Buscar

PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL 6a aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional / Aula 6 - Habilidades e Competências para o Mercado de Trabalho
Introdução
Agora que você já sabe como aproveitar melhor o seu período no ensino superior e como administrar melhor o seu dinheiro, é hora de pensar na sua carreira. É importante lembrar que o mercado de trabalho muda constantemente. Assim, como se preparar para este mercado tão volátil e inconstante? Nesta aula, você conhecerá um pouco mais sobre o que o mercado de trabalho exige dos profissionais atualmente e a importância de fazer um planejamento de carreira. É entendendo para onde o profissional quer ir, que se alcança o sucesso.
Resumo do conteúdo
O conceito de carreira e a importância de se planejar para alcançar o sucesso; A constante evolução do mercado e as mudanças necessárias para acompanhar esse processo; Ações importantes para o futuro, como: a necessidade de estar atualizado e em constante processo de aprendizagem.
	
	 1a Questão
	
	Refere-se à capacidade de adequação do profissional ao mercado de trabalho. Ampliando esse horizonte, podemos definir este conceito como sendo a capacidade de prestar serviços e obter trabalho remunerado utilizando-se das competências. De que conceito falamos?
	 
	Empregabilidade.
	
	 2a Questão
	
	O sucesso profissional não depende apenas do conhecimento técnico. É certo que os profissionais de hoje estão muito parecidos nas dimensões técnicas. Nesse contexto, o que fará diferença é justamente a capacidade de entender que é preciso ir além. Isto significa:
		
	 
	Ser flexível, ser criativo, resolver problemas inesperados, assumir riscos
	
	 3a Questão
	
	De acordo com as sentenças abaixo, somente uma opção descreve a habilidade e competência profissional.
		
	 
	Integridade, Flexibilidade, visão no cliente, desenvolvimento pessoal (Investir em cursos), pontualidade, confiabilidade e responsabilidade nos processos organizacionais de forma nata.
	
	 4a Questão
	
	
	
	O conhecimento adquirido para que um trabalhador permaneça com sua empregabilidade elevada não pode ser encarado da mesma forma que em décadas passadas. Diversos fatores relativos aos processos e tecnologias associadas às atividades de trabalho são motivos suficientes para que esse conhecimento se torne obsoleto, visto que a velocidade das mudanças, a famosa globalização e o desenvolvimento tecnológico transformam incessantemente o ambiente de trabalho. Tal constatação transfere ao trabalhador:
		
	 
	a necessidade de atualização e busca constante por novas ferramentas e modelos de trabalho, que possam fazer frente às novas exigências.
	
	 5a Questão
	
	Resiliência é um conceito que se refere à capacidade de algo voltar ao seu estado original após ser submetido a uma pressão ou força. Qual é o significado disso para o mundo corporativo?
		
	 
	Manter as competências e habilidades, mesmo diante das adversidades.
	
Explicação: Ser forte como um touro - não tem relação com a resiliência no mundo corporativo porque o que significa exatamente ser forte no mundo corporativo? Ser hábil e humilde - O que humildade tem a ver com resiliência? Manter o foco, independentemente do que pensar o seu chefe - O seu chefe pensa e solicita algo e você não faz ou faz discordando? e. Agir assertivamente - palavra da moda, genérica e sem sentido.
	
	
	 6a Questão
	
	Analisando a frase "eu sou a minha carreira", podemos considerar o autoconhecimento, conhecimento do ambiente e das escolhas de carreira, como uma perspectiva:
		
	 
	Do profissional
	
	 7a Questão
	
	Nos tempos modernos, a carreira profissional dentro das empresas sofreu grandes mudanças. Antes, só era necessário ter funcionários que cumprissem as suas obrigações, mas hoje a procura é por pessoas mais qualificadas e que tenham habilidades múltiplas. Hoje, as companhias procuram pelos profissionais do futuro. Mas o que significa essa definição? Que características a empresa deseja que este funcionário NÃO DEVA POSSUIR?
		
	 
	O funcionário deve ser individualista, focando nos seus objetivos.
	
	 
	 8a Questão
	
	Canvas Business Model é uma ferramenta para estrategistas que serve para discutir, pensar e estruturar uma ideia e transformá-la em negócio viável e sustentável. Qual das abaixo NÃO compõe as informações primordiais desta ferramenta?
		
	 
	Formação/Capacitação do Empreendedor
	
Explicação: O nível de formação não interfere no uso da ferramenta pois seu uso é bem simples e seus conceitos podem ser facilmente compreendidos.

Outros materiais