Buscar

1 01CULTURA AFRO-BRASILEIRA E RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 3
Durante os anos 2000, houve um aumento das discussões sobre questões étnico-raciais no Brasil, impulsionado pela ação mais efetiva do Estado nesse sentido. Isso incluiu a participação do Brasil na “III Conferência Mundial Contra o Racismo, a Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata” realizada em Durban, na África do Sul, em 2001.
A Conferência de Durban deu uma enfraquecida nos órgãos do Movimento Social Negro, tendo uma certa urgência de implementar em todo o território nacional ações e políticas de estímulo ao racismo e desigualdades étnico-raciais.
Apesar de haver avanços bem significativos para os afrodescendentes, garantidos por legislações sancionadas por Fernando Henrique Cardoso e ratificadas por Luiz Inacio Lula da Silva, ainda há muita desigualdade entre negros e brancos. A lei 10.639 de 2003 trouxe muitos retrocessos, fechando muito as portas e dando pouca oportunidade a população negra.
De acordo com Freitas (2010), é imprescindível ter ciência de que as pessoas são diferentes, pois o mundo é feito de multiculturalismo e pluralismo de ideias. As diversidades devem ser respeitadas, reconhecidas e valorizadas.
Sobre as afirmativas:
Resposta Marcada :
1 e 4 estão corretas.

Outros materiais