Buscar

ATIVIDADE 1.2 - BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome Completo: Vinícius Gonzaga de Cerqueira Rodrigues
	RGM: 
	Instituição: UNICSUL – Universidade Cruzeiro do Sul
	Data: 20/11/2020
	Curso: FORM. PED. GRAD. NÃO LICENCIADOS - BIOLOGIA
	Disciplina: Estágio Curricular
ATIVIDADE 1.2 - BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO
Analise e comente (com suas próprias palavras):
a) As competências gerais da educação básica (você encontrará na introdução do documento da BNCC).
b) A relevância das competências gerais para a formação do estudante do Ensino Médio.
c). Escolha uma das competências gerais da educação básica e comente como ela se articula com o itinerário formativo da sua área de atuação – Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
d) Referências.
e) A sua dissertação deve ter, no mínimo, 1 lauda (página), sem contar as referências
Digite aqui seu texto:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece 10 competências gerais que deverão ser trabalhadas da educação infantil ao ensino médio. A BNCC é um documento que define as principais diretrizes da educação básica brasileira. Ela define que a educação deve promover o desenvolvimento global dos alunos para serem capazes de contribuir com a formação de uma sociedade igualitária, ética e sustentável. 
Dessa forma, o objetivo é que as escolas deixem de ser apenas transmissoras de conteúdos, mas auxiliem o estudante a lidar com questões do âmbito emocional, cultural, tecnológico, socioambiental, responsabilidade, criatividade, entre outros.
De forma resumida, as competências gerais da BNCC são: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação; Cultura digital; Trabalho e projeto de vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania.
Cada uma das competências estabelecidas possui áreas que contribuem para o seu aprendizado e aspectos específicos que o estudante deve desenvolver. O esforço para aplicação das competências gerais da BNCC não deve partir somente das instituições de ensino, mas envolve a união de diferentes atores, como os gestores escolares, professores, alunos, famílias, secretarias de educação e a sociedade em geral. O objetivo é proporcionar uma transformação na educação para que as escolas possam se adequar as novas demandas e problemas da sociedade.
Por meio da orientação por competências, o aluno é convidado a deixar sua posição inerte na rotina da sala de aula para propor e testar soluções em situações verdadeiras, conectadas à sua realidade local. O estudante também é motivado a interagir, assumindo um papel mais participativo na sociedade, de forma que ele seja capaz de construir e expor argumentos, expressando seus princípios e valores.
Dentre as competências gerais da educação básica, uma que se articula com o itinerário formativo da área de ciências da natureza e suas tecnologias é a segunda: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. Ela trata do desenvolvimento do raciocínio, que deve ser feito por meio de várias estratégias, privilegiando o questionamento, a análise crítica e a busca por soluções criativas e inovadoras.
A capacidade de investigar está presente em tudo quando se trata do universo do conhecimento, o que faz essa competência se conectar com todos os componentes curriculares. Esta competência traz um convite para que a investigação não seja conformista, mas ocorra de maneira crítica e criativa. Para sair dos caminhos óbvios, é essencial ensinar a formular boas perguntas, mais até do que saber a resposta certa. Afinal, é a capacidade de questionar que vai desenvolver o interesse e a autonomia para que continuem investigando. O pensamento científico, crítico e criativo possibilita aos alunos buscarem soluções inovadoras para problemas de suas realidades, mas usando sempre o conhecimento e a análise crítica na busca dessas soluções.
Além disso, uma vez que os alunos participam ativamente da construção de projetos e soluções, o empreendedorismo é incentivado, bem como a visualização da busca de soluções para os problemas da sociedade. Em um mundo sempre em mudança, conseguir criar novas soluções é fundamental.
Referências
Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 20/11/2020.

Continue navegando

Outros materiais