Buscar

ATIVIDADE DE PRÁTICA DE ENSINO Unidade III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unidade III –. Pedagogia de Projetos
Nome: Eliane dos Santos da Silva
RGM: 3581800
Título: Pedagogia dos Projetos.
Você acredita que o trabalho com projetos e sequências didáticas tem possibilidades reais de ocorrer em uma sala de aula, na disciplina de Língua Inglesa? De acordo com sua opinião, justifique sua resposta apontando as reais possibilidades e também as dificuldades que envolvem o trabalho com projetos e sequências didáticas. Defenda sua opinião tanto com argumentos favoráveis quanto com desfavoráveis.
Vamos lá?
A proposta de trabalhar com projetos na disciplina de Língua Inglesa no meu ponto de vista são de grande importância na vida dos alunos e de toda a comunidade escolar, porém como toda outra pedagogia tem o seu lado muito bom como também as suas divergências e complexidade global. A sequencia didática faz se necessária, uma vez que ela direciona nossa prática pedagógica, sendo assim nosso trabalho será mais coerente com começo, meio e fim, tendo como objetivo principal a habilitar os alunos a utilizarem adequadamente em situações reais de comunicação da linguagem. 
Trabalhar com projetos em sala de aula torna a aprendizagem mais real e atrativa para o aluno, a educação torna se mais prazerosa e agradável sem que o professor imponha os conteúdos programáticos de forma autoritária. O projeto traz um novo olhar para a sala de aula no século XXI, um novo sentido para a escolarização, ou seja, a escola busca uma forma diferente de como deve acontecer o processo de ensino e aprendizagem dando um novo significado, e transformando o espaço escolar em um espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte, despertando nos alunos a curiosidade e a busca por pesquisar mais, saber mais sobre determinada cultura, língua, determinado assunto, aprender mais um idioma por meio da prática, etc. 
Outrossim, o aluno passa a ser o centro da aprendizagem logo, ele adota as ações necessárias para colocar em prática esse projeto, ou seja, ele pesquisa, ele formula hipótese, registra dados, calcula, lê, discute sobre o assunto , por fim demonstra e divulga a um público as soluções que ele chegou, que ele construiu com sua equipe. Nessa sequencia didática com começo meio e fim vemos a riqueza de ações e comportamentos que nossos alunos se engajam.
Por este motivo é fundamental que o professor possa entender internalizar e adotar uma postura de mentor facilitador desde o início deste processo de ensino e aprendizagem, dando abertura para serem parceiros dos alunos na trajetória dos conhecimentos, uma vez que os projetos integram diversas áreas dos conhecimentos. Essa capacidade de articulação entre as áreas não é simples de acontecer e sim muito complexa. Essa complexidade é um dos grandes desafios que a escola deve enfrentar, não tem como trabalhar com projeto isoladamente das outras disciplinas, pelo contrario o desenvolvimento tem como objetivo resolver questões relevantes para o grupo gerando naturalmente a necessidade de aprendizagem que o aluno irão se defrontar com os conteúdos das diversas áreas entendidos como instrumentos culturais valiosos para a compreensão da realidade e intervenção em sua dinâmica.
Para que os processos de aprendizagem aconteçam nessa perspectiva é necessário que haja uma alteração profunda na forma de compreensão e organizar o conhecimento. Deve haver uma redefinição não apenas no conteúdo escolar, mas também dos tempos, espaços e processos educativos bem como no agrupamento de alunos por classe ou turma, esse é um dos grandes desafios da escola que a “Escola Tradicional" enfrenta em pleno século XXI.
 BIBLIOGRAFIA
No link disponibilizado abaixo você encontrará um livreto que apresenta e comenta sobre a Abordagem Comunicativa. Vale a pena a leitura! 
http://www.cambridge.org/other_files/downloads/esl/booklets/Richards-Communicative-
Language.pdf 
Um dos grandes nomes da Abordagem Baseada em Tarefas é David Nunan. No link abaixo você poderá ler algumas páginas de seu livro intitulado Task Based Language Teaching. 
http://www.educ.ualberta.ca/staff/olenka.bilash/best%20of%20bilash/task-based%20language%20teaching.pdf 
No artigo abaixo são analisadas duas sequências didáticas a partir dos mesmos pressupostos teóricos que utilizamos nesta unidade. Assim, essa é uma oportunidade para entender melhor, na prática, como funcionam as Sequências Didáticas proppstas por Dolz , Noverraz e Schneuwly. 
http://goo.gl/iYE7uP

Continue navegando