Buscar

Direito Trabalhista e previdenciario 1

Prévia do material em texto

1. Os princípios de uma determinada disciplina são utilizados como base para seus institutos e para sua evolução. No Direito, os princípios são como um núcleo inicial, a partir do qual, toda a estrutura científica vai tomar forma  (ROMAR, Carla Teresa Martins. Direito do Trabalho Esquematizado. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2018 [Minha Biblioteca].). Assim, podemos dizer que os princípios do Direito, em especial, os princípios do Direito do Trabalho, que visam sempre a proteção do trabalhador, são alicerces científicos que possuem determinadas funções. Neste sentido, o estudante deverá indicar quais são as funções dos princípios do direito, explicando, objetivamente, cada uma delas
Podemos dizer que são três as funções principais do direito do trabalho: Instrutiva, interpretativa e normativa.
A função instrutiva norteara o legislador para que este proponha leis que estejam alinhadas com os valores defendidos pelos princípios. De forma que sempre esteja em concordância com os princípios constitucionais, além dos propostos em cada ramo do direito.
A função Interpretativa: auxiliar a magistratura no momento a tomada de decisões em relação aos processos da justiça do trabalho.
 
E por último a função normativa (Integrativa – art. 8º, CLT) – os princípios também têm uma função integrativa. Isso significa que eles servem para preencher uma suposta lacuna em situação que não está prevista em lei. Dessa forma pode-se usar um princípio para dar base à decisão do Judiciário.

Continue navegando