Buscar

ergonomia e ginástica laboral_ATUALIZADA

Prévia do material em texto

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL
PROFESSOR: CARMEN APARECIDA
MARILIA SANTOS SILVA
RA4253684
CLARETIANO
ANO 2019
1) A Ergonomia se baseia em três domínios: Físico, Cognitivo e Organizacional. Estude sobre estes domínios e analise a atividade de um frentista de posto de gasolina e descreva quando ele utiliza estes domínios na sua tarefa de abastecer o carro.
A análise dos dados foi realizada através de análise de conteúdo. Pode-se constatar que os aspectos ergonômicos envolvidos nas atividades dos atendentes referem-se à postura de atendimento e à tensão permanente devido aos perigos existentes por trabalharem junto aos combustíveis inflamáveis. Verificou-se ainda que a Qualidade de Vida no Trabalho dos atendentes se manifesta por meio de variáveis que interferem de forma positiva, tais como, o relacionamento com os colegas e alguns clientes considerados amigos, as condições de trabalho. E se manifesta também desfavoravelmente devido à alta periculosidade do local de trabalho, os clientes exigentes e a variedade de tarefas na atividade dos frentistas.
· 2) Baseado no protocolo de Analise Ergonômica do Trabalho elaborado pela Universidade Federal de São Carlos, fotografe e analise uma função ou uma atividade e descreva o que encontrou de incorreto e responda os seguintes itens
- Qual a meta desta função/ atividade?
Meta de número de abastecimentos: basta o frentista priorizar atendimento de motociclistas, ele irá abastecer grande quantidade de clientes e baixo volume de vendas. Meta de volume de combustível: o frentista prioriza o atendimento a veículos a diesel e abastece grande volume, atendendo poucos clientes.
- Quais as posturas estão sendo adotadas por ele? 
Os frentistas estão expostos a vários fatores de riscos, frente a esse contexto é importante que estes profissionais tenham conhecimento a respeito da sua qualidade de vida. Assim, a pesquisa teve como principal objetivo avaliar a qualidade de vida dos frentistas em postos de combustíveis em um município do oeste baiano. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória, no qual 61 frentistas responderam ao instrumento WHOQOL-breef, que consta de 26 questões, servindo de base para avaliar a qualidade de vida desses profissionais, associado a um instrumento paralelo para obter o perfil sócio-demográfico e as características do ambiente de trabalho,
- A atividade é mais dinâmica ou estática?
Dinâmica, onde podemos citar os trabalhadores que exercem atividade em pé com deslocamentos constates, as regiões mais comumente estressadas são as costas e os membros inferiores. 
- Qual domínio ele utiliza mais nesta atividade?
O trabalho dos frentistas situa-se em um contexto do serviço de atendimento ao público. Nesse cenário contracenam diferentes interlocutores, onde os elementos de cenografia aparecem definidos a priori pela empresa (equipamentos, instrumentos, espaço), e as regras da interação dos sujeitos são preestabelecidas pela organização do trabalho.

Mais conteúdos dessa disciplina