com um indivíduo que está em um grupo e sucede um afrouxamento das restrições normais ao seu comportamento, fazendo com que aja de forma impulsiva e desviante, é chamado de:
	
	
	
	Integração.
	
	
	Facilitação.
	
	
	Desindividuação.
	
	
	Interação.
	
	
	Comunicação.
	
Explicação:
Desindividuação é um conceito em psicologia social que traz a perda da auto-consciência em grupos, embora esta seja uma questão de contenção. Sociólogos também estudam este fenômeno, agregando uma análise um pouco diferente.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Sabemos que a principal característica dos Grupos Sociais - tema da Aula 2 - é a interação. Entretanto, como podemos explicar a formação deles? Assinale a resposta certa
	
	
	
	Na maioria, são grandes e, por esta razão, apresentam intensa interação entre seus componentes
	
	
	O tamanho não é importante, e não varia, mas o que importa é a positiva capacidade de interagir sendo presente entre seus membros, independente do porte do grupo
	
	
	Normalmente, são pequenos e, procuram comportar-se do mesmo jeito como reforço da identidade do grupo
	
	
	Variam em tamanho, tendo - na maioria - dois ou três membros que, definem suas regras de comportamento aceitável
	
	
	São, sempre, do mesmo tamanho e, caracterizam-se pela ausência de regras de conduta entre seus membros
	
Explicação:
Os grupos sociais variam em tamanho, a maior parte dos grupos sociais tem entre dois e seis membros. Se os grupos se tornam grandes demais, não há interação entre todos os membros. Tela 6 do conteúdo online.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Podemos afirmar que a principal característica dos grupos sociais é a:
	
	
	
	Comunicação.
	
	
	Integração.
	
	
	Facilitação
	
	
	Desindividuação
	
	
	Interação.
	
Explicação:
A principal características dos grupos sociais é a interação. A interação consiste em um fenômeno que permite, a certo número de indivíduos, constituir um grupo e que consiste no fato de que o comportamento de cada indivíduo se torna estímulo para um outro. Tela 6 do Conteúdo Online.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A decisão grupal se baseia na crença corrente que duas ou mais cabeças são melhores que uma para a tomada de decisões. Essa afirmação é apoiada na:
	
	
	
	Suposição que, como essa cabeça é de um subordinado, corre-se o risco que esteja equivocada.
	
	
	Suposição que um indivíduo isolado pode estar sujeito a todo tipo de caprichos e preconceitos.
	
	
	Suposição que o indivíduo isolado sempre vai decidir por algo que lhe convenha.
	
	
	Suposição que o supervisor tem total domínio das situações de trabalho porque foi preparado para isso pela empresa.
	
	
	Suposição que o subordinado deve sempre consultar o supervisor para decidir sobre a realização de suas tarefas.
	
Explicação:
Ao dividir a decisão, ouvimos outro ponto de vista provavelmente com uma percepcão diferenciada e que trará ganhos para o entendimento e o aprendizado sobre o tema.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias, entre as quais podemos citar: o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do membro menos capaz do grupo ou pelo elo mais fraco da corrente. Por exemplo, uma equipe de alpinistas só pode escalar a partir do parâmetro da velocidade do seu membro mais lento. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de tarefa descrita:
	
	
	
	Disjuntiva.
	
	
	Conjuntiva.
	
	
	Aditiva.
	
	
	Abstrata.
	
	
	Inversa.
	
Explicação:
Conjuntiva - desempenho do mais fraco, o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do membro menos capaz do grupo ou pelo elo mais fraco da corrente Por exemplo, uma equipe de alpinistas só pode escalar à velocidade do seu membro mais lento. Tela 8 do Conteúdo Online e Texto sugerido DIFERENTES TIPOS DE TAREFAS.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O que podemos entender por Desindividuação?
	
	
	
	Tendência do grupo se perder na multidão, e agir de forma impulsiva. Ocorre um afrouxamento das restrições normais ao comportamento do individuo quando este se encontra no meio da multidão.
	
	
	Tendência do individuo se perder na multidão, e agir de forma impulsiva. Ocorre um afrouxamento das restrições normais ao comportamento do individuo quando este se encontra isolado.
	
	
	Tendência do individuo se encontrar na multidão, e agir de forma isolada. Ocorre um afrouxamento das restrições normais ao comportamento do individuo quando este se encontra no meio da multidão.
	
	
	Tendência do individuo se perder na multidão, e agir de forma impulsiva. Ocorre um afrouxamento das restrições normais ao comportamento do individuo quando este se encontra no meio da multidão.
	
	
	Tendência do individuo se encontrar na multidão, e agir de forma tranquila. Ocorre um afrouxamento das restrições normais ao comportamento do individuo quando este se encontra no meio da multidão.
	
Explicação:
Desindividuação - é um conceito em psicologia social como a perda da auto-consciência em grupos, embora esta seja uma questão de contenção (veja abaixo). Para o psicólogo social, o nível de análise é o indivíduo no contexto de uma situação social. Como tal, os psicólogos sociais enfatizam o papel dos processos psicológicos internos. Outras ciências sociais, como a sociologia, estão mais preocupados com amplas fatores sociais, econômicos, políticos e históricos que influenciam eventos em uma determinada sociedade.

Continue navegando