A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
29 pág.
QUALIDADE E CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO

Pré-visualização | Página 1 de 4

AULA 1.1
1)Sobre a qualidade e a sua relação com a variabilidade do processo, é verdadeiro afirmar:
d)Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente às especificações.
RESPOSTA CORRETA
Assim, atinge o valor alvo com a menor variabilidade possível em torno dele.
2)Sobre as origens do controle estatístico de processo, é verdadeiro afirmar:
c)O pioneiro no uso de métodos estatísticos em problemas industriais foi Shewhart.
RESPOSTA CORRETA
Ele coordenou uma série de pesquisas que levaram à inspeção de peças de equipamentos de centrais telefônicas, nos laboratórios da Bell Telephone.
3)Sobre o controle estatístico de processo e seu contexto, é verdadeiro afirmar:
e)As cartas ou gráficos de controle correspondem a uma das representações gráficas mais conhecidas do CEP.
RESPOSTA CORRETA
Por meio dessa ferramenta, é possível visualizar o comportamento do processo em relação ao padrão preestabelecido e seus limites de controle.
4)Sobre as características e objetivos do CEP, é verdadeiro afirmar:
e)Fornece uma fotografia do processo ao identificar e controlar sua variabilidade ao longo do tempo.
RESPOSTA CORRETA
Isso é feito por meio de coleta de dados continuada, análise e bloqueio de possíveis causas especiais que estejam tornando o sistema instável.
5)Sobre a implantação do CEP, é verdadeiro afirmar:
a)A sua implantação deve ser associada às estratégias de ação.
RESPOSTA CORRETA
Coletar dados sobre o processo e não agir é inútil e dispendioso, o que implica no desperdício do tempo e dos recursos investidos.
AULA 1.2
1)Em relação aos benefícios do processo estável, assinale a alternativa correta.
c)Atingido o padrão de qualidade exigido, a empresa poderá ganhar novos mercados.
RESPOSTA CORRETA
O processo de produção estável tem como escopo o aperfeiçoamento para ganho de novos mercados e também devido à alta competitividade.
2)As dispersões acompanham qualquer processo produtivo, contudo a estabilidade do processo se dará quando:
a)Forem eliminadas as causas de variações especiais.
RESPOSTA CORRETA
As causas especiais inviabilizam os cálculos de quão capaz é um processo, devido a sua fuga da tolerância da especificação. Sendo assim, é extremamente determinante que as causas especiais não existam para termos um processo de fato estável.
3)Para a avaliação da capacidade do processo, é necessário que:
d)O processo de produção esteja estável.
RESPOSTA CORRETA
A estabilidade é o pré-requisito mais básico para a avaliação da capacidade do processo, pois de nada vale a análise da capacidade de um processo com baixa confiabilidade, em que as causas especiais ainda estão presentes em sua rotina.
4)Considere um processo estável, que apresenta μ = 720, σ = 1,0, LEI = 715, LES = 725. Marque a alternativa que aponta os valores Cp e Cpk correspondentes e que apresenta a conclusão correta sobre o processo.
e)Cp = 1,67 e Cpk = 1,67. Neste caso, o processo é capaz e centralizado.
RESPOSTA CORRETA
O fato de os dois índices serem superiores a 1,33 permite considerar a capacidade do processo aceitável (processo capaz), e o fato de os dois índices apresentarem valores iguais permite concluir que o processo está centralizado.
5)Cp = 0,83 e Cpk = 1,67. Neste caso, o processo é incapaz (Cp < e descentralizado (cp ≠ cpk). <>>
a)O processo deixa a desejar em ambos os critérios, especialmente Cpk, pela má́ centralização (Cp = 1,17, Cpk = 0,67).
RESPOSTA CORRETA
A condição ideal seria que os índices fossem iguais ou superiores a 1,33. Cp até chega perto, mas o processo é apenas relativamente capaz, e Cpk está bem distante, demonstrando a má centralização do processo.
AULA 2.1
1)A inspeção por amostragem está diretamente relacionada ao contexto da estatística, sobre a qual, assinale a alternativa correta.
c)Possui o objetivo de estudar e compreender os parâmetros de uma determinada população, com a qual a amostragem se relaciona fortemente.
RESPOSTA CORRETA
A amostragem está fortemente relacionada com a estatística descritiva, servindo como meio para o processo de generalização, que corresponde à base da estatística inferencial.
2)Sobre alguns elementos e conceitos fundamentais da estatística, assinale a alternativa correta.
e)A amostragem corresponde ao processo de escolha da amostra, que deve ser formada por elementos representativos da população.
RESPOSTA CORRETA
Isso permite posterior coleta e análise de informações baseadas na amostra, que servirão de base ao estudo e à compreensão dos parâmetros da população.
3)Sobre os métodos de amostragem, assinale a alternativa correta.
a)Os dois principais métodos de amostragem são a probabilística e não probabilística.
RESPOSTA CORRETA
Esses tipos possuem características e destinações específicas, visando fornecer meios adequados para a formação das amostras, de acordo com cada situação.
4)Sobre a inspeção e suas formas básicas, assinale a alternativa correta.
e)A inspeção corresponde ao processo que visa identificar um produto ou serviço atende a determinadas especificações de qualidade.
RESPOSTA CORRETA
Busca verificar se os produtos atendem às especificações de aceitação, normalmente baseadas nas chamadas características de qualidade, para as quais são estabelecidos padrões a serem atingidos.
5)Sobre a inspeção por amostragem, assinale a alternativa correta.
b)A inspeção por amostragem corresponde à verificação que é executada sobre a amostra, apurando características de qualidade que serão associadas à população por meio de inferência.
RESPOSTA CORRETA
Por este motivo, é importante reforçar que a amostra deve ser suficientemente representativa, sendo capaz refletir efetivamente as características da população.
AULA 2.2
1)Sobre o conceito de variabilidade, qual é a alternativa mais abrangente e completa?
b)Alguns deslizes e dispersões de elementos que compõem o processo de produção geram diferentes produtos como resultado. Com isso, é possível criar variações que fogem do especificado, gerando perdas de qualidade e de eficiência no processo.
RESPOSTA CORRETA
A perda de qualidade e eficiência e a geração de produtos defeituosos, fora da especificação, são evidências que comprovam a variabilidade em um processo.
2)Sobre variáveis de entrada, assinale a alternativa correta.
d)São separadas entre controláveis (mensuráveis e previsíveis, como tamanho, peso, etc.) e não controláveis (distantes da responsabilidade da administração, como variações na temperatura e humor dos operadores).
RESPOSTA CORRETA
Em processos controlados ou não, a presença das variáveis de entrada controláveis e não controláveis é inevitável, sendo o impacto no resultado deste processo diretamente proporcional à intensidade da variação dessas entradas.
3)Sobre as causas comuns ou aleatórias, assinale a alternativa correta.
a)São aquelas inevitáveis e que não representam grande significância no conjunto do processo produtivo, e que estas variações representam o padrão natural do processo, pois se referem às variações que ocorrem no dia a dia da produção, inclusive em dias de condições normais.
RESPOSTA CORRETA
Ainda assim, mesmo sem grande significância, tais causas tendem a determinar a capacidade do processo, deixando-o com maior ou menor amplitude de variação nos resultados (menor diferença entre peças produzidas, por exemplo).
4)Qual das alternativas corresponde a exemplos específicos de causas especiais ou assinaláveis?
c)Máquina desregulada, ferramenta gasta, oscilação temporária de energia.
RESPOSTA CORRETA
Além destes três exemplos, podem ser observados alterações não planejadas no processo, matéria-prima não conforme vinda de fornecedor e atraso logístico de recebimento ou entrega como outros exemplos comuns para causas especiais e assinaláveis.
5)Observe dois exemplos de variabilidade e suas causas em análise:
I) Em uma linha de produção de pneus, o diâmetro dos pneus do modelo A varia em torno de 0,01 mm. Como a manutenção da máquina X desta linha está em dia, foi analisado que se trata de um desalinhamento padrão dela. Desde o fornecedor, tal variação fica dentro do aceitável