Buscar

Atividade1_Biogeografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA – EAD 
 
DISCIPLINA: BIOGEOGRAFIA 
 
ATIVIDADE AVALIATIVA 1 
 
 
1.Com base nos conhecimentos adquiridos, defina Biogeografia e sua importância para a ciência geográfica. 
Ciência que estuda a distribuição dos seres vivos na terra, a biogeografia é o campo da ciência que estuda a distribuição geográfica dos seres vivos no planeta. A união 
Entre os conhecimentos da biologia e da geografia possibilita o entendimento sobre o que leva determinada espécie a viver em um local específico. Isso é feito por meio da observação, análise dos padrões e comparação. O estudo da biogeografia responde a questões como: o que é biodiversidade, quantas espécies existem atualmente, quantas já foram extintas, a diversidade se mantem constante no tempo, qual o grupo de espécies mais diverso, o que determinada sua distribuição? Por meio dessas pesquisas é possível concluir. EX: que a maneira como os seres vivos são distribuídos nós espaços geográfico tem relação também com uma série de fatores ambientes, como as variações do nível do mar, a extinção, entre outros.
 
2.Discorra sobre o papel do estudo da Teoria Geral dos Sistemas e a Teoria dos Geossistemas, para o entendimento geral da Biogeografia. 
A Teoria de Sistema: de maneira sintética a teoria estabelece relações entre dois elementos apresen-tados em fenômenos que se interligam, tanto com a matéria ou com a energia. 
3.Qual a importância dos estudos sobre a teoria geral da evolução das espécies de Charles Darwin, para a construção das bases da Biogeografia. 
Darwin propôs que as espécies mudam e multiplicam gradualmente por meio da seleção natural. Esta evolução das espécies está intimamente atrelada às adaptações dos seres vivos a sobreviverem as pressões seletivas impostas pelo meio que vivem. Para que ocorra a evolução os seres precisam ser capazes de reproduzirem, pois os seus descendentes devem herdar as características dos parentais. Ainda é preciso que haja algum tipo de variação entre os indivíduos da população ou seja os componentes populacionais devem ter valores adaptativos diferente sua cópias devem ser, ocasionalmente, imperfeitas (deve ocorrer mutações). Todos esses atributos somados irão ser selecionados pelo ambiente (seleção natural), assim aqueles indivíduos ou populações que não possuem adaptações adequadas para sobreviverem as pressões seletivas e gerarem descendentes férteis estão fadados à extinção.
 
4.Com base na divisão dos Geossistemas terrestre, discorra sobre a formação e constituição da Biosfera. 
É o agrupamento de todos os elementos naturais que favorecem e dão condições para a manutenção da vida no planeta. A “esfera da vida” ou biosfera é constituída por três elementos naturais de extrema importância para a vida na Terra, nesse caso estão a hidrosfera, atmosfera e litosfera.
 
5.Classifique as principais regiões Biogeográficas e sua importância na distribuição da vida na Terra. 
 Cada uma das diferentes espécies animais e vegetais ocupa uma área particular, ou seja, uma superfície, de extensão variável, na qual os indivíduos se encontram de forma espontânea. Dessa maneira, é possível distinguir sete regiões biogeográficas na Terra: Neártica (América do Norte), Neotropical (Américas Central e do Sul), Antártica, Paleártica (Europa e Ásia), Oriental (Ásia meridional), Etiópica (África) e Australiana. As áreas de distribuição geográfica dos seres vivos são classificadas, em função de sua extensão e sua configuração, em quatro tipos principais: Uma área cosmopolita é a que cobre a maior parte da biosfera. Os animais e os vegetais relacionados com o ser humano, como as moscas, os ratos, os ácaros, muitos fungos e bactérias, são exemplos de organismos com esse tipo de área de distribuição. Uma área circunterrestre estende-se ao redor do globo e está localizada entre limites de latitude específicos. Por exemplo, a área circumboreal, onde vivem os ursos polares; a área circuntemperada, onde se encontram o carvalho e o castanheiro; ou a área circuntropical, onde vivem as palmeiras. Uma área disjunta caracteriza-se por estar fragmentada em duas ou mais partes, de tal forma que os indivíduos de uma parte não podem chegar à outra parte e vice-versa. Por exemplo, a família dos camelídeos apresenta-se distribuída por uma área disjunta: os gêneros Lama (lhama e guanaco) e Vicugna (vicunha e alpaca) estão localizados na América do Sul, ao passo que o gênero Cameius (camelo e dromedário) habita a África e a Ásia. Uma área endêmica é a que está localizada em um território restrito. O endemismo está muitas vezes relacionado com uma barreira qualquer que, em determinado momento, acabou ocasionando o isolamento da fauna e da flora de uma região em relação às regiões vizinhas. Tais barreiras podem ter distintas origens: geográfica, como é caso das ilhas; ecológica, como nas glaciações; e genética, quando são determinadas por mutações.
6.Classifique os fatores determinantes da Biogeografia e sua importância para o entendimento da ciência geográfica. 
A Biogeografia apresenta-se como uma ciência que faz a interação entre a Biologia e a Geo-grafia. O prefixo BIO: “Vida” e o radical GEO e GRAFIA: “descrição da Terra” sintetizam uma termi-nologia epistemológica que merecem análise mais profunda para melhor compreensão. Iniciaremos pelas “Esferas Vitais” que constituem a essência da vida no planeta. A Litosfera (rocha-pedra); Atmosfera (ar, gases) e a Hidrosfera (água) constituem a Biosfera (vida), de forma específica. Diante dessa configuração, podemos com-preender que existe uma dinâmica (movimento), a partir do “tempo e espaço”, que proporciona as inúmeras mudanças sobre a superfície terrestre. Essas relações se estabelecem através de uma concepção “sistêmica”, sendo matéria e energia componentes que serão discutidos na .Ainda que de forma sucinta, exemplificaremos a configuração construtiva dessas relações citadas.
 
7.Qual a importância da Biogeografia e sua relação com os outros ramos da ciência geográfica. 
A biogeografia é um ramo da Geografia Física que estuda a distribuição dos seres vivos na superfície terrestre, as causas que a condicionam, tendo seus pressupostos teórico e metodológicos fortemente baseados na interdisciplinaridade. Dada a estas características tem sido um dos ramos da Geografia que tem contribuído bastante no entendimento dos atuais processos de degradação da natureza. Ao mesmo tempo, os estudos biogeográficos podem (e devem) estar comprometido com o entendimento da relação sociedade/natureza, visando fornecer elementos para um uso racional dos bens naturais e para um repensar da situação socioambiental atual.
 
8.Discorra sobre a divisão da Biogeografia, suas principais características e a importância do entendimento da, para o desenvolvimento da Biogeografia. 
Biogeografia é uma ciência sintética, relacionados à geografia, biologia, ciência do solo, geologia, climatologia, ecologia e evolução.Alguns conceitos fundamentais em biogeografia incluem:
Evolução - mudança na composição genética de uma população;
Extinção - o desaparecimento de uma espécie;
 Dispersão - o movimento das populações de distância de seu ponto de origem, relativos à migração;
Áreas endêmicas;
Geodispersão - a erosão das barreiras à biótica [desambiguação necessária] dispersão e fluxo gênico, que permite a expansão da área e da *fusão de biotas previamente isoladas;
Alcance e distribuição;
 Vicariância - a formação de barreiras à dispersão biótica e fluxo gênico, que tendem a subdividir as espécies e biotas, levando à especiação e extinção.
9.Comete sobre a importância sobre as contribuições de Troppmair para a ciência Biogeográfica. 
 Segundo Troppmair a biogeografia faz um estudo dos seres vivos, analisanddo sua participação e relação com o espaço geográfico (biosfera), tendo como objetivo compreender o papel dos seres vivos na organização do espaçogeográfico e a influência dos mesmos na transformação da biosfera. Brown (2006) destaca que, “a Biogeografia é a ciência que se preocupa em documentar e compreender modelos espaciais de biodiversidade, estudando a distribuição dos organismos no passado e no presente”.
10.Discorra sobre os conceitos de Ecodinâmica e suas influências, no desenvolvimento da Biogeografia. 
Como vimos, a biogeografia ecológica se iniciou com a simples observação de homens, tais comoLineu, que registrou em quais tipos de ambiente cada planta era encontrada, e Forster, que reconheceu os gradientes de diversidade em latitude, mais tarde comparados com os gradientes de altitude por Humboldt, e como de Candolle, que apontou a importância da competição como limitadora na distribuição das plantas. No entanto, o pleno desenvolvimento desse campo de questionamentos veio muito mais tarde, principalmente no século XX, uma vez que dependia da ascensão da ciência moderna, com suas técnicas experimentais de estudos fisiológicos. Diferentemente da biogeografia histórica, sua história não se complicou, nem pela necessidade de contrapor atitudes de filosofias e religiões antagônicas, nem por ter que esperar até que dados de outros campos do conhecimento, tais como as ciências da Terra, fossem compreendidos.

Continue navegando