Buscar

TEXTO DISSERTATIVO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LINGUA INGLESA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEXTO DISSERTATIVO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LINGUA INGLESA
Nos dias em que estive fazendo estágio supervisionado no Colégio Guaíra, percebi que é muito importante repensar a nossa prática de ensino. O trabalho pedagógico realizado dentro da escola tem como norte a formação de cidadãos consciente e que exerce suas cidadanias resgatando e construindo seus valores. Toda equipe pedagógica e funcionários estão envolvidos nesta educação colaborando para que venham efetuar esses valores essas aprendizagens.
 	Em relações aos conhecimentos específicos executados dentro da sala de aula, são planejados e executados pelo professor, percebe se que eles buscam metodologias adequadas à realidade escolar. Observa se que o educador é o detentor do saber, onde o aluno fica sentado enquanto o professor fala o tempo todo e o aluno passivamente recebe as informações. Pouco se via o professor interagindo com o aluno através de música, teatro, debates sobre um tema específico projetos e outros meios. As praticas pedagógicas utilizadas na sala de aula envolvem as seguintes habilidades ouvir, falar, ler e escrever. A falta de interesse dos alunos também interfere negativamente na aula, uma vez que não dominam a língua inglesa ficam dispersos e conversando. 
A mudança é exigente e se situa na confluência de uma dupla tensão: uma decisão movida pelo desejo e pela necessidade e, ao mesmo tempo, pressionada pela ameaça de sofrimento que a ação de rever-se impõe. Mas mudar o quê? Mudar a visão que orienta o modo de agir, de pensar e de interagir com as coisas ao seu redor e com os outros. Enfim, mudar o modo de atribuir sentido à prática. Mudança é práxis (VASQUEZ, 1990).
Segundo VASQUEZ, processos de mudança da prática pedagógica envolvem ações, atitudes e modo de pensar, onde o indivíduo aprende com novos contextos e isso vai depender do professor querer mudar. É importante verificar nossas metodologias de ensino, ensinando os alunos a expressarem suas ideias com segurança e liberdade, através da música, jogos e teatro sair um pouco da rotina de sala de aula. Enquanto futura profissional da área da educação pensarei nos encaminhamentos, nas metodologias e estratégia, nos resultados da ações, quer propor aos meus futuros alunos projetos pedagógicos para que eles possam executar quanto a mim, serei mediadora de todo o processo. Darei aos alunos a liberdade de questionar, de fazer e executar as atividades. 
Bibliografia:
VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

Continue navegando