Buscar

Apol 2 antropologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Apol 2 antropologia
Questão 1/3 - Fundamentos de Antropologia
A5 - No Brasil há uma classificação racial que opera como uma gradação de cores: pardo, moreno, moreno escuro, moreno claro, etc. Considerando as características do sistema racial brasileiro podemos afirmar que este tipo de classificação segue:
Nota: 0.0
	
	A
	uma forma de proporcionar maior mobilidade social aos negros
	
	B
	uma maneira de classificar a posição social da pessoa em categorias extremas, evitando assim a implantação de sistemas segregacionistas
	
	C
	incorpora a pessoa socialmente à sociedade ao invés de excluí-la simplesmente pela cor da sua pele
	
	D
	coloca “cada um no seu lugar” hierarquizando papéis e posições sociais.
O sistema racial brasileiro é hierárquico, no qual uma gradação de cores serve como paralelo para situar cada pessoa no seu lugar. Este sistema, considerado ainda longe pelo senso comum como mais includente, é ao contrário, um meio de perpetuar diferenças socialmente estabelecidas. A hierarquia, claro, evita a implantação de sistemas segregacionistas, mas, ao mesmo tempo afrouxa a noção de pertencimento da pessoa à um grupo étnico.
Questão 2/3 - Fundamentos de Antropologia
A5 - Ao refletir sobre a ideia de cidadania com base no pensamento de Roberto Da Matta, tratado durante o curso é correto afirmar:
Nota: 0.0
	
	A
	Segue os princípios universais onde todos são iguais perante a lei
	
	B
	Depende da posição social da pessoa e de sua rede de relações.
A noção de cidadania no Brasil é ambígua e pautada no modelo relacional que converge hierarquia e igualdade. Embora a cidadania exista, a maneira como opera depende diretamente de dois fatores: a rede de relações do sujeito e sua posição social.
	
	C
	É mais próxima do modelo europeu do que do modelo norte-americano
	
	D
	Não pode haver cidadania em sociedades onde a rede de relações sociais é mais importante do que a ideia de igualdade.
Questão 3/3 - Fundamentos de Antropologia
A5 - O famoso antropólogo Roberto da Matta produziu uma importante teoria sobre a sociedade brasileira, fato que foi caracterizado com uma antropologia do Brasil. Segundo Da Matta, a sociedade brasileira tem as relações pessoais como meio de navegação social, o que só é possível por se tratar de uma sociedade hierárquica onde “cada um tem o seu lugar”. Após caracterizar a sociedade brasileira Da Matta estabeleceu comparações com a sociedade norte-americana, privilegiando temas como o racismo e a cidadania. A comparação entre sociedades diferentes está associada ao uso da teoria:
Nota: 33.3
	
	A
	Evolucionista
	
	B
	Difusionista
	
	C
	Estruturalista
Você acertou!
Da Matta trabalha com preceitos da teoria estruturalista, pois considera a sociedade brasileira como um conjunto de elementos etnográficos compartilhados, é apenas ao construir um modelo da sociedade brasileira que DaMatta pode estabelecer conjuntos mais amplos de comparação.
	
	D
	Funcionalista

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando