Buscar

Teoria e Política Macroeconômica I Lista de Exercícios 10 Felipe Moreti Bolini

Prévia do material em texto

Teoria e Política Macroeconômica I – Lista de Exercícios 10 – Felipe Moreti Bolini
1. Nos últimos anos (antes da pandemia), os EUA experimentaram um período de baixa inflação e desemprego historicamente baixo. Como você explicaria esse fenômeno utilizando as equações e as curvas WS e PS? Considere que a produtividade permaneceu inalterada.
	Se compararmos os EUA com o Brasil, a utilidade de um desempregado é menor nos EUA, tendo em vista que há menos auxílios e, em geral, os serviços são providos pela iniciativa privada (pagos), como, por exemplo o sistema de saúde. Dessa forma, a curva dos EUA ( é deslocada à direita, se comparada à do Brasil ().
	De maneira similar, quando pensamos na competitividade dos mercados, nos EUA tende a haver uma maior competitividade do que no Brasil, tendo em vista que o incentivo ao empreendedorismo e à iniciativa privada são maiores, além das burocracias diminutas, de tal forma que a curva se desloca para cima.
2. O que afetaria a inclinação da curva WS? Explique.
	Alterar o poder de barganha dos sindicatos é um fator que altera a inclinação da , pois se, por exemplo, aumentarmos o poder dos sindicatos, mesmo com um baixo , conseguimos aumentar o .
3. Suponha que um banco central seja avesso a desvio da inflação em relação à meta e outro seja avesso a desvio do produto em relação ao seu nível de equilíbrio. Discuta como seria a combinação de inflação e nível de produto de cada banco central ao longo do tempo para trazer a inflação de volta à meta e o produto de volta ao equilíbrio a partir de um choque inflacionário (suponha expectativas adaptativas). Ilustre graficamente.
· O Banco Central avesso a desvios da inflação possui um , de tal forma que numa situação de aumento de inflação, serão aplicadas medidas para sua correção, aumentando a taxa de juros e diminuindo-a aos poucos até a reestabilização da inflação.
· O Banco Central avesso a desvios do produto possui um , de tal forma que numa situação de aumento de inflação, serão aplicadas medidas para corrigir o produto, aumentando a taxa de juros e diminuindo-a aos poucos até a reestabilização.
4. Quais os fatores que afetam a inclinação da curva MR? Explique
	As aversões do Banco Central são quem influencia a inclinação da curva , ou seja, se um Banco Central é avesso a desvios da taxa de juros, sua curva será mais inclinada se comparada a curva de um Banco Central avesso a desvios no produto.

Continue navegando