Buscar

contextualizada metae - Estudo de Caso


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estudo de Caso
Ramyle Barbosa da Silva
01392067
Estética e Cosmética
Estudo de caso – Fibro Edema Gelóide
Uma paciente chegou no seu estabelecimento com queixa de Fibro Edema Gelóide na região glútea. A sua avaliação constatou um grau 2 com forma flácida. O protocolo de tratamento baseou-se na avaliação realizada e envolveu uma terapia combinada de eletroterapia e radiofrequência.
Considerando esse caso clínico, responda: 
1- Como podemos detectar o grau do FEG? Quais testes são necessários para incrementar a avaliação?
Podemos detectar através da palpação feita por pinçamento e compressão tecidual, classificando em graus de severidade, sendo eles grau I - a celulite só é visível através da compressão do tecido; grau II - as depressões são visíveis mesmo sem a compressão dos tecidos; grau III - o acometimento tecidual pode ser observado quando o indivíduo estiver em qualquer posição; e o grau IV - tem as mesmas características do grau III, com nódulos mais palpáveis, visíveis e dolorosos. Para incrementar a avaliação realizar o Protocolo de Avaliação do Fribro Edema Gelóide, que é um instrumento de fácil aplicação e eficaz, pois ele elabora um exame físico detalhado de inspeção e palpação.
2- Quais são os principais exames complementares que auxiliam na classificação da forma clínica do FEG?
Para se avaliar esses graus da celulite usamos o Protocolo de Avaliação do Fibro Edema Gelóide (PAFEG), que consiste na abordagem de aspectos, como anamnese, exame físico, a classificação do grau do FEG e um teste de sensibilidade. Um recurso também muito utilizado para avaliação do FEG é o uso de sensor de infravermelho que é um aparelho de avaliação cutânea, usado para a determinação do grau de celulite e nível de retenção de líquidos.
3- Como traçamos o protocolo de atendimento? Quais principais pontos devemos considerar para a escolha do tratamento?
Para realizar um protocolo devemos iniciar por uma boa ficha de anamnese para direcionar um tratamento adequado para a cliente solucionando o problema em questão. Devemos considerar o grau de FEG, a sensibilidade da paciente e as condições da região a ser tratada, como por exemplo, a presença de feridas e coagulações.
Referências:
DUARTE, M. O que é anatomia humana? SI: Toda Materia,2015
CUNHA, M, G; CUNHA, A, L,G; MACHADO, C, A. Fisiopatologia da lipodistrofia ginoide. Surgical e Cosmetic Dermatoly v7, n2 p98-103, 2015
https://pubsaude.com.br/revista/recursos-eletroterapeuticos-para-o-tratamento-do-fibroedemageloide/
Revista da Saúde e Biotecnologia, 2017 jul-out;1(1)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando