Buscar

PROVA DESENVOLVIMENTO DA INFANCIA E DO ADOSLESCENTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES PROPOSTAS PARA AV1
	
	Disciplina
Desenvolvimento da Infância e Adolescência
	Curso
Psicologia
	
	ProfessoR:
	Período
	Data
	
	Aluno 
	Nota
	Descritivo das Notas AV1 * Uso do Professor
	Nota da AV 1 – (0,0 a 5,0).
	Nota de Trabalho AV1 – (0,0 a 5,0).
	Nota Final AV1
	
	
	
 
QUESTÃO 1: “Clara tem 6 meses e frequenta a creche todos os dias, pois sua mãe trabalha, ela já se alimenta com alimentos sólidos e não faz uso do leite materno, sua mãe se preocupa com a introdução de objetos na boca e pede para que a professora a observe, pois, a menina é muito esperta e ágil. ” (1,5/_____)
a) De acordo com o desenvolvimento psicossexual de Freud em qual fase Clara se encontra? Quais as características dessa fase. 
b) De acordo com a teoria psicossocial de Érik Erikson em qual fase ela se encontra e quais as características dessa fase?
c) E de acordo com o estágio cognitivo de Jean Piaget em qual fase ela se encontra e quais as características dessa fase? 
	1
	a) Freud caracteriza que 0-18 meses a criança se encontra no estagio ORAL - A criança é totalmente dependente de cuidadores (que são responsáveis pela alimentação dela), e também desenvolve um sentimento de confiança e conforto através desta estimulação oral.
	2
	b) Erick erickson caracteriza de 0 até 1 anos de idade, como a fase da CONFIANÇA E DESCONFIANÇA - Durante o primeiro ano de vida a criança é substancialmente dependente das pessoas que cuidam dela, requerendo cuidado quanto à alimentação, higiene, locomoção, aprendizado de palavras e seus significados, bem como estimulação para perceber que existe um mundo em movimento ao seu redor. O amadurecimento ocorrerá de forma equilibrada se a criança sentir que tem segurança e afeto, adquirindo confiança nas pessoas e no mundo. 
	3
	c) Jean Piaget caracteriza de 0 à 2 anos de idade como a fase do SENSÓRIO – MOTOR - Ocorre do nascimento do indivíduo aos 2 anos de idade. Nessa etapa do desenvolvimento, o bebê gradualmente se torna capaz de organizar atividades em relação ao ambiente por meio de atividades sensório motoras.
	4
	
	5
	
	6
	
	7
	
	8
	
	9
	
	10
	
QUESTÃO 2: 
A história da criança passou por longos e diversos momentos no decorrer da evolução da sociedade. 
Demorou para que as pesquisas focassem na criança como objeto central de estudo e mais ainda para que o corpo social reconhecesse a criança como sujeito de direitos. 
De acordo com Ariès (1978, p. 18), “a preocupação com a infância começou a partir do século XVI e durante o século XVII”, pois alguns costumes começaram a mudar, como: os modos de se vestir, a preocupação com a educação e a separação das crianças em classes sociais. Faça uma breve contextualização histórica sobre a infância. (1,0 /_____)
	1
	A infância faz parte de um construção social que parte de uma família que também foi mudada e adaptada as termos de cultura social onde vivem. Educação, comportamento efetivo, escola, arte, trabalho, elementos da família, com o próprio pai, mãe e igreja em sua aplicação de educação religiosas; tornando assim possível a mudança que se deu origem a infância moderna.
A criança passa por diversas fases e cada fase é uma descoberta, a fase que descobrem o mundo, que brincam, que começam a ter responsabilidades de ir a escola, conhecer pessoas novas, ter convívio com demais pessoas do contexto familiar.
Perceber uma família a partir da construção de valores voltados para sentimentos de entrega, renuncia , onde ainda parecia algo novo, uma descoberta das idades, onde nós percebemos nos dias atuais pessoas que percebem ter esquecido , o que é ser amado por um familiar em uma sociedade que se sente avançada, mas , se tratando de carinho ou afetividade está muito longe não só no tempo mais em comportamento da sociedade antiga.
	2
	
	3
	
	4
	
	5
	
	6
	
	7
	
	8
	
	9
	
	10
	
QUESTÃO 3: Descreva uma criança, discriminando sua faixa etária, suas características, qual fase está passando de acordo com a teoria psicossexual de Freud, de acordo com a teoria psicossocial de Érikson e de acordo com a fase do desenvolvimento cognitivo de Piaget especificando as características de cada fase. (A faixa etária tem que ser diferente da apresentada na questão 1) (1,0/_____)
	1
	Frederico, menino de 5 anos de idade, altamente imperativo, gosta de brincar de: jogos de tabuleiro, jogos no celular e brincar na rua de pique com outras crianças de sua idade, fala muito e pergunta muitas coisas, as vezes fica muito bravo ou irritado quando não consegue realizar algumas atividades, chora por tudo e ainda faz xixi na cama. Porém, os pais resolveram tirar a frauda dele um pouco mais tarde, com 5 anos de idade. Frederico é um menino de personalidade forte, sempre quer impor suas próprias vontades e sempre chora muito. Brigão e impaciente.
	2
	Para Freud nessa idade ocorre a Fase Fálica onde de, 3 a 5 anos, a energia libidinal está focada nos órgãos genitais. O complexo de Édipo e inveja do pênis ocorrem nesta fase.
	3
	Para Erick Erickson entre o 4º e 5º ano de idade ocorre a fase da INICIATIVA X CULPA onde durante este período a criança passa a perceber as diferenças sexuais, os papéis desempenhados por mulheres e homens na sua cultura (conflito edipiano para Freud) entendendo de forma diferente o mundo que a cerca. Se a sua curiosidade “sexual” e intelectual, natural, for reprimida e castigada poderá desenvolver sentimento de culpa e diminuir sua iniciativa de explorar novas situações ou de buscar novos conhecimentos.
	4
	Para Piaget uma criança de 2 a 6 anos de idade a criança está na fase PRÉ – OPERATÓRIO e é capaz, nesse estágio, de um desenvolvimento marcante da linguagem, há o desenvolvimento da função semiótica, onde as crianças utilizam símbolos para representar a realidade. O egocentrismo está bastante presente nas crianças, elas possuem uma incapacidade de pensar através das consequências de uma ação e de entender noções de lógica; desenvolvem o conceito de conservação, e ainda não desenvolveram a capacidade de manipular informações mentalmente.
	5
	
	6
	
	7
	
	8
	
	9
	
	10
	
QUESTÃO 4: 
Descreva os principais conceitos desenvolvidos por Donald W. Winnicot, John Bowlby e Mary Ainsworth apresentados na aula 7. ( 1,5/______)
	1
	John Bowlby apresentou a teoria do apego onde o processo de funcionamento interno e de desenvolvimento com base no modelo de apego. A criança constrói um modelo representacional interno de si mesma, dependendo de como foi cuidada. Esse modelo internalizado permite à criança, quando o sentimento é de segurança em relação àquele que cuida, acreditar em si própria tornar-se independente e se aventurar a explorar a liberdade. Nesse sentido, cada indivíduo forma um modelo interno a partir das primeiras experiências com as “figuras de apego”.
	2
	Donald W Winnicot A postura materna, Winnicott referiu-se também através do termo holding, para o qual a tradução mais adequada nos parece ser a palavra “suporte”. Sob a noção de holding, Winnicott reuniu todo o conjunto de preocupações e cuidados com o bebê, inclusive o próprio ato de segurar a criança nos braços. O suporte oferecido pela mãe nessa fase tão fundamental é imprescindível para definir os futuros passos da criança em desenvolvimento.
	3
	Mary Ainsworth colaborou com John Bowlby e dedicou-se ao estudo da relação materno-filial. Em 1969 desenvolveu uma técnica conhecida como "situação estranha" para estudar como os bebês equilibram a sua necessidade de apego e autonomia em diferentes níveis de estresse. Para Ainswoth, a informação mais relevante sobre o vínculo mãe-filho não era proveniente da reação do bebê quando a mãe saía, mas de como reagia ao seu
regresso, e sugeriu que as reações do bebê depois de voltar a reunir-se com a mãe indicam três modelos ou tipos de apego.
Tipos de apego 
1.Vinculação segura: cerca de 70% do bebês dos estudos de Ainsworth apresentaram este tipo de apego, em que eles utilizavam a mãe como base segura a partir da qual faziam
explorações. 
2.Vinculação ansioso -evitante: cerca de 15%dos bebês apresentaram este tipo de apego.
Estes bebês pareciam indiferentes à mãe e apenas reagiam quando esta deixava a sala. Consolavam-se tanto com o desconhecido como com a mãe.
3.Vinculação ansioso-ambivalente: os restantes 15% dos bebês apresentavam este tipo de apego. Mostravam receio perante o desconhecido, inclusive na presença da mãe. Quando
Esta saía da sala davam provas de intenso mal-estar, mas continuavam aborrecidos e resistiam ao contato com ela quando regressava.
	4
	
	5
	
	6
	
	7
	
	8
	
	9
	
	10
	
Faça com atenção!
Boa Prova!

Continue navegando