Buscar

2º ESTUDO DIRIGIDO Introdução a Pedagogia UNIDADE II 2020 1 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso de Pedagogia
Turma do 1º Período
2020.1
	Profª Kize Arachelli
Aluno: João Vitor Silva de Oliveira 
ATIVIDADE REMOTA
PÁGINA 108
1. Para você, como se dá a formação da identidade do Pedagogo?
R. É o resultado de experiências e de autoconhecimento em determinados grupos, que possibilita que sua identidade seja construída dia pós dia, agregando o que se opõe e o que aproxima, dando significado aos saberes entrelaçados. 
2. A partir dos estudos feitos no local de trabalho do Pedagogo, elabore um quadro comparativo, pontuando a práxis pedagógica e os principais desafios enfrentados no seu dia a dia profissional.
R. A Práxis pedagógica constitui-se da relação dialética entre teoria e prática, pois quando a teoria não tem como objetivo um fim prático, não haverá uma prática revolucionária. A práxis pedagógica é um desafio, em virtude da escola estar subordinada ao modo de produção capitalista. A forma em que a escola encontra-se organizada dificulta a ocorrência da práxis pedagógica, pois apresenta problemas como: dissociação entre teoria e prática, com ausência do trabalho material, flexibilização do currículo com a fragmentação da formação, desenvolvimento de competências e habilidades mercadológicas, culpabilização dos estudantes e dos professores pelo fracasso escolar, políticas públicas educacionais com características neoliberais, organização do trabalho pedagógico burocratizada, precarização do trabalho, com excesso de trabalho, má remuneração, infraestrutura precária, falta de materiais pedagógicos entre outros. 
3. Disserte a respeito da expansão do terceiro setor, expressando sua opinião a respeito da necessidade, ou não, das ONG no Brasil.
R. O terceiro setor abre espaço para que os cidadãos criem movimentos ligados a projetos alternativos de educação não formal, incentivando e dando origem a espaços mais criativos. O pedagogo vem se tornando cada vez mais necessário à educação não formal, inclusive em OGNs na qual realizam projetos extremamente importantes no contexto social, resgatando a cidadania entre os excluídos e marginalizados no Brasil. 
4. Dos espaços educativos existentes em uma empresa, destacamos dois deles. Cite-os e discorra sobre eles.
R. Treinamento: Deve ter caráter educativo e não somente instrucional, promovendo a reflexão acerca da prática e possibilitando novas construções. 
Recrutamento e seleção: O educador/pedagogo estuda e projeta a trajetória educacional à vaga existente e indica os investimentos que serão necessários; em seguida, os resultados de tal trabalho seriam encaminhados ao gestor da área e, depois, juntando isso aos resultados da análise psicológica, seria possível discutir as melhores opções para que a vaga fosse preenchida, o que seria muito útil para que o administrador tomasse a decisão final. 
5. Qual a importância das entidades de classe para a sociedade civil brasileira? 
R. Por Meio de suas ações desenvolve o associativismo e estimula conceitos de lideranças, oportunizando a defesa dos valores sociais, valorização profissional e zelando pela ética no exercício da atividade empresarial. 
6. Qual é o elo entre a educação e os movimentos sociais? Dê a sua opinião a respeito, conceituando-os. 
R. O fortalecimento em todo o processo de lutas e reivindicações contra injustiças sociais, evolução da organização da educação e do sistema escolar no Brasil. Diz respeito ao enfrentamento às causas da desigualdade social, como componente estrutural da sociedade brasileira, que em cada período histórico se apresenta com um formato específico, o que demanda por parte da sociedade civil organizada diferentes formas de lutas e reivindicações. Importante para que saíssemos de um regime militar autoritário, para consolidação da democracia, e para que tenhamos hoje a educação como uma das prioridades nacional. 
7. Como surgiu a Anfope? Qual a importância dessa associação para a educação no Brasil? 
R. É uma entidade de caráter político-acadêmico originária do movimento dos educadores na década de 1970, criada em 26 de julho de 1990, e hoje, é referência no cenário nacional quando se trata de desenvolver estudos, pesquisas e debates sobre a formação e valorização dos profissionais da educação. O reconhecimento de sua importância e de suas contribuições se deve, sobretudo, à forma de como vem se posicionando frente aos desafios historicamente colocados no campo educacional. A associação delimita, desse modo, uma atuação fundamental no debate e análise de políticas educacionais, em particular no campo da formação dos profissionais da educação e na forma de organização dos cursos de formação desses profissionais bem como sua valorização pelas políticas públicas.
8. Descreva os benefícios da experiência estética, com foco no cotidiano das salas de aula.
R. Faz com que percebamos a multiplicidade, a variedade, as diferenças, a complexidade e as diversas verdades que nos rodeiam e requerem nossa atenção. É necessário que os alunos e o professores deixem-se se abalar pelas obras de arte, gostando ou não do que estamos vendo ou ouvindo. Desenvolvendo assim, uma sensibilidade para o artístico, na medida em que integre um projeto de humanização. 
9. Qual a importância do conhecimento científico para o ‘fazer educativo’ do pedagogo?
 R. través dele que ele irá articular metas e ações, buscando maiores conhecimentos dentro de seus princípios educacionais, diante disto tem como perspectiva desenvolver a capacidade de análise, aplicação considerando a situação teórico-prático de uma sala de aula, o papel do professor é facilitar o desenvolvimento livre e espontâneo do indivíduo, elaborando percursos pessoais e transformando continuamente o cenário do processo ensino aprendizagem para acompanhar as mudanças do mundo.
UNINASSAU – Unidade Prudente de Morais, Lagoa Nova, Natal-RN

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando