Buscar

QUESTIONARIOS TSP II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TSP II
QUESTIONÁRIO 01
01- Um século de incerteza e de confusão. Como resultado a derrubada das grandes verdades que haviam sido acumuladas por mais dois milênios.
De acordo com a Sigmund Freud, a mente é composta por diferentes níveis ou camadas. Estes níveis tinham o nome de consciente, pré-consciente e inconsciente. Cada camada tem uma informação concreta sobre a nossa personalidade e nossa forma de comportar-nos com os outros e, quanto mais profunda for essa camada, mais informação oculta ela contém.
02- Um século de incertezas e confusão resultante das derrubadas das grandes verdades que haviam sido acumuladas por mais de dois milênios .
03- Das cinzas do mundo, de Deus e das verdades estabelecidas, o que ele encontrou foi o vazio do ceticismo e a ausência de qualquer garantia. 
04- O que se tinha era a denúncia da loucura, mas não a definição de sua especialidade ou das formas de sua aparição.
05- A loucura não atingia o pensamento, mas apenas o homem. Não havia, segundo Descartes, um pensamento louco. Loucura e pensamento eram dois termos que podiam ser definidos por exclusão, pois o pensamento era exatamente aquilo que, por ser regulado pela razão, opunha-se á loucura.
06- Se o que destingue o homem do animal é a racionalidade, o louco identifica-se com o animal. 
07- Daí as práticas de dominação da loucura, num certo período, terem adquirindo características idênticas às empregadas para se domar um animal bravio.
08- Foucault dizia que, produzir o saber sobre a loucura não é, descobrir uma realidade oculta que se insinuava de várias formas, mas que não era identificada; produzir o saber sobre a loucura é produzir a própria loucura.
09- Era visto como um individuo perigoso e o psiquiatra como aquele que poderia resguardar a sociedade da ameaça que ele representava.
010- O diagnostico não era diferencial, mas absoluto. 
QUESTIONÁRIO 02
RESPOSTAS: 
01- O psiquiatra era capaz de identificar a loucura, mas não sabia o que ela era, sua relação com o louco era uma relação de exclusão: “Sei que não soou louco e sei quem é louco, mas não sei o que é loucura.”
02- Pretendia produzir os mesmos sintomas da loucura e poder retornar ao estado normal, adquirindo dessa forma um saber direto sobre a loucura e não de forma indireta como observando e interrogando. É a loucura produzida experimentalmente. 
03- Deixa de ser uma relação de exterioridade para ser uma relação coma própria loucura, este era o caminho para a compreensão. 
04- O sonho reproduz as mesmas características da loucura. O sonho é a loucura do indivíduo adormecido enquanto os loucos sonham acordados.
05- O pressuposto do mesmerismo era de que os seres animados estavam sujeitos ás influências magnéticas, pois os corpos dos animais e do homem são dotados das mesmas propriedades que o imã. Com isso, levou o Anton Mesmer a experimentar clinicamente a eficácia do magnetismo. Resultou que, não há necessidade de imãs, basta o contato de sua mão para ser alcançado o efeito terapêutico. 
06- Hipnose , conhecida por muito tempo como ‘’ broidismo’’. A técnica hipnótica e que ela não faz apelo a nenhum fluido magnético nem a nenhum poder especial do hipnotizador; o efeito depende apenas do estado físico e psíquico do paciente.
07- Ao ser hipnotizado o paciente perde sua ‘’consciência’’ partindo para o seu ‘’inconsciente’’, sob domínio do psiquiatra , do hipnotizador. 
08- Charcot , afirmava que a histeria é, ‘’como tantas outras esfinges’’, uma doença que escapa ás mais penetrantes investigações anatômicas, a histeria aos seus olhos apresentava uma sintomatologia bem definida, obedecendo a regras precisas. 
09- Eles enfatizam que a histeria não era uma simulação, que ela era uma doença funcional com um conjunto de sintomas bem definido e na qual a simulação desempenhava um papel, desprezível . Outro ponto era que a histeria era uma doença feminina quanto masculina, desfazendo dessa forma a idéia que apenas as mulheres padecia da manifestação da histeria.
QUESTIONÁRIO 3
RESPOSTAS:
1- O primeiro consiste no afastamento do paciente de seu ambiente familiar, onde considerava que isso era um gerador de crises, e sua intervenção num hospital. Isso criaria uma condição ideal de observação e controle das crises. Após dois meses o paciente era submetido à hidroterapia e à ginástica, massagem e eletroterapia. O segundo tipo seria a remoção de causas psíquicas dos sintomas histéricos, sob hipnose.
2- Consistia em fazer o paciente remontar, sob efeito hipnótico, à pré-história psíquica da doença a fim de que possa ser realizado o acontecimento traumático que originou o distúrbio. 
3- Anna O. era filha de um paciente de Breuer. Ele submeteu-a à hipnose e verificou que os sintomas desapareciam sempre que o acontecimento traumático que estava ligado a ele era reproduzido sob hipnose. Após dois anos de tratamento, todos os sintomas de Anna O. haviam desaparecido.
4- Liberação de carga de afeto.
5- Freud passou a empregar a sugestão diretamente como meio terapêutico , uma vez estes fatos tendo sido identificados, Freud fazia uso da sugestão para elimina-los ou pelo menos pra debilita-los em sua força patogênica.
6- A prática de sugestão foi abandonada posteriormente por Freud, que retornou ao método mais ‘’investigador’’ de Breuer, ‘’incoporavelmente mais atraente do que as proibições monótonas e forçadas usadas no tratamento pela sugestão, proibições que criavam um obstáculo a qualquer pesquisa.’’ 
7- A teoria do recalque é a pedra angular sobre a qual repousa toda a estrutura da psicanalise . É a parte mais essencial dela e todavia nada mais é senão a formulação teórica de um fenômeno que pode ser observado quantas vezes se desejar se se empreende a analise de um neurótico sem recorrer a hipnose. 
8- A resistência se da que todas as ideias eram de natureza aflitiva, capazes de despertar emoções de vergonha, de autocensura e de dor psíquica.
9- A conversão é o modo de defesa especifico da histeria. O termo recalcamento, esta ligado a uma conceituação mãos precisa, de vez que apenas parcialmente pode ser tomado como sinônimo de defesa. 
QUESTIONÁRIO 4 
Respostas
· 1-Na primeira parte da obra de Freud, chamada de Primeira Tópica ou Teoria Topográfica, o Aparelho Psíquico é visto como dividido em três instâncias (classes), sendo eles: o inconsciente , pré- consciente ,consciente.
O Inconsciente de natureza praticamente insondável, misteriosa, obscura, de onde brotariam as paixões, o medo, a criatividade e a própria vida e morte.
Pré-consciente é a parte que se encontra no meio do caminho entre o inconsciente e o consciente. Ou seja, é a parte da mente que acumula informação suscetível para alcançar a parte consciente.
O consciente se diferencia do inconsciente, pela forma com o qual é operado através de seus códigos e leis. Ao consciente é atribuída tudo aquilo que está disponível imediatamente à mente.

Continue navegando