Buscar

A importância de uma liderança flutuante na escola reunindo todos por meio do PPP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nome: Glaucinete Freitas Oliveira
RGM: 20333196
Polo: Asa Sul Brasília – DF
Curso: Pedagogia (Licenciatura)
Atividade II
A importância de uma liderança flutuante na escola reunindo todos por meio do PPP.
Quando pensamos na palavra “flutuante” imaginamos algo maleável, algo de fácil condução ou algo parecido. Colocando esse termo em liderança flutuante compreendemos que estamos nos referindo a uma ação que possibilita todos a agirem como líder, estabelecendo assim uma gestão democrática, e essa gestão faz com que necessite da participação de todos os membros de uma escola.
A liderança flutuante no âmbito escolar gera um ambiente de confiança e crescimento entre todos, pois estarão voltados a fazer com que o plano pedagógico seja de fato cumprindo e os resultados alcançados. Podemos, então, compreender a necessidade que há do desempenho de toda a equipe.
E qual o papel do PPP? O PPP revela que tipo de escola queremos construir e nos indica caminhos para um ensino de qualidade, sendo assim, pode-se dizer que ele é a identidade da intuição de ensino.
De alguns anos pra cá, tem-se discutido muito sobre gestão democrática, no que se refere a reflexões a cerca da sua importância para o crescimento da educação. Compreendemos que o projeto político pedagógico, nesse sentido exerce um papel de grande importância para que a educação possa adquirir um caráter democrático. Nas palavras de Veiga;
“O projeto político pedagógico, ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizando da burocracia que permeia as relações no interior da escola diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão. (2008, p. 13)”.
Percebemos, assim, que o PPP cria um ambiente favorável para que a educação adquira um tom mais democrática em suas atribuições, pois através dele deixa-se de lado a burocracia imposta pelo sistema e tem-se uma maneira mais participativa de se trabalhar no âmbito educacional, pois o resultado final do projeto deve ser tido com o reflexo do esforço coletivo de todos os interessados nos benefícios que a educação proporciona, pois o projeto pedagógico pode ser compreendido como um grande olhar para a democratização da educação.
Acredito que, se de fato, colocarmos em prática a liderança flutuante, podemos unir todos (professores, funcionários de escolas, pais e responssáveis) e delegar a cada membro da equipe sua função , mas defendendo uma liderança efetiva sendo reforçada e reconhecida pela própria equipe, mesmo que os gestores e coordenadores sejam líderes principais da escola, os demais membros também devem se tornar líderes e contribuir com o processo educacional.
Referência
· VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico da Escola: uma Construção Possível. Campinas: Papirus, 1995.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando