Buscar

apostila novembro 8º e9º ano

Prévia do material em texto

Aprendizagem Conectada Atividades Escolares 8º/9° ano do EJA
	Educação Física - Carga horária mensal 5 horas
	Códigos das Habilidades
	Objetos de conhecimentos
	(EF67EF17,1MT)
EF89EF16, EF89EF17
	
Lutas
Nome do Professor: SERGIO OTAVIANO 
Nome do estudante:
Para iniciarmos os estudos do nosso conteúdo principal precisamos entender a diferença entre luta e briga/violência?
Observe o quadro abaixo sinótico proposto por Lourdes (2014, p.219) que mostra a contraposição entre lutas e violência.
	LUTAS
	VIOLÊNCIA
	Tem regras para os participantes. É
normatizada
	Não tem regras. Transcende a norma.
	Transmite o senso de preservação própria e
do adversário
	Não há senso de preservação. Presença marcante
do sentimento de destruição e de irascibilidade.
	Tem hierarquia de habilidades motoras, técnicas para alunos iniciantes e avançados.
	Existe desigualdade de habilidades motoras no caso de brigas.
	Em combate, igualam-se as condições (divisão de categorias por peso e faixas).
	Existe a necessidade de se impor. Quanto maior a desigualdade de condições, mais agressivo e Violento o ato (por exemplo: uso de arma de fogo, de armamento mais pesado em guerras, atuação de gangues contra homossexuais, em
brigas de torcidas etc.)
	
Existe um código de conduta e honra.
	
Não há código de conduta ou honra.
	Procuram-se evitar lesões físicas e ofensas
morais.
	Pode ser simbólica, física, psíquica e social
	
Acontecem em ambiente controlado.
	Não há ambiente para acontecer. Não há espaço
em que a violência não possa se manifestar.
	Tem caráter educativo.
	Não tem caráter educativo.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998, p.70) propõe a seguinte definição: “As lutas são disputas em que o (s) oponente (s) deve (m) ser subjugado (s), com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa”. Caracterizam-se por uma regulamentação específica, a fim de punir atitudes de violência e de deslealdade.
Os homens na pré-história, utilizavam a luta para brigar pela sua sobrevivência. A luta para eles era o meio mais natural e primitivo de ataque e defesa, sua finalidade era submeter, humilhar e até mesmo eliminar os seus adversários ou animais que representassem perigo
Dessa forma, deve-se deixar claro que a partir desta definição é possível compreender a divisão das lutas a partir de suas características: desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço.
Vamos brincar de STOP! para ver se entenderam? Escreva o nome das lutas que você lembra ou conhece que comece com as letras abaixo:
	C
	M
	J
	L
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
CAPOEIRA UMA LUTA BRASILEIRA
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
A capoeira é disputada por duas pessoas que se defrontam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, ao som de palmas e berimbaus. O objetivo do jogo é derrubar o adversário.
A base do jogo é a ginga, pois essa é uma importante forma de ataque e defesa do capoeirista. Na roda de capoeira o praticante manifesta seu conhecimento e desenvolvimento sobre a atividade.
Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista que ignora a musicalidade é considerado incompleto.
Considera-se que a capoeira tenha surgido em fins do século XVI no Quilombo dos Palmares, situado na então Capitania de Pernambuco. A história da capoeira está bastante associada à escravidão do Brasil.
A arte marcial começou do século XVI, no período em que o Brasil era colônia de Portugal. Trazidos dos países da África para o Brasil, os negros vinham para trabalhar nos engenhos de cana-de-açúcar, sobretudo na região do Nordeste, bem como nas fazendas de café, roças ou nas casas dos senhores. Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães do mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta.
Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta.
Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.
A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas
vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta.
Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro.
TRÊS PRINCIPAIS ESTILOS DA CAPOEIRA
A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento.
1 - O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia.
2 - O estilo regional, criado por Mestre Bimba, caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas.
3 - Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos.
Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade. Porém é importante ressaltar que capoeira é uma só, a Capoeira de Angola, considerada a mãe dos outros estilos e mais próxima da capoeira jogada pelos escravos africanos.
INSTRUMENTOS MUSICAIS DA CAPOEIRA
Fonte: https://mundiais2019.achebrasil.com/
AGOGÔ- Instrumento de origem Africana composto de um pequeno arco, uma alça de metal com um "cone" metálico em cada uma das pontas, estes são de tamanhos diferentes, portanto produzindo sons distintos.
ATABAQUE- É geralmente feito de madeira de lei como o Jacarandá, Cedro ou Mogno cortado em ripas largas e presas umas às outras com arcos de ferro de diferentes diâmetros que, de baixo para cima dão ao instrumento uma forma cônico-cilíndrica, na parte superior, a mais larga, é colocada "travas" que prendem um pedaço de couro de boi bem curtido e muito bem esticado.
BERIMBAU- Berimbau é um instrumento de origem Africana que foi incorporado ao jogo da Capoeira com sucesso.Existem três tipos de Berimbau: Viola (agudo), Médio (solo), Berra-boi (grave), determinados pelo tamanho da cabaça.
CAXIXI - Pequena cesta de palha, com fundo de couro, usada como chocalho. Tem de 10 a 15 centímetros de altura, cerca de 6 centímetros de diâmetro na base (essas medidas variam) e um recheio de sementes ou pedrinhas.
DOBRÃO - Tomado da moeda de 40 réis, é uma peça de cobre com aproximadamente 5 centímetros de diâmetro. No entanto, utiliza-se também pedra-sabão ao invés do dobrão.
BAQUETA - Ou Vaqueta, é uma vara de madeira com cerca de 40 centímetros de comprimento, sendo fina ou grossa.CABAÇA - Caixa de ressonância. Feita com o fruto da Cabaceira, árvore comum no Norte e no Nordeste, pode ser oval (coité) ou pode ser formada por duas partes, quase que arredondadas ou interligadas. Depois de seca e cortada, tiram-se as sementes antes de ser lixada.
fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
PRINCIPAIS GOLPES DA CAPOEIRA
Armada: É o chute com o lado externo do pé, em que o corpo dá um giro de 360 graus por trás.
Aú: É o movimento de deslocamento também conhecido como "estrela". Serve como esquiva contragolpes de rasteira.
Benção: É o chute frontal no qual se atinge e empurra adversário com a sola do pé.
Cabeçada: golpe aplicado com a cabeça contra o adversário para desequilibrá-lo ou feri-lo.
Ginga: é o movimento básico da capoeira. Consiste num movimento repetitivo de colocar a mão direita para frente e a perna direita para trás, e em seguida fazer o mesmo com o lado esquerdo do corpo, sincronizando o movimento com o ritmo do berimbau. A partir deste movimento básico, se desferem todos os demais golpes da capoeira.
Martelo: golpe com o peito do pé.
Meia-lua: é o chute com a canela, em que o corpo dá um giro de 360 graus por trás.
Meia-lua de frente: igual à queixada, só que com a parte interna do pé.
Negativa: é o movimento de esquiva em que o praticante se abaixa até ficar rente ao solo, com uma perna estendida e a outra flexionada para desviar do oponente.
Queixada: golpe circular com a parte externa do pé.
Rabo de arraia: o lutador dá uma cambalhota no ar e golpeia o adversário com os calcanhares.
Rasteira: golpe desequilibrante aplicado com o pé varrendo a perna de apoio do adversário.
Tapona: tapa visando a machucar ou distrair o adversário.
Tesoura: envolve-se o adversário com as pernas e se movimenta-as em sentidos contrários, de modo a derrubar o adversário.
Voo do morcego: o lutador salta e golpeia o adversário com os dois pés.
Maculelê: é o nome da luta com bastões e facões que é praticada em conjunto com os movimentos e o ritmo da capoeira. No choque entre os facões, é produzida uma fagulha de grande efeito estético.
REFERÊNCIAS:
LOURDES, L. F. C. Aspectos pedagógicos das lutas como linguagem corporal. In: NISTA-PICCOLO, V.; TOLEDO, E. (Orgs.). Abordagens pedagógicas dos esportes. Campinas: Papirus, 2014. p.207-242.
http://www.aprendizagemconectada.mt.gov.br/ acesso dia 19/10/2020. ASSISTAM AOS VÍDEOS CAPOEIRA
https://www.youtube.com/watch?v=9dTbrXGWODw https://youtu.be/w27Y2M3g_74 https://youtu.be/R9cCxsoFYKo
Assistir vídeo para saber mais sobre os Grupos de Capoeira no Brasil https://www.youtube.com/watch?v=LbsloueoXeI
Assistir vídeo motivacional musica de Capoeira https://www.youtube.com/watch?v=j8xWMBTbgys
QUESTIONÁRIO DE EXERCÍCIOS
1) Como é disputada a capoeira?
2) Por quem foi desenvolvida a capoeira como luta e dança aqui no Brasil?
3) Quais os principais estilos e sua característica da Capoeira no Brasil?
4) Quais os principais Instrumento musicais da Capoeira?
5) Qual (quais) luta(s) você conhece? Em que local essa(s) luta(s) é (são) praticada (s)?
6) Observe as figuras abaixo e escreva o nome das lutas.
1) 	
3) 	
2) 	
4) 	
7) Agora faça uma pesquisa de uma arte marcial Origem/ breve contexto histórico
Em que local essa luta é praticada? Quais movimentos são realizados na luta?
Utiliza-se de algum tipo de equipamento para praticá-la? Alguns principais lutadores.

Mais conteúdos dessa disciplina