Buscar

Teste de Bioqumica I 24-04 Lucas Vieira Química

Prévia do material em texto

Curso/Campus: Duque de Caxias
	Valor da avaliação: 5,0
	Nome da disciplina: Processos Bioquímicos I IEN055-20/ IEN251-20 ENG010-20
	(X ) AV1 ( ) AV2 ( ) AVS ( ) 2ª Ch. AVS
	Professor: Ludimar
	Data: 24/04/2020
	Aluno(a): Lucas Vieira Ferreira 
	5107862
	OBS: 
	Validação do NDE: (X)sim ( )não
Membro do NDE: Ludimar
	
	Nota da avaliação:
Página 2
1- Questão (0,5)
O que acontece se o açúcar forma uma molécula cíclica?
2	Questão (0,5)
Existe mais de uma forma de amido? Explique a sua afirmação?
3-	Questão (0,5)
Observe a figura abaixo, e após análise da estrutura do Amido e da Celulose, descreva a diferença entre elas, e o que esta diferença pode fazer no corpo humano, dentre de seu metabolismo alimentar?
4-	Questão (1,0)
O álcool de açúcar utilizado com frequência em gomas de mascar e de doces sem açúcar é o L-sobitol. Grande parte desse álcool é preparada pela redução da D-glicose. Compare essas duas estruturas e explique o motivo disto.
L-sobitol
D-Glicose
5-	Questão (0,5)
Considerando a importância que as proteínas possuem em nosso mundo, e principalmente quando desejamos que esteja presente, conhecer o seu quantitativo é de suma importância em um procedimento analítico. Quais seriam os passos para analisar uma proteína em uma dada amostra?
6-	Questão (0,5)
Quando falamos em proteínas, o termo desnaturação não pode ser deixado de lado. O que é uma desnaturação de uma proteína? Qual a desvantagem de uma desnaturação e qual a vantagem de uma desnaturação?
7-	Questão (0,5)
O que são ligações peptídicas? 
8-	Questão (0,5)
Qual o papel de uma enzima? Compare uma reação sem enzima e outra com enzima?
9-	Questão (0,5)
O que podemos falar sobre a importância do cofator, para uma reação onde são usadas enzimas e as mesmas fazem uso do cofator?
Respostas: 
1- Na forma cíclica, ela pode se encontrar como α-glicose, em que a hidroxila (OH) do carbono à direita do heteroátomo de oxigênio está ligada para baixo; o que é o caso da forma cíclica 
Em razão da sua estrutura se apresentar somente na forma dextrogira, a glicose também é chamada de dextrose. 
2-Sim,o amido é considerado um polímero natural, pois ele é um polissacarídeo, ou seja, é um carboidrato formado pela união sucessiva de várias moléculas de α-glicose.
 Na realidade, ele é formado por dois polissacarídeos, amilose e amilopectina que são constituídos de moléculas de α-glicose, mas são ligeiramente diferentes.
um carboidrato constituído principalmente de glicose com ligações glicosídicas. Este polissacarídeo é produzido pelas plantas verdes servindo como reservatório de energia. É o mais comum carboidrato na alimentação humana e é encontrado em grande quantidade de alimentos, como batatas, arroz e trigo.
3- Amido é um carboidrato (polissacarídeo) formado, principalmente, pela união de moléculas de glicose. Sendo assim, é produzido por vegetais, onde funciona como reservatório de energia. Então, a celulose é um polímero estrutural dos vegetais formado por monômeros de glicose.
4- Sua utilização é principalmente voltada para a indústria alimentícia e farmacêutica. Na indústria alimentícia é utilizado como:
antiumectante, em produtos que necessitam de proteção contra o ganho de umidade;
adoçante, na confecção de condimentos, como os chicletes sem açúcar
edulcorante, emulsificante, sequestrante e espessante.[2]
Na farmacologia pode ser usado como:
laxante, quando ingerido em doses maiores que 50 a 80 gramas ao dia;
diurético;
solução irrigante para alguns procedimentos médicos;
creme dental.
5- As condições pré-analíticas comumente abordadas no laboratório clínico incluem variação cronobiológica, gênero, idade, posição, prática de atividade física, dieta, jejum e uso de drogas para fins terapêuticos ou não. Em uma abordagem mais ampla, outras circustâncias também precisam ser consideradas, a exemplo da realização de procedimentos terapêuticos ou diagnósticos, cirurgias, transfusão de sangue e infusão de soluções, entre outras. A coleta e a adequação de amostras igualmente têm papel essencial para um exame confiável.
A maior parte das proteínas consiste em polímeros lineares formados a partir de um máximo de 20 L-α-aminoácidos. Todos os aminoácidos proteinogénicos têm em comum diversas características estruturais, entre as quais um carbono alfa, ao qual estão quimicamente ligados um grupo de aminas, um grupo de ácido carboxílico e uma cadeia lateral variável. Apenas a prolina difere desta estrutura básica.[25] As cadeias laterais dos aminoácidos comuns apresentam uma grande variedade de propriedades e estruturas químicas. É o efeito combinado de todas as cadeias laterais numa proteína que determina a sua estrutura tridimensional e reatividade química.[26] Os aminoácidos numa cadeia de polipeptídios são unidos por ligações peptídicas. Uma vez unidos na cadeia proteica, cada aminoácido individual é denominado "resíduo", e cada série repetitiva e encadeada de átomos de carbono, nitrogénio e oxigénio é denominada cadeia principal.
6- A desnaturação é um processo no qual moléculas biológicas perdem suas funções, devido a alguma mudança no meio, seja em altas temperaturas, variações de PH, entre outras. Ela acontece comumente com proteínas.
A desnaturação é o evento primário e importante. Outros efeitos como floculação ou coagulação são manifestações visíveis das alterações causadas pelos agentes desnaturantes.
Estas reações de precipitação com desnaturação, além de serem úteis para caracterizar a presença de proteínas em solução, também são úteis para se fazer a desproteinização de líquidos biológicos para análise de componentes não protéicos.
A desvantagem é a perda da forma tridimensional de uma proteína, que ocorre por ação de qualquer fator capaz de destruir as estruturas secundária, terciária, ou quaternária para muitas proteínas as desnaturação é reversível.
7- Uma ligação peptídica é uma ligação química que ocorre entre duas moléculas quando o grupo carboxilo de uma molécula reage com o grupo amina de outra molécula, libertando uma molécula de água (H2O). Isto é, uma reação de síntese por desidratação que ocorre entre moléculas de aminoácidos.
A ligação covalente C-N resultante é chamada ligação peptídica e a grupo funcional resultante é uma amida . Polipeptídeos e proteínas são cadeias de aminoácidos presas por ligações peptídicas. A espinha dorsal do PNA (quimicamente similar ao DNA e RNA) também é mantido por este tipo de ligação.
8- As enzimas facilitam a ocorrência das reações, fazendo com que elas se processem com maior facilidade. São chamadas, por isso, de catalisadores. O papel de toda enzima é muito específico; isso quer dizer que uma determinada enzima facilita a ocorrência de uma determinada reação.
9- são substâncias inorgânicas necessárias ao funcionamento das enzimas. Várias enzimas humanas são proteínas conjugadas, tendo moléculas de íons metálicos de cobre, zinco e manganês, é por isso que necessitamos ingerir esses e outros tipos de íons em nossa dieta, já que nosso organismo não as produz.
Exemplo dos elementos são:
	Cu2+
	Citocromo oxidase
	Fe2+ ou Fe3+
	Citocromo oxidase, catalase, peroxidase
	K+
	Piruvato quinase
	Mg2+
	Hexoquinase, glicose-6-fosfatase, piruvato quinase
	Mn2+
	Arginase, ribonucleotídeo redutase
	Mo
	Dinitrogenase
	Ni+2
	Urease
	Se
	Glutationa peroxidase
	Zn2+
	Anidrase carbônica, desidrogenase alcoólica, carboxipeptidase A e B

Continue navegando