Buscar

_ApresentaçãoA concepção do lúdico no processo de ensino aprendizagem no ensino da Educação Infantil


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O LÚDICO COMO FORMA DE APRENDIZADO
ANA CRISTIANE S. REBELO
ELAINE MARIA DE MORAIS
LUCAS ALBERTO DE FARIA
MARIA APARECIDA FURTADO
RAQUEL MARIA DA SILVA
Curso Pedagogia
Orientadoras: 
Profa. Dra. Maria José E.G. Biguetti e Profa. Dra. Silvia Helena Nogueira 
1
2
METODOLOGIA
Pesquisa Bibliográfica
3
CAPÍTULOS
1- Introdução.
2- Fundamentação teórica do lúdico.
3- Jogos lúdicos.
4- O lúdico na visão de Piaget em diálogo com Kishimoto.
5- Concepções do lúdico no processo de Ensino Aprendizagem.
4
JUSTIFICATIVA
Espera-se então, que este estudo venha ajudar a reforçar que a criança realmente aprende com as atividades lúdicas, sendo de extrema importância a prática do lúdico, e que novos caminhos sejam abertos para que se possa aprimorar essa prática no desenvolvimento infantil.
5
ORIGEM DO LÚDICO
 Ludus= jogo. A evolução do lúdico vem desde :Pré-história, 4000 a.C. (ALMEIDA, 2003);Na grécia Antiga: Platão afirmava que os primeiros anos da criança deveriam ser ocupados com jogos educativos. A partir do Sec. XVII os Humanistas começaram a perceber o valor educativos dosjogos, e os colégios jesuítas foram  primeiros a recolocá-los em praticaPhilipe Áries- pesquisador da vida social da criança e da família afirmava "assim disciplinados os jogos reconhecidos como bons foram admitidos recomendados e considerados a partir de então como um meio de educação tão estimáveis quanto os estudos". Kishimoto- 
6
QUESTÃO NORTEADORA
Quais são as abordagens práticas do lúdico na aprendizagem da criança?
7
OBJETIVOS
MOSTRAR A TRAJETÓRIA E A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO PROCESSO DE MOTIVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO PARA O ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO; TRAZER UM PARALELO DE DOIS GRANDES PENSADORES, PIAGET E KISHIMOTO, QUE APESAR DE SEREM DE ÉPOCAS BEM DIFERENTES, AMBOS TEM PENSAMENTOS SEMELHANTES, ATUAIS E VIVOS, NOS DIAS DE HOJE.
8
CONCEPÇÕES DO LÚDICO
Viver ludicamente significa uma forma de intervenção no mundo, indica que não apenas estamos inseridos no mundo mas, sobretudo, que somos ele. Logo, conhecimento, prática e reflexão são as nossas ferramentas para exercermos um protagonismo lúdico ativo.
9
CONCLUSÃO
A educação lúdica esteve presente em todas as épocas, muitos contextos de inúmeros pesquisadores, formando hoje, uma vasta rede de conhecimentos, não só no campo da educação, psicológica, fisiológica, como em todas áreas de conhecimento. 
10
"O LÚDICO PRIVILEGIA A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO POR SUA PRÓPRIA LIGAÇÃO COM OS FUNDAMENTOS DO PRAZER. NÃO COMPORTA REGRAS PREESTABELECIDAS, NEM VELHOS CAMNHOS JÁ TRILHADOS, ABRE NOVOS CAMINHOS, VISLUMBRANDO OUTROS POSSÍVEIS". 
Rubem Alves.
11
AGRADECIMENTOS
Queremos agradecer a todos aqui presente, principalmente nossos Professores e nosso Coordenador, que nos acompanharam.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando