Buscar

APS farmacia clinica


Prévia do material em texto

APS FARMÁCIA CLINICA 
LEANDRO DOS REIS COELHO DA SILVA
RA 5894728
1. Conhecer a fisiopatologia das doenças e correlaciona-las ao seu diagnostico?
 A natureza das alterações morfológicas e sua distribuição nos diferentes tecidos influenciam o funcionamento normal e determinam as características clínicas da doença EX alcoolatra e pressão alta 18 x 06 no caso do nosso paciente que tambem e fumante, isso tudo contribui para um mal funcionamento dos nossos sistemas. OBS. SEDENTARIO. pode apresentor colesterol alto vitima de AVC e mãe morreu de Infarto.
2. Conhecer a fisiopatologia das doenças e correlaciona-las ao seu tratamento?
O mecanismo da HAS na IRC está relacionado com a perda da capacidade renal de excretar mecanismos como, elevada produção de vasoconstritores angiotensina II, diminuição de vasodilatadores (prostaglandinas), e alteração na função. cigarro e alcool contribui para um almento da PA,Exames mostram alterações no fisiopatologicas consideraveis para alteraçes de PA e colesterol.
3. Analisar as repercussões clínicas destes tratamentos na qualiades de vida do paciente?
Melhorar sua alimentação evitando alimentos gordurosos, não consumir alcool, praticar atividades fisicas e procurar uma forma de tratamento com medicação certa.
5. Quais os fatores de risco para hipertensão notadas neste paciente?
Vários fatores influenciam os níveis de pressão arterial ma alimentação, substância faz o corpo reter líquido, elevando a carga sobre o coração e a pressão arterial), sedentarismo, consumo abusivo de álcool, cigarro, diabetes, histórico familiar filhos cujo um dos pais é hipertenso apresentam um risco de contrair doenças hereditarias.
6. Como estas medicações tratariam a hipertensão?
Hidroclorotiazida; E um medicamento diurético, que aumenta a eliminação de líquidos do organismo através da urina. Sua ação colabora no tratamento da pressão alta, de inchaços associados a problemas cardíacos e renais, bem como da cirrose hepática.
Propranolo; É um bloqueador não seletivo bloqueia B1 e B2. Diminui a frequência cardíaca bloqueio B1, a pressão arterial possivelmente por diminuir o débito cardíaco e a inibição da liberação de renina pelos rins. Funciona com antianginoso por diminuir a demanda de oxigênio pelo miocárdio.
7. O paciente apresenta-se dislipidêmico? Explique.
Possa ser que sim pois e fumante e pode apresentar colesterol foi sedentario e com má alimentação, reclama de dores no figado, coração esta com batidas anormais, pode apresentar acumolos de gorduras nas veias e arterias podendo causar dislepidemia.
8. Quais os riscos que estas medicações podem trazer? 
Hidroclorotiazida; Entre os efeitos colaterais decorrentes do uso de diuréticos, destacamos: perda de potássio que pode causar câimbras, perda de apetite, náuseas e vômitos, tontura, desidratação e diminuição do volume sanguíneo.
Propranolol; Pode causar hipoglicemia, mesmo em pacientes não-diabéticos, por exemplo, fase de amamentação, pacientes , pacientes com doença hepática crônica doença no fígado e pacientes com superdosagem.
LEANDRO DOS REIS COELHO DA SILVA
RA;5894728
Fisiopatologia das diabetes do tipo 2 deve-se à produção insuficiente de insulina pelas células beta, causando resistência à insulina. A resistência à insulina, é a incapacidade das células em responder de forma adequada ao nível normal de insulina no organismo isso ocorre principalmente nos músculos, fígado e tecido adiposo. Sede constante, boca seca, vontade de urinar a toda hora, perda de peso, formigamento nas pernas e pés e feridas que demoram para cicatrizar.
Lesoes nos vasos sanguíneos diminuição da oxigenação dos tecidos, pode causar infartos, AVC e em alguns casos pode causar gangrena.
 Seu tratamento e baseado, em Inibidores das alfa glicosidase impedem a digestão e absorção de carboidratos no intestino,
Sulfonilureias- estimulam a produção pancreática de insulina pelas células.
Glinidas- agem também estimulando a produção de insulina pelo pâncreas.
Por meios de diagnostico de sangue, urina e curva glicêmica e por fatores genéticos e reações que os pacientes podem apresentar podemos chegar ao diagnostico correto.
Pacientes que apresentam diabetes tipo 2 devem tomar muito cuidado com alimentação evitar doces e carboidratos, se possível praticar atividades físicas, uma alimentação regular conforme orientação medica.
1. Antes do uso de insulina, considerando que os resultados acima se repetem faz algum tempo, que outro esquema poderia ser tentado? Justifique. Discuta os riscos e limitações deste esquema
. 2. O que representa o MR no nome da medicação? No que isto implica para a prescrição?
R- Diamicron MR é um agente antidiabético oral, ou seja, é um medicamento utilizado para reduzir os níveis sanguíneos de açúcar. Sua ação estimula o funcionamento correto do pâncreas, controlando a glicose no sangue e evitando as complicações trazidas pelo Diabetes. 
 3. Qual o cuidado nutricional com o emprego da metformina. 
4. Qual o importância da HbA1c e da frutosamina? 
5. Justifique o esquema proposto (inclusive dose e horário) e comente riscos e benefícios.
6. Poderia utilizar outra insulina? Justifique.
FARMACIA CLINICA APS