Buscar

Prova final geografia novembro 2020

Prévia do material em texto

1.
	É de grande importância o uso de jogos na sala de aula, proporcionando uma forma de aprendizagem mais agradável e ajudando no desenvolvimento de várias áreas importantes na vida de uma criança. Geralmente, os alunos conhecem diferentes jogos e aprendem os conteúdos. O professor tem em mãos uma ferramenta lúdica e instigante. Com relação aos jogos em sala de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Diante de um jogo, crianças e adolescentes dão o melhor de si: planejam, pensam em estratégias, agem, analisam e antecipam o passo do adversário, observam o erro dele, torcem, comemoram  ou lamentam e propõem uma nova partida.
(    ) Nem todos os educadores veem os jogos em sala com bons olhos, muitas vezes porque eles geram competição.
(    ) O fator competição, durante os jogos em sala de aula, não deverá ser motivo para preocupação, pois a coordenação pedagógica precisa estar preparada para evidenciar que esse tipo de competição ocorre apenas no jogo e não na vida.
(    ) Os jogos podem ser empregados em uma variedade de propósitos dentro do contexto de aprendizado. Um dos usos básicos e muito importantes é a possibilidade de se construir a autoconfiança. Outro é o incremento da motivação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	2.
	Um dos meios de comunicação que ocupa importante papel no processo de socialização é a televisão. Pelo fato de a escola não estar separada das demais instâncias da comunicação, e seus professores e alunos expectadores, a televisão é uma das mídias que pode ser utilizada como recurso didático pedagógico nas práticas de docência. Entretanto, ao mesmo tempo cabe ao professor desempenhar um papel crítico e reflexivo frente a esta tecnologia. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a postura correta do professor frente à mídia televisiva:
	 a)
	Deve influenciar os alunos na escolha dos programas, privilegiando as telenovelas e os programas infantis.
	 b)
	Precisa ser passivo e deixar que os alunos por si só decidam se a influência da mídia é positiva ou negativa em suas vidas.
	 c)
	Precisa estar preparado para criticar o uso da televisão, orientando os alunos a utilizarem outros meios para adquirir conhecimento.
	 d)
	Deve ser protagonista, ativo, criativo e estar preparado para mediar a cultura televisiva e as necessidades de desenvolvimento dos alunos.
	3.
	Maquete é uma representação completa ou parcial em escala reduzida de um objeto. O uso da maquete no ensino da Geografia é um recurso didático importante, pois auxilia a compreensão de temas com elevado grau de dificuldade e abstração, além de promover a inclusão social de pessoas com deficiência visual parcial ou total pela utilização do tato no processo de aprendizagem. Contudo, a construção de uma maquete só terá significado ao processo pedagógico se estiver vinculada a objetivos bem determinados, seja para a alfabetização cartográfica ou para a obtenção de conhecimentos geográficos. Com relação aos objetivos do uso de maquetes no contexto escolar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Aplicar o uso da maquete como forma de organizar e conhecer a localização e distribuição de fenômenos naturais e humanos.
(    ) Contribuir com o desenvolvimento da percepção e diferenciação de escala horizontal e escala vertical.
(    ) Analisar e comparar, interdisciplinarmente, a importância do relevo e da preservação dos mananciais hídricos.
(    ) Para elaborar uma maquete, é necessário reservar alguns materiais ou mesmo optar pelo tipo de material que deseja utilizar, a aparência que se deseja.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	4.
	O estudo da noção de espaço na Geografia, de acordo com as orientações dos PCN, para o primeiro ciclo (1º,  2º e 3º anos) deve conduzir a criança nesta fase para a leitura de mundo próximo, já observando as transformações do espaço geográfico através da prática de um conjunto de atividades (econômicas, sociais, religiosas, de lazer etc.). Sobre as orientações dos PCN para o ensino de geografia no primeiro ciclo, assinale a alternativa CORRETA que melhor expressa seus objetivos:
	 a)
	Explorar temas direcionados à natureza e sua ligação com a sociedade, utilizando a paisagem local para a compreensão das transformações do espaço geográfico.
	 b)
	Analisar as transformações ocorridas em lugares distantes, fora da realidade do aluno.
	 c)
	Analisar, no ensino de geografia, os objetos e os métodos do fazer geográfico.
	 d)
	Contribuir na elaboração de conceitos geográficos.
	5.
	A respeito das projeções cartográficas, é possível dizer que não existe uma única forma de representar, cartograficamente, o planeta Terra. Entre os tipos de projeções existentes, é possível citar a projeção cilíndrica, cônica, de Mercator, azimutal, ortográfica, de Mollweide, de Peters, entre outras. Sobre isso, observe a imagem a seguir e assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sua nomenclatura:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/projecoes_cartograficas.aspx>. Acesso em: 20 mar. 2013.
	
	 a)
	Projeção azimutal.
	 b)
	Projeção cônica.
	 c)
	Projeção plana.
	 d)
	Projeção cilíndrica.
	6.
	O capitalismo é um sistema econômico que se desenvolveu entre o século XV e XVIII e foi se consolidando. Ele é caracterizado pela aquisição de capital proveniente do comércio e apropriação do trabalho humano. Com relação a esta corrente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No capitalismo financeiro, as indústrias e os bancos fundem o capital que passa a ser gerido por instituições financeiras, sejam os bancos, as corretoras de valores ou as empresas multinacionais.
(    ) Uma das características do capitalismo é o lucro, que são os valores acumulados que resultam do trabalho. O objetivo principal é o acúmulo de capital.
(    ) No capitalismo, o Estado controla toda a economia gerada no país.
(    ) No capitalismo, a educação, a saúde pública e a alimentação são totalmente garantidas pelo governo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	7.
	A geografia Teorética-Quantitativa surgiu logo depois da II Guerra Mundial. Com os avanços que ocorreram em relação ao uso de tecnologias, destacou-se por utilizar os modelos matemático-estatísticos em grande escala. Com relação a esta corrente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Caracterizada pela conscientização por parte de alguns geógrafos de problemas muito graves, decorrentes da exploração do homem pelo homem.
(    ) Considerada revolucionária, por não considerar as origens da Geografia Clássica e apresentar a Nova Geografia, facilitando o uso da estatística.
(    ) Surgiu em meio a um contexto econômico internacional que procurava integrar a economia brasileira aos interesses da economia mundial, projetando um crescimento da economia brasileira.
(    ) Analisava as relações do campo e das cidades, vinculando a luta de classes aos modos de produção e formações socioeconômicas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	8.
	A Terra é formada por três camadas: a crosta, o manto e o núcleo. Cada camada apresenta características e temperaturas diferentes, tornando-se mais quente conforme se aproxima do centro do planeta. Referente ao núcleo, assinale a alternativa CORRETA.
	 a)
	O núcleo é a camada superficial da Terra, aquela que se manifesta externamente e que é composta por rochas e minerais.
	 b)
	O núcleo é a camada mais profunda do planeta Terra, situada após o manto, sendo a mais quente das camadas terrestres.É dividido em duas partes: núcleo externo e núcleo interno.
	 c)
	Pode ser considerado uma camada externa, pois é representado pela superfície, a área que todos os seres vivos habitam. A reunião de todas essas camadas essenciais para a manutenção da vida é chamada de biosfera.
	 d)
	O núcleo representa a camada intermediária da Terra, posicionando-se acima do manto interno e abaixo da crosta terrestre.
	9.
	O conhecimento geográfico pode ser evidenciado desde as primeiras civilizações, seja por meio da confecção de mapas ou através dos saberes práticos da vida diária. Em relação ao conhecimento geográfico dos diversos povos, analise as seguintes sentenças:
I- Os povos orientais permitiram o desenvolvimento econômico por meio da troca de produtos, intensificando as relações comerciais com os povos mais distantes.
II- Os povos primitivos desenvolveram o conhecimento geográfico de forma científica por meio da confecção de mapas, os quais identificavam os rios e florestas da região.
III- Os gregos enriqueceram com mapas de itinerários (périplos) os estudos que descreviam as áreas litorâneas e centrais sob seu domínio.
IV- Os romanos preocuparam-se em descrever a localização das áreas ricas em produtos comerciais, o acesso a elas, os problemas de abastecimento, entre outros.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	10.
	Para atender às diferenças de aprendizagem, de interesse e de ritmo de uma classe de alunos de 9 a 10 anos, o professor nas aulas de Geografia tem trabalhado com duplas e trios. Esse docente vem realizando diagnóstico do desenvolvimento desses estudantes com relação à construção dos conceitos fundamentais de geografia e estabeleceu, como meta, que todos os alunos pudessem aprender tais conceitos. Para tanto, o professor planejou algumas atividades. Sobre elas, analise as sentenças a seguir:
I- Resolução de situações-problema para aplicação dos conceitos que serão estudados. 
II- Exercício para levantamento do conhecimento prévio dos alunos com relação aos conceitos a serem estudados. 
III- Provas com pormenores dos conteúdos que são pré-requisitos para os estudos posteriores (avançados). 
IV- Série do mesmo tipo de exercício para que os alunos possam reter os conceitos fundamentais e possibilitar o acesso ao ensino fundamental da etapa final.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2011) Desde os primeiros meses de vida do ser humano, delineiam-se as impressões e percepções referentes ao domínio espacial, as quais se desenvolvem por intermédio de sua interação com o meio. A construção da noção de espaço em Geografia requer longa preparação e estímulo por parte do indivíduo. Trata-se de aprendizado que se inicia:
FONTE: ALMEIDA, R. Espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2002 (com adaptações).
	 a)
	Na análise geográfica da organização social do trabalho, que se faz por meio de um ato social e leva a transformações territoriais.
	 b)
	Na série adiantada do Ensino Fundamental, já que o professor dos anos iniciais pouco aprende em seu curso de formação sobre como levar o aluno a dominar conceitos espaciais.
	 c)
	No trabalho da Geografia como ciência voltada para a análise da realidade social quanto à sua configuração espacial, social, política e sociológica.
	 d)
	Na escola, onde deve ocorrer a aprendizagem espacial organizada para a compreensão das formas pelas quais a sociedade constrói e organiza o seu espaço.
	12.
	(ENADE, 2006) As relações sociais e afetivas são importantes no processo educativo e devem ser consideradas no planejamento pedagógico. Ao planejar uma aula de geografia, quais atividades deveriam ser priorizadas por uma professora de Educação Infantil, visando ao desenvolvimento social e afetivo dos alunos?
	 a)
	Atividades em grupo que respeitem os pais e professores como autoridades máximas.
	 b)
	Atividades individualizadas que estimulem a criatividade.
	 c)
	Atividades que enfatizem a expressão oral dos participantes.
	 d)
	Atividades escolares: produzindo mapas coletivos e trabalho em equipe.

Continue navegando