Buscar

Antineoplásicos - QUIMICA FARMACEUTICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sibely Ferreira da Silva Seibert
INTRODUÇÃO
Conceito
Agentes antineoplásicos são quimioterápicos usados no tratamento do câncer. O objetivo do seu emprego é a destruição das células tumorais. Contrariamente ao que ocorre no tratamento de outros tipos de doenças, em que se utiliza geralmente um único fármaco, o traimento moderno do câncer compreende cada vez mais a quimioterapia combinada, às vezes em associações com outros métodos de tratamento.
 Câncer ou neoplasma maligno (do grego, novo formação) refere-se não a uma única doença, mas a uma centena de doenças distintas causadas, provavelmente, por vários agentes, tais como certos compostos químicos, energia radiante (até a dos raios solares), certos vírus, agentes poluidores (água, ar e alimento), deficiências alimentares, fatores hereditários e mutação celular de origem desconhecida.
Tipos de câncer
Há dois grupos principais de câncer: tumores sólidos e enfermidades malignas hematológicas que se localizam inicialmente nos tecidos e órgãos concretos. As células cancerosas separam-se do tumor primário e, levadas pelo sistema linfático ou corrente sanguínea, atingem locais distantes do organismo, onde se dividem e formam tumores de metástase. As enfermidades malignas hematológicas, por sua vez, afetam os sistemas sanguíneo e o linfático e, por isso, não raro já se encontram disseminadas desde o começo. Suas características são: (a) crescimento ilimitado, insensível aos mecanismos de controle normais que limitam o crescimento e divisão celulares em tecidos diferentes; (b) tendência invasora das células cancerosas, que penetram em capilares, paredes e canais linfáticos adjacentes; (c) tendência propagar-se metastaticamente a regiões remotas do organismo; esta invasão de tecidos normais e crescimento entre células normais é o que torna letal o câncer; (d) morfologia celular menos diferenciada.
Segundo sua localização e forma, os tumores malignos recebem nomes diferentes: carcinoma (tecido glandular), sarcoma (tecido conectivo), linfoma (gânglios linfáticos) e leucemia (glóbulos sanguíneos), que pode ser leucemia mielóide e leucemia linfóide. As doenças neoplásicas afetam crianças e adultos.
Tratamento do câncer 
Os tipos de tratamento de câncer hoje em são: cirurgia, que é o método mais frequentemente empregado para tumores sólidos localizados, radioterapia como adjuvante da cirurgia, a quimioterapia para tratar tumores generalizados.
Os agentes neoplásicos disponíveis hoje em dia, são apenas paliativos, sobre tudo no caso da leucemia. Usualmente não curam o câncer, apenas efetuam sua remissão temporária. Contudo, onze tipos de neoplasmas humanos disseminados são altamente passiveis de cura pela quimioterapia: leucemia linfocítica aguada, linfoma de Burkitt, cariocarcinoma, câncer testicular embrionário, rabdomiossarcoma, sarcoma reticulo-celular, retinoblastoma e tumor metastático de Wilms. Cerca de 50% dos pacientes destas neoplasias podem ser curados.
Os agentes antineoplasicos são, em sua maioria, essencialmente drogas anticrescimento, planejadas na suposição de que as células cancerosas multiplicam-se sempre rapidamente do que todas as células normais: assim, os agentes antineoplásicos devem, de algum modo, interferir na mitose celular. Por exemplo, as células do sistema hematopoiético, mucosa interna, mucosa oral, folículos capilares e pele dividem-se mais rapidamente do que as células tumorais. Por essa razão, as drogas que atuam destruindo células que se dividem rapidamente deverão atacar também os tecidos normais e, por isso, poderão ser muito toxicas até letais para o paciente. Contudo, são utilizadas para tratamento de tumores não localizados e, também, como adjuvantes na cirurgia a radioterapia, nos casos em que esses tratamentos são indicados.
 Antineoplásicos – 1° e 2° Bimestre O trabalho deverá ser realizado seguindo determinações abaixo. 
1) Apresentar rápido histórico sobre fármacos antineoplásicos. 
2) Escolher e apresentar duas classes de antineoplásicos. 
3) Apresentar as estratégicas de moleculares para o desenvolvimento de fármacos das classes escolhidas. 
4) Apresentar o mecanismo de ação de ambos os fármacos. 
5) O trabalho deverá apresentar: a. Capa b. Introdução c. Revisão da literatura d. Conclusão e. Referências O trabalho deverá ser realizado seguindo determinações abaixo.
 ATENÇÃO: haverá verificação contra plágio. Apresentar no máximo em 10 páginas, considerando INTRODUÇÃO, REVISÃO DE LITERATURA E CONCLUSÃO.
Duas classificações de agentes antineoplasicos:
Agentes alquilantes: clorometina, clorambucil, ciclofosfamida e outros....
Antimetabolitos: antineoplasicos :metotrexato, fluoruracil, floxuridina.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando