Buscar

O modelo biomédico e suas limitações

Prévia do material em texto

O modelo biomédico e suas limitações é um assunto muito interessante, pois antigamente os cientistas viam o corpo como uma máquina e se essa máquina tinha um problema ele havia como ser curado, até que surgem os fármacos que hoje em dia tem muita gente viciada em fármacos, tomam sem prescrição médica e muita das vezes esses fármacos podem ser placebo. Hoje quando chegamos em um hospital e relatamos que estamos com alguma dor, algum problema no corpo o médico vai analisar a sua situação e com isso vai fazer a prescrição de algum fármaco específico para o seu problema. Mas muita das vezes, um enfermo pode estar enfermo não somente por causa da doença em questão, ele pode ter adquirido aquela enfermidade por questões psicológicas, estilo de vida e fatores sociais e econômicos. Então, nem sempre o fármaco vai resolver o problema do doente, temos medicamentos que podem tratar problemas psicológicos, mas não é somente com eles que esse problema será resolvido. É ai que entra o modelo psicossocial, os fármacos podem viciar e ter vários efeitos colaterais e tem muita gente hoje que consegue comprar sem prescrição médica ou se auto medicar apenas fazendo uma pesquisa na internet, que é o que mais acontece no século 21. [...um padrão de saúde adequado, menos que fármacos, com mais frequência, requer mudanças sociais ou comportamentais ou, no caso do Estado, menos gastos com compra de medicamentos e mais com saneamento básico, educação ou melhoria nas oportunidades de emprego e de distribuição da renda. O referencial mecanicista, reforçando explicações que reduzem o processo saúde-doença à sua dimensão estritamente biológica, propaga, inclusive pela mídia ou pelos sites da internet, tanto as "soluções" que já vieram à luz como as que estão prestes a fazê-lo (produtos para impotência, novos antirreumáticos e antidepressivos, fármacos para enxaqueca, osteoporose, obesidade ou para abandonar o hábito de fumar...]. O fator psicossocial está ligado a pessoa ter uma promoção e prevenção da saúde cuidando do corpo e mente com a inclusão dos seguintes hábitos: Pratica regular de exercícios físicos, alimentação saudável, relação socialmente saudável com sua família e amigos e ambiente favorável. 
Sendo assim, para o processo saúde e doença ocorrer de forma efetiva devemos juntas o modelo biomédico com o psicossocial, não devemos excluir o papel de cada um dos modelos de atenção à saúde, cada um tem importância, seja na prevenção de doenças e promoção de saúde. 
Claramente na sociedade atual não vão ser todos que vão optar por ter um estilo de vida melhor para a promoção da saúde, não são todos que podem e não são todos que estão dispostos pra isso, muitos recorrem ao que é mais fácil e o que melhor lhe convém, não sendo a melhor prática para a pessoa. O bom seria se esses modelos se integrassem e delimitassem seu papel de atuação para que se completem e possam oferecer uma atenção á saúde completa. O profissional de educação física tem uma grande responsabilidade em cima disto, não somente médicos, psicólogos, farmacêuticos, o melhor mesmo é uma residência multiprofissional completa, assim teríamos pacientes tratado e feliz.
REFERÊNCIAS 
BARROS, J. A. Pensando o processo saúde doença: a que responde o modelo biomédico? Disponível em: . Acesso em: 27 jan. 2016. 
BALIEIRO, F. F. Sociologia Aplicada à Saúde. Batatais: Claretiano, 2015.

Continue navegando

Outros materiais