Buscar

biopatologia MAPA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

as membranas, principalmente da célula e das mitocôndrias, perdem a permeabilidade seletiva quando danificadas.
DEFEITOS NA PERMEABILIDADE DAS MEMBRANAS
os radicais livres são átomos, moléculas ou fragmentos de moléculas com um ou mais elétrons desemparelhados. Um dos produtos indesejados da respiração mitocondrial são formas reativas do oxigênio parcialmente reduzidas. Algumas são radicais livres e danificam lipídios, proteínas e ácidos nucleicos.
ACÚMULO DE RADICAIS LIVRES
a lesão celular é mediada por íons cálcio (Ca2+). A falha na bomba de cálcio faz com que esse se acumule no citosol, reduzindo os níveis de ATP, fosfolipases e endonucleases e induzindo a apoptose (morte celular programada).
O INFLUXO DE CÁLCIO PARA O CITOSOL E PERDA DA HOMEOSTASE DO CÁLCIO
a falha na bomba de cálcio leva a lesão nas membranas da mitocôndria.
LESÃO MITOCONDRIAL
Quando há depleção do ATP (por anóxia, isquemia, envenenamento), a falta de energia produz falha das bombas de sódio e potássio, que são localizadas na membrana celular. Com isto há entrada de sódio e água e saída de potássio, produzindo edema intracelular
A célula então inicia glicólise anaeróbia, que é menos eficiente na produção de ATP, gerando menos energia e produzindo mais subprodutos, ou seja, substâncias ácidas (ácido lático, fosfatos inorgânicos). Com isto há queda do pH intracelular.
A falha na bomba de Cálcio (falta ATP) faz com que o cálcio comece a se acumular no interior da célula, podendo levar à morte celular. 
DEPLEÇÃO DO ATP
MECANISMOS DE LESÃO CELULAR

Outros materiais