Buscar

Descreva o conceito de liderança e alguns de seus estilos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Descreva o conceito de liderança e alguns de seus estilos?
R: Liderança é a capacidade de conseguir que outras pessoas ultrapassem espontaneamente o estabelecido formalmente. É aquele que tem a capacidade de influenciar atitudes, crenças, comportamentos e sentimentos de outras pessoas. Mesmo quem não é líder pode influenciar outras pessoas, mas os líderes exercem uma influência desproporcional; ou seja, o líder tem mais influência do que aquele que não é líder. Existe, na literatura científica, uma vasta lista de estilos de liderança. O estilo de liderança apresenta as características ou as marcas de identidade usadas ao exercer a liderança. Diz respeito à postura adotada, às estratégias ou à forma utilizada pelo líder para: guiar os liderados a atingir objetivos, resolver problemas, relacionar-se. Segue alguns estilos:
LIDERANÇA AUTOCRÁTICA, LIBERAL E DEMOCRÁTICA:
Liderança autocrática: o líder é duro e impositivo. Esse tipo de liderança
também é chamada de liderança autoritária ou diretiva, pois o líder toma
decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. Liderança liberal: o líder deixa todos à vontade, pois parte-se do princípio de
que o grupo atingiu a maturidade e não necessita da supervisão de seu líder. Liderança democrática: o líder é atuante, consultivo e orientador. Há participação
dos liderados no processo decisório. Esse tipo de liderança é voltado para as
pessoas (liderados). Os liderados ficam livres para pôr seus projetos em prática,
sendo delegado pelo líder liberal.
LIDERANÇA SITUACIONAL:
Essa teoria procura identificar qual dos fatores situacionais é mais importante e prevê o estilo de liderança que será mais eficaz em determinada circunstância. Nessa perspectiva não existem estilos de liderança universalmente adequados, a situação é que irá definir o estilo mais adequado, portanto, a liderança é entendida dentro de um contexto mais amplo.
LIDERANÇA SERVIDORA:
O Líder Servidor sabe que nem todos se desenvolvem da mesma maneira; que as pessoas têm talentos naturais e, portanto, têm habilidades para encorajar esses dons; tem gentileza no trato com as pessoas e, para isso, demonstra humildade; possui respeito para com os outros, procurando entender seus pontos de vista, moldando novas ideias a partir dessa realidade.
LIDERANÇA CARISMÁTICA:
A liderança carismática se relaciona com habilidades pessoais que causam um impacto sobre os seguidores. ‘’ A liderança carismática “está relacionada com a força das habilidades pessoais que permitem um profundo e extraordinário efeito sobre os seguidores”.
LIDERANÇA TRANSACIONAL:
A liderança transacional é uma transação pura e simples. Baseia-se na promessa e concessão de recompensas como forma de induzir as pessoas a se comportar da maneira que a administração espera ou pretende.
LIDERANÇA BASEADA EM VALORES:
Na liderança baseada em valores, os líderes possuem oito características perceptíveis e que orientam a sua atuação: 1. Estão continuamente aprendendo.
2. Estão voltados para o serviço.
3. Irradiam energia positiva.
4. Acreditam nas outras pessoas.
5. Suas vidas são equilibradas.
6. Encaram a vida como uma aventura.
7. São sinérgicas.
8. Exercitam-se pela autorrenovação

Continue navegando