Buscar

APOL1 POLITICA EXTERNA BRASILEIRA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Política Externa Brasileira Contemporânea
“Outras linhas teóricas demonstram que fenômenos como a globalização e a regionalização tornariam a cooperação e a interdependência entre as sociedades (características que compõem suas bases) dominantes ao ultrapassarem transnacionalmente as fronteiras. A origem tanto da cooperação quanto da interdependência não acontece nos anos de 1990: ela já vinha se desenvolvendo, mas acelerou com o aumento da ação coletiva e o aprofundamento da relevância dos temas econômicos, sociais e culturais entre os anos de 1950 e 1970”.
Fonte: Pecequilo, Cristina Soreanu. Temas da agenda internacional: o Brasil e o mundo. Curitiba: InterSaberes, 2ª edição, 2019 (Capítulo 1).
Partindo do material apresentado na disciplina “Política Externa Brasileira Contemporânea”, que trata da premissa da globalização como interpretação para o cenário pós-Guerra Fria, examine as afirmativas abaixo, marcando-as com V para verdadeiro e F para falso para, em seguida, selecionar a alternativa com a sequência correta.
( ) I. A função primordial da globalização é criar blocos como espaços preferenciais.
( ) II. Temos por verdadeiro que a globalização e a regionalização podem ser tanto excludentes quanto complementares.
( ) III. Podemos afirmar que a transnacionalização e a interdependência, além de comporem uma visão de mundo cada vez mais sustentada em valores universais e similares, são a base da globalização.
( ) IV. A globalização apresenta escala global, tendo como premissa a criação de um mundo único, sem fronteiras, por meio da aceleração do contato entre os Estados e do aprofundamento dos laços de cooperação.
Nota: 10.0
	
	A
	F, V, V, V.
Você acertou!
A sequência correta é: (F, V, V, V). De acordo com o livro base da disciplina, “A globalização, como o próprio nome diz, apresenta escala global, tendo como premissa a criação de um mundo único, sem fronteiras, por meio da aceleração do contato entre os Estados e do aprofundamento dos laços de cooperação. A transnacionalização e a interdependência, além de comporem uma visão de mundo cada vez mais sustentada em valores universais e similares, são a base da globalização, que pode ou não ser compatível com a regionalização. Afinal, a regionalização cria blocos como espaços preferenciais, ao passo que a globalização pensa em um mundo sem divisões entre as sociedades. Portanto, a globalização e a regionalização podem ser tanto excludentes quanto complementares. Entretanto, não eram somente a globalização e a regionalização que poderiam ser associadas a temas da Nova Ordem Mundial e da governança, tendo em vista toda a agenda internacional que esteve em compasso de espera após a Guerra Fria. Seja no âmbito global, seja no regional, a valorização dos temas econômicos e sociais, os quais consolidaram tendências prévias, surgiu como consequência natural do fim da guerra, ampliando a ação das OIGs e dos regimes internacionais”.
A alternativa I (A função primordial da globalização é criar blocos como espaços preferenciais) é, portanto, falsa.
 
Fonte: Pecequilo, Cristina Soreanu. Temas da agenda internacional: o Brasil e o mundo. Curitiba: InterSaberes, 2ª edição, 2019 (Capítulo 1).
	
	B
	F, V, F, F.
	
	C
	V, V, F, V.
	
	D
	V, V, F, F.
	
	E
	V, F, V, F.
Questão 2/10 - Política Externa Brasileira Contemporânea
“O Pacto Global para Migrações Seguras, Ordeiras e Regulares (GCM) é uma resposta conjunta dos países do sistema das Nações Unidas à atual crise migratória. O conceito da Convenção é que os países não devem agir isoladamente ao enfrentar esta crise, mas devem tomar ações coletivas e cooperar entre si para alcançar grandes resultados. O acordo da convenção vem da Declaração de Nova York, de 2016, e tem como objetivo desenvolver diretrizes para resolver questões relacionadas à migração (União Europeia, 2018)”.
Fonte: Rota de Aprendizagem 2 (Tema: O Pacto Global para Migrações).
Considerando o conteúdo apresentado na disciplina “Política Externa Brasileira Contemporânea”, examine os enunciados abaixo e assinale a alternativa que descreve acertadamente sobre as medidas adotadas com o Pacto Global para Migrações.
I. Fornecer regularmente aos imigrantes documentos de identificação bem como combater a xenofobia.
II. Combater o tráfico de pessoas e introdução clandestina de migrantes, cooperar com embaixadas e consulados e gerenciar fronteiras.
III. Criar um banco de dados para fazer políticas públicas, cooperar para localizar imigrantes desaparecidos e facilitar o processo regular de migração.
IV. Cooperar para garantir a segurança e a sequência da migração, estabelecer um mecanismo para garantir a integração dos imigrantes na sociedade receptora e promover a convivência amigável com cidadãos nativos.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
 
	
	E
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
 
Você acertou!
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. De acordo com a rota de aprendizagem 2, “O objetivo do Pacto Global é fornecer orientação para as ações dos países que o respeitam. São consideradas as medidas mais importantes (Nações Unidas, 2018): Fornecer regularmente aos imigrantes documentos de identificação; Facilitar o processo regular de migração; Criar um banco de dados para fazer políticas públicas; Cooperar para localizar imigrantes desaparecidos; Combate ao tráfico de pessoas e introdução clandestina de migrantes; Cooperação com embaixadas e consulados; Gerenciamento de fronteiras; Combate à xenofobia; Cooperar para garantir a segurança e a sequência da migração; Estabelecer um mecanismo para garantir a integração dos imigrantes na sociedade receptora; Promover a convivência amigável com cidadãos nativos”.
Fonte: Rota de Aprendizagem 2 (Tema: O Pacto Global para Migrações).
Questão 3/10 - Política Externa Brasileira Contemporânea
“Após a Segunda Conferência Mundial em Viena, o Brasil estabeleceu o primeiro Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH) no governo Fernando Henrique Cardoso, em 1996. Em 1997, foi criado o Ministério dos Direitos Humanos, a partir do qual se desmembram secretarias especiais de atuação que atuam na promoção dos direitos humanos, conforme as convenções assinadas pelo Brasil”.
Fonte: Rota de Aprendizagem 2 (Tema: Ampliação do ativismo nos anos 1990).
Considerando o conteúdo apresentado na disciplina “Política Externa Brasileira Contemporânea”, examine os enunciados abaixo e assinale a alternativa que descreve acertadamente, sobre as diretrizes do Plano Nacional de Diretos Humanos (PNDH).
I. As principiais diretrizes do PNDH são educação, cultura em direitos humanos e direito à memória e à verdade.
II. As principiais diretrizes do PNDH são desenvolvimento, direitos humanos e interação democrática entre Estado e sociedade civil.
III. As principiais diretrizes do PNDH são a focalização das políticas públicas como estratégias de redistribuição de renda e negacionismo científico.
IV. As principiais diretrizes do PNDH são segurança pública, acesso à justiça, combate à violência bem como universalização dos direitos em contexto de desigualdades.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
 
	
	B
	Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Você acertou!
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. De acordo com a rota de aprendizagem 2, “A segunda edição do PNDH foi publicada em 2002. Desde 2009, a terceira edição do PNDH encontra-se em vigor, criada sob a gestão de Luis Inácio Lula da Silva, cujas diretrizes são as seguintes: Eixo Orientador I - Interação democrática entre Estado e sociedade civil; Eixo Orientador II - Desenvolvimento e Direitos humanos; Eixo Orientador III - Universalizar direitos em contexto de desigualdades; Eixo Orientador IV - Segurança pública, acesso à justiça e combate à violência; Eixo Orientador V - Educação
e Cultura em Direitos Humanos e; Eixo Orientador VI - Direito à Memória e à Verdade”.
A alternativa III (As principiais diretrizes do PNDH são a focalização das políticas públicas como estratégias de redistribuição de renda e negacionismo científico) está, portanto, incorreta.
 
Fonte: Rota de Aprendizagem 2 (Tema: Ampliação do ativismo nos anos 1990).
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
 
	
	E
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Questão 4/10 - Política Externa Brasileira Contemporânea
“A criação, em 2003, da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), ligada ao antigo Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio, representou um salto qualitativo nas atividades relacionadas ao setor cultural e tem ajudado no reposicionamento do país no mundo”.
Fonte: Pecequilo, Cristina Soreanu. Temas da agenda internacional: o Brasil e o mundo. Curitiba: InterSaberes, 2ª edição, 2019 (Capítulo 3 - O Brasil e a diplomacia cultural).
Partindo do material apresentado na disciplina “Política Externa Brasileira Contemporânea”, que trata das áreas de atuação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), examine as afirmativas abaixo, marcando-as com V para verdadeiro e F para falso para, em seguida, selecionar a alternativa com a sequência correta.
( ) I. Podemos afirmar que a Apex-Brasil atua com atração de investimentos.
( ) II. A Apex-Brasil atua com inteligência de mercado e qualificação empresarial.
( ) III. A Apex-Brasil atua com estratégia para a internacionalização e promoção de negócios e imagem.
( ) IV. Podemos afirmar que a Apex-Brasil atua com aplicação de pesquisa de intenção de voto e avaliação de governo.
Nota: 10.0
	
	A
	F, F, F, V.
	
	B
	F, V, F, F.
	
	C
	V, V, V, V.
	
	D
	V, V, V, F.
Você acertou!
A sequência correta é: (V, V, V, F). De acordo com o livro base da disciplina, “A Apex-Brasil visa à exploração das vantagens comparativas do Brasil no comércio internacional e à promoção de sua imagem e de seus produtos no mundo. Apresentamos, a seguir, os objetivos mais específicos da instituição e sua atuação: Objetivos: Promover as exportações de empresas brasileiras no exterior. Elevar a competitividade e a internacionalização dos negócios brasileiros. Atrair investimentos estrangeiros diretos (IED). Atuação: Inteligência de mercado, Qualificação empresarial, Estratégia para a internacionalização, Promoção de negócios e imagem e Atração de investimentos”.
A alternativa IV (Podemos afirmar que a Apex-Brasil atua com aplicação de pesquisa de intenção de voto e avaliação de governo) é, portanto, falsa.
 
Fonte: Pecequilo, Cristina Soreanu. Temas da agenda internacional: o Brasil e o mundo. Curitiba: InterSaberes, 2ª edição, 2019 (Capítulo 3 - O Brasil e a diplomacia cultural).
	
	E
	F, F, V, V.
Questão 5/10 - Política Externa Brasileira Contemporânea
“Ao longo das seções anteriores, abordamos alguns aspectos da posição do Brasil no campo dos direitos humanos. Desde o início do século XX, o país alternou posições de maior ativismo na defesa da ampliação do sistema universal e de recuo. Esse ativismo pode ser constatado desde as primeiras décadas do século XX, com a atuação de Rui Barbosa em Haia, até os anos de 1960. Entre 1960 e 1980, predominou o retrocesso em virtude da vigência do regime militar até 1985, retomando-se uma postura mais proativa apenas com a redemocratização. Como destaca Cardoso (2012, p. 128): “Com efeito, após 1985, houve mudança significativa da posição brasileira em matéria de direitos humanos. O Brasil superou uma postura ‘soberanista’ e aderiu aos principais instrumentos internacionais sobre os direitos humanos”.
Fonte: Pecequilo, Cristina Soreanu. Temas da agenda internacional: o Brasil e o mundo. Curitiba: InterSaberes, 2ª edição, 2019 (Capítulo 2 – O Brasil e o sistema de direitos humanos).
Considerando o conteúdo apreendido em “Política Externa Brasileira Contemporânea”, examine os enunciados abaixo e assinale a alternativa que faz uma análise correta das características da justiça de transição.
I. A Justiça de Transição lida com situações de gerenciamento das situações de mudança de regimes autoritários para sociedades democráticas.
II. A Justiça de Transição lida com situações de gerenciamento das situações de mudança de regimes meritocráticos para sociedades autoritárias.
III. Em muitas dessas transições, Estados autoritários estabeleceram leis de anistia antes que o poder fosse transferido para a sociedade civil, com o objetivo de garantir que os crimes cometidos durante a ditadura não sejam punidos, independentemente de sua natureza.
IV. A Justiça de Transição concilia e julga as ações judiciais entre trabalhadores e empregadores e outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho, bem como as demandas que tenham origem no cumprimento de suas próprias sentenças, inclusive as coletivas.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Você acertou!
Apenas as afirmativas I e III estão corretas. De acordo com a rota de aprendizagem 2, “Uma discussão adicional que precisa ser mencionada como parte da agenda dos direitos humanos no século XXI refere-se à crescente relevância do tema Justiça de Transição. A Justiça de Transição lida com situações de gerenciamento das situações de mudança de regimes autoritários para sociedades democráticas. Em muitas dessas transições, Estados autoritários estabeleceram leis de anistia antes que o poder fosse transferido para a sociedade civil, com o objetivo de garantir que os crimes cometidos durante a ditadura não sejam punidos, independentemente de sua natureza”.
A alternativa II (A Justiça de Transição lida com situações de gerenciamento das situações de mudança de regimes meritocráticos para sociedades autoritárias) e IV (A Justiça de Transição concilia e julga as ações judiciais entre trabalhadores e empregadores e outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho, bem como as demandas que tenham origem no cumprimento de suas próprias sentenças, inclusive as coletivas) estão, portanto, incorretas.
Fonte: Rota de Aprendizagem 2 (Tema: Direitos humanos no século XXI).
	
	B
	Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	E
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Questão 6/10 - Política Externa Brasileira Contemporânea
“Analisar os antecedentes dos direitos humanos remete aos primeiros estudos das áreas de direito, filosofia e ciência política, associados à constituição dos Estados e das sociedades. Nessa perspectiva, podemos citar como exemplos os conceitos de democracia e participação popular seguidos pelos pensadores clássicos do contratualismo e dos direitos naturais. Nos séculos XVII e XVIII, teóricos como Thomas Hobbes, John Locke e Jean Jacques Rousseau estabeleceram a imagem das pessoas providas de direitos fundamentais e que viviam em imaginários “Estados de Natureza”, superados por um pacto mútuo. Denominado de contrato social, tal pacto gerava um “Estado civil” e a “sociedade civil”, criando a constituição dos direitos básicos e as normas de convivência interna”.
Fonte: Pecequilo, Cristina Soreanu. Temas da agenda internacional: o Brasil e o mundo. Curitiba: InterSaberes, 2ª edição, 2019 (Capítulo 2).
Partindo do material apresentado na disciplina “Política Externa Brasileira Contemporânea”, que trata das principais características dos direitos humanos, examine as afirmativas abaixo, marcando-as com V para verdadeiro e F para falso para, em seguida, selecionar a alternativa com a sequência correta.
( ) Podemos afirmar que dignidade, autonomia e historicidade são componentes do conceito de direitos humanos.
( ) Inviolabilidade, essencialidade e imprescritibilidade estão entre as principais caraterísticas dos direitos humanos.
( ) Proibição do retrocesso, inalienabilidade e indisponibilidade fazem parte do conjunto de características dos direitos humanos.
( ) Entre
as importantes características dos direitos humanos estão o segredo de justiça, o foro privilegiado e a soberania estatal.
Nota: 10.0
	
	A
	F, F, F, V.
	
	B
	F, V, F, F.
	
	C
	V, V, V, V.
	
	D
	V, V, V, F.
Você acertou!
A sequência correta é: (V, V, V, F). De acordo com o livro base da disciplina, “De acordo com Mazzuoli (2018) e Ramos (2017), são características básicas dos direitos humanos: dignidade, autonomia, historicidade, inviolabilidade, essencialidade, imprescritibilidade/inexaurabilidade, proibição do retrocesso; inalienabilidade; indisponibilidade/irrenunciabilidade”.
A afirmativa IV (Entre as importantes características dos direitos humanos estão o segredo de justiça, o foro privilegiado e a soberania estatal) está, portanto, incorreta.
Fonte: Pecequilo, Cristina Soreanu. Temas da agenda internacional: o Brasil e o mundo. Curitiba: InterSaberes, 2ª edição, 2019 (Capítulo 2 - Os antecedentes).
	
	E
	F, F, V, V.
Questão 7/10 - Política Externa Brasileira Contemporânea
“Em 1970, a Conferência Intergovernamental sobre os Aspectos Institucionais, Administrativos e Financeiros das Políticas Culturais trouxe para a arena internacional as discussões sobre as temáticas culturais, dando início a uma série de reuniões específicas sobres esses temas em escala global. O fim da Guerra Fria ampliou esses debates e, em 2005, foi estabelecido o regime da cultura com a CPPDEC”.
Fonte: Pecequilo, Cristina Soreanu. Temas da agenda internacional: o Brasil e o mundo. Curitiba: InterSaberes, 2ª edição, 2019 (Capítulo 3 - O papel da Unesco).
Partindo do conteúdo discutido na disciplina “Política Externa Brasileira Contemporânea”, examine os enunciados abaixo e assinale a alternativa que descreve acertadamente os objetivos da Convenção sobre a Promoção e Proteção da Diversidade das Expressões Culturais (CPPDEC).
I. Proteger e promover a diversidade das expressões culturais bem como criar condições para que as culturas floresçam e interajam livremente em benefício mútuo.
II. Encorajar o diálogo entre culturas a fim de assegurar intercâmbios culturais mais amplos e equilibrados no mundo em favor do respeito intercultural e de uma cultura da paz.
III. Promover o respeito pela diversidade das expressões culturais e a conscientização de seu valor nos planos local, nacional e internacional e reafirmar a importância do vínculo entre cultura e desenvolvimento para todos os países.
IV. Fomentar a interculturalidade de forma a desenvolver a interação cultural, no espírito de construir pontes entre os povos bem como reafirmar o direito soberano dos Estados de conservar, adotar e implementar as políticas e medidas que considerem apropriadas para a proteção e promoção da diversidade das expressões culturais em seu território.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	E
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Você acertou!
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. De acordo com o livro base da disciplina, “Ratificada pelo Brasil em 2006, a CPPDEC estabelece objetivos, princípios e obrigações dos Estados no campo da diversidade cultural, assim como apresenta uma definição do que são os temas culturais na arena global. Trata-se de um documento extenso, do qual destacamos alguns pontos. Os objetivos da convenção são: a. proteger e promover a diversidade das expressões culturais; b. criar condições para que as culturas floresçam e interajam livremente em benefício mútuo; c. encorajar o diálogo entre culturas a fim de assegurar intercâmbios culturais mais amplos e equilibrados no mundo em favor do respeito intercultural e de uma cultura da paz; d. fomentar a interculturalidade de forma a desenvolver a interação cultural, no espírito de construir pontes entre os povos; e. promover o respeito pela diversidade das expressões culturais e a conscientização de seu valor nos planos local, nacional e internacional; f. reafirmar a importância do vínculo entre cultura e desenvolvimento para todos os países, especialmente para países em desenvolvimento, e encorajar as ações empreendidas no plano nacional e internacional para que se reconheça o autêntico valor desse vínculo; g. reconhecer natureza específica das atividades, bens e serviços culturais enquanto portadores de identidades, valores e significados; h. reafirmar o direito soberano dos Estados de conservar, adotar e implementar as políticas e medidas que considerem apropriadas para a proteção e promoção da diversidade das expressões culturais em seu território; i. fortalecer a cooperação e a solidariedade internacionais em um espírito de parceria visando, especialmente, o aprimoramento das capacidades dos países em desenvolvimento de protegerem e de promoverem a diversidade das expressões culturais. (Unesco, 2007, p. 3)”.
 
Fonte: Pecequilo, Cristina Soreanu. Temas da agenda internacional: o Brasil e o mundo. Curitiba: InterSaberes, 2ª edição, 2019 (Capítulo 3 - O papel da Unesco).
Questão 8/10 - Política Externa Brasileira Contemporânea
“Huntington entende que, com a queda do Muro de Berlim, que simbolizava a crise do paradigma e a destruição da primeira matriz institucional da Guerra Fria, surge uma segunda cuja principal consequência é que o eixo central da política mundial no futuro tende a ser o conflito entre 'o Ocidente e o Resto', e as respostas das civilizações não ocidentais ao poderio e aos valores do Ocidente (CHIAPPIN, 1994)”.
Fonte: Rota de Aprendizagem 1 (Tema: Interpretações para o cenário pós-guerra fria: o fim da história e o choque de civilizações).
Considerando os ensinamentos apreendidos na disciplina “Política Externa Brasileira Contemporânea”, que trata das interpretações para o cenário pós-Guerra Fria, examine os enunciados abaixo e assinale a alternativa que faz uma análise correta da tese “O choque de civilizações” de Samuel Huntington.
I. A perspectiva defendida por Huntington enfatiza o predomínio do Japão como líder do sistema internacional.
II. Para a tese de Huntington, não haveria como estabelecer um sistema internacional de paz porque a análise proposta da política mundial falha em capturar seus aspectos culturais e civilizacionais.
III. A obra O Choque das Civilizações, de Samuel Huntington afirma que o período pós-Guerra Fria dividirá o mundo em sete ou oito civilizações baseadas em conflitos entre diferentes culturas.
IV. De acordo com essa tese, a história humana é, no seu sentido mais abrangente, uma história das civilizações. E é esta dimensão da política internacional que cada vez mais vai moldar e determinar a configuração e o arranjo institucional do sistema internacional e, com isso, os novos agrupamentos e alianças de poder.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as afirmativas II, III estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas III, IV estão corretas.
 
	
	C
	Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. De acordo com o livro base da disciplina, “Na obra O Choque das Civilizações, Samuel Huntington (1997) apresenta outra perspectiva, na qual o pós-guerra teria como base os conflitos entre diferentes culturas. De acordo com essa vertente, o mundo estaria dividido entre sete ou oito civilizações (teoria também sistematizada na ideia do Ocidente contra o resto – em inglês, The West and the Rest). Para Huntington (1997), portanto, não haveria como estabelecer um sistema internacional de paz”. A rota de aprendizagem 1 também menciona esse assunto, “a obra O Choque das Civilizações, de Samuel Huntington (1993) afirma que o período pós-Guerra Fria dividirá o mundo em sete ou oito civilizações baseadas em conflitos entre diferentes culturas. Em suma, para Huntington, não haverá como estabelecer um sistema internacional de paz, porque a análise proposta da política mundial falha em capturar seus aspectos culturais e civilizacionais. Nesse estágio, os conflitos globais não são mais essencialmente
militares, ideológicos ou mesmo econômicos, mas se manifestam como conflitos de natureza civilizacional. Huntington não se limita a tornar a civilização um novo promotor de eventos globais. Ele ressaltou que a unidade básica do paradigma substituído, o Estado-nação, emergiu apenas recentemente (apenas nos últimos quatro séculos) e, portanto, diminuiu na história da humanidade. Ele tenta enfatizar que a unidade civilizacional tem estado presente e agindo ao longo de toda a história. Por razões históricas, os aspectos militares, econômicos e ideológicos de outras unidades políticas e suas relações de poder mascararam e sufocaram seu desempenho (CHIAPPIN, 1994). Pode-se, assim, dizer que a história humana é, no seu sentido mais abrangente, uma história das civilizações. E é esta dimensão da política internacional que cada vez mais vai moldar e determinar a configuração e o arranjo institucional do sistema internacional e, com isso, os novos agrupamentos e alianças de poder (CHIAPPIN, 1994). Até agora a civilização ocidental tem conduzido a política de poder do sistema internacional, pela sua predominância militar, econômica e mesmo cultural” (Adaptado).
A alternativa I (A perspectiva defendida por Huntington enfatiza o predomínio do Japão como líder do sistema internacional) está, portanto, incorreta.
 
Fonte: Pecequilo, Cristina Soreanu. Temas da agenda internacional: o Brasil e o mundo. Curitiba: InterSaberes, 2ª edição, 2019 (Capítulo 1).
 
Fonte: Rota de Aprendizagem 1 (Tema: Interpretações para o cenário pós-guerra fria: o fim da história e o choque de civilizações).
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	E
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Questão 9/10 - Política Externa Brasileira Contemporânea
“Diante da aceleração dos fenômenos sociais, políticos, econômicos, estratégicos e culturais, o sistema internacional passou a ser caracterizado por uma mistura de fenômenos estatais e não estatais, da qual emergiram temáticas como a da interdependência e da transnacionalização (Keohane; Nye Jr., 1981, 1989)”.
Fonte: Pecequilo, Cristina Soreanu. Temas da agenda internacional: o Brasil e o mundo. Curitiba: InterSaberes, 2ª edição, 2019 (Capítulo 1).
Considerando os ensinamentos apreendidos na disciplina “Política Externa Brasileira Contemporânea”, assinale a alternativa que melhor descreve o conceito de transnacionalização.
Nota: 10.0
	
	A
	A transnacionalização é concebida como a arte de policiar as forças sociais e pressupõe uma primazia do coletivo sobre o individual.
	
	B
	A transnacionalização é um conjunto cujos elementos constitutivos se parecem mais entre eles do que com aqueles situados nas regiões vizinhas.
	
	C
	A transnacionalização designa o processo pelo qual os territórios pouco ou nada conectados uns aos outros formam pouco a pouco um conjunto regional distinto do resto do mundo.
	
	D
	A transnacionalização pode designar uma forma de ideologia política, econômica ou gerencial que leva um ator a pensar que a vizinhança regional deve ser a prioridade estratégica de sua ação.
	
	E
	A transnacionalização relaciona-se à fragilidade das fronteiras dos Estados, isto é, ao fato de as questões internacionais não se limitarem mais ao território, visto que envolvem fluxos globais de transportes, pessoas, tecnologia e transações de outras naturezas além da econômica.
Você acertou!
A alternativa correta é: (A transnacionalização relaciona-se à fragilidade das fronteiras dos Estados, isto é, ao fato de as questões internacionais não se limitarem mais ao território, visto que envolvem fluxos globais de transportes, pessoas, tecnologia e transações de outras naturezas além da econômica). De acordo com o livro base da disciplina, “A transnacionalização, por sua vez, relaciona-se à fragilidade das fronteiras dos Estados, isto é, ao fato de as questões internacionais não se limitarem mais ao território, visto que envolvem fluxos globais de transportes, pessoas, tecnologia e transações de outras naturezas além da econômica”. As demais alternativas estão, portanto, incorretas.
 
Fonte: Pecequilo, Cristina Soreanu. Temas da agenda internacional: o Brasil e o mundo. Curitiba: InterSaberes, 2ª edição, 2019 (Capítulo 1).
Questão 10/10 - Política Externa Brasileira Contemporânea
“Historicamente, as questões associadas à cultura nas relações internacionais, como educação, manifestações culturais, projetos de cooperação e desenvolvimento, ciência e conhecimento, são gerenciados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization). A entidade foi criada entre 1945 e 1946 com base na premissa de que a paz precisava ser estabelecida, tendo em vista a moral da humanidade e a solidariedade intelectual”.
Fonte: Pecequilo, Cristina Soreanu. Temas da agenda internacional: o Brasil e o mundo. Curitiba: InterSaberes, 2ª edição, 2019 (Capítulo 3 - O papel da Unesco).
Considerando os ensinamentos apreendidos na disciplina “Política Externa Brasileira Contemporânea”, assinale a alternativa que melhor descreve o conceito de interculturalidade.
Nota: 10.0
	
	A
	Instituições que produzem e distribuem serviços e bens culturais.
	
	B
	Manifestações culturais que resultam da criatividade de indivíduos, grupos e sociedades. Têm aporte cultural.
	
	C
	Caráter simbólico, dimensão artística e valores culturais que se originam ou se expressam nas identidades culturais.
	
	D
	Interações de natureza cultural que podem dar origem a expressões culturais compartilhadas, sustentadas no diálogo e respeito mútuo.
Você acertou!
A alternativa correta é: (Interações de natureza cultural que podem dar origem a expressões culturais compartilhadas, sustentadas no diálogo e respeito mútuo). De acordo com o livro base da disciplina, “Quadro 3.1 – Conceitos e definições no contexto da diplomacia cultural: Interculturalidade: Interações de natureza cultural que podem dar origem a expressões culturais compartilhadas, sustentadas no diálogo e respeito mútuo”. As demais alternativas estão, portanto, incorretas.
Fonte: Pecequilo, Cristina Soreanu. Temas da agenda internacional: o Brasil e o mundo. Curitiba: InterSaberes, 2ª edição, 2019 (Capítulo 3 - O papel da Unesco).
	
	E
	Iniciativas culturais regionais, nacionais ou internacionais que incidem nas expressões culturais, bem como na criação, produção, difusão e distribuição de atividades dessa natureza.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais