Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
apol 2 gestão 100

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Fundamentos de Gestão
 A metodologia GDP designa o termo Gestão por Diretrizes, e assim como ferramentas de planejamento estratégico e o PDCA constituem métodos de apoio ao processo de planejamento de ações de curta, média e longa duração. 
Associe a sequência correta, do 1 ao 4, para aplicação das etapas do programa de Gestão por Diretrizes. 
(   )  Definição das prioridades estratégicas consideradas vitais;
(   ) Análise para avaliar o desempenho do alcance das diretrizes estratégicas na organização.
(   ) Realização do gerenciamento dos planos de ação na rotina diária do nível operacional;
(   )  Desdobramento das prioridades ou diretrizes estratégicas vitais em planos de ação com metas a partir da discussão entre gerentes e subordinados;
Nota: 10.0
	
	A
	1, 2, 3 e 4.
	
	B
	1, 4, 3 e 2.
Você acertou!
Justificativa
 A primeira etapa compreende a definição de prioridades, a segunda compreende desdobramento das prioridades em planos de ação a partir da discussão com subordinados; a terceira etapa envolve o  gerenciamento dos planos de ação no nível operacional. Por fim, deve-se acompanhar o desempenho das ações associadas às prioridades estratégicas. Correta B. Rota 5 p.4
	
	C
	2, 3, 4 e 1
	
	D
	3, 4, 2 e 1
	
	E
	4, 3, 2 e 1
Questão 2/10 - Fundamentos de Gestão
A partir da década de 60 do século XX, a teoria geral dos sistemas recebeu contribuições de teóricos que reconhecem que as organizações sociais devem ser consideradas sistemas abertos, pois constituem parte de um sistema maior que compreende o ambiente geral em que estas organizações estão inseridas.
Complete a sentença com os termos que designam a perspectiva dos sistemas abertos:
Os sistemas abertos sofrem influências ambientais de dois tipos: o __________ compreende fornecedores, distribuidores, agências governamentais e concorrentes com os quais a empresa interage;
O _____________ compreende as influências oriundas do espaço geográfico em que a empresa opera: _____________, ____________, _________, ____________.
Nota: 10.0
	
	A
	Ambiente específico, ambiente geral, valores culturais, condições econômicas, político-legal, qualidade da educação.
Você acertou!
Gabarito: a) Ambiente específico, ambiente geral, valores culturais, condições econômicas, político-legal, qualidade da educação.
Os sistemas abertos compreendem o ambiente específico que compreende os fornecedores, clientes, e concorrentes da organização enquanto que o ambiente geral compreende as influências dos valores culturais, das condições econômicas, do ambiente político legal e da qualidade da educação em que estão geograficamente circunscritos os sistemas das empresas. Livro: COLTRO, Alex. Teoria geral da administração. Curitiba: Intersaberes, 2015, cap. 5.
	
	B
	Ambiente legal, ambiente específico, valores culturais, condições econômicas, político-legal, qualidade da educação.
	
	C
	Ambiente específico, ambiente legal, valores culturais, condições econômicas, político-legal, qualidade da educação.
	
	D
	Ambiente geral, ambiente específico, valores culturais, condições econômicas, político-legal, qualidade da educação.
	
	E
	Ambiente específico, ambiente geral, valores sociais, condições econômicas, político-legal, qualidade da educação.
Questão 3/10 - Fundamentos de Gestão
Diversos pesquisadores em gestão têm procurado compreender o fenômeno de mudança nas organizações, tendo em vista sua intensificação nos últimos tempos.  Inclusive com o propósito de torná-lo mais previsível e gerenciá-lo. 
De acordo com os autores Jaffe e Scott (2003) citados no conteúdo da Rota 4, assinale a alternativa que identifica a sequência correta das diferentes etapas sofridas num ambiente de organização, em um processo de mudança:
Nota: 10.0
	
	A
	Negação, resistência, exploração, comprometimento
Você acertou!
Justificativa
A primeira fase constitui a negação em que não se quer enxergar a proposição, na sequência ocorrem etapas de resistência, na terceira são buscadas alternativas de lidar com o processo e no fim são assumidos compromissos entre os envolvidos. Correta A. Rota 4 p.18
	
	B
	Negação, resiliência, inovação, comprometimento
	
	C
	Negação, resistência, inovação, comprometimento
	
	D
	Negação, exploração, inovação, resistência
	
	E
	Resistência, negação, inovação, comprometimento
Questão 4/10 - Fundamentos de Gestão
A inovação pode ser estimulada no contexto das organizações de modos variados.  A empresa ou organização precisa constituir instrumentos que garantam que para uma política adequada de inovação, este processo se torne um processo contínuo.
Identifique abaixo as alternativas que caracterizam práticas adequadas de gestão da inovação no âmbito das empresas: 
I – Estímulo a busca de inovações nos processos da cadeia de valor que envolve os fornecedores de uma empresa;
II – Sistemas de premiação de empregados de acordo com o impacto e número de inovações geradas;
III – Contratação de inovações em ciclos de dez em dez anos;
IV – Sistemas de premiação de empregados ocorrem apenas no setor privado;
V – Inovação ocorre apenas em empresas de base tecnológica;
São corretas as sentenças:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II, III, V.
	
	B
	I, III, IV.
	
	C
	I e II.
Você acertou!
 
Justificativa
A busca de inovações se dá através do estímulo entre parceiros de cadeias de fornecedores e sistemas de premiação geralmente anuais que podem se dar tanto no setor privado quanto público. Correta C. Rota 4 p.15 e 16
	
	D
	I, II, IV, V.
	
	E
	Todas as alternativas.
Questão 5/10 - Fundamentos de Gestão
A aplicação de noções de estratégia no mundo dos negócios produziu no século XX uma série de conhecimentos referenciais empregados como ferramentas de análise e diagnóstico interno e externo às empresas. 
Associe os termos que designam corretamente a explicação de modelos e etapas de ferramentas de estratégia empregadas no contexto empresarial: 
I - Modelo de Cadeia de Valor de Porter
II - Etapas do Planejamento Estratégico
III - Planejamento Estratégico
IV - Modelo de Forças Competitivas de Porter 
(  ) Ferramenta de análise da concorrência e de produtos e serviços ofertados pelas empresas e no planejamento de ações. 
(  ) 1 - a visão, a missão e os objetivos da organização, 2 - diagnóstico do ambiente externo à organização, de forma a identificar ameaças e oportunidades decorrentes do ambiente. 3 -  diagnóstico interno em que se avaliam os pontos fortes e fracos da organização em relação aos objetivos propostos e em relação ao diagnóstico externo previamente realizado. 
(  ) modo de diagnosticar a influência de agentes externos entre os concorrentes de um ramo de negócios. Trata-se de uma ferramenta que auxilia o dirigente e ou investidor de um determinado ramo de negócios a avaliar a posição de sua empresa ou potencial empresa investida no ramo de atuação escolhido. 
(  ) A partir da compreensão dos processos da organização como um encadeamento de atividades que geram valor, seus dirigentes podem avaliar de modo sistêmico o inter-relacionamento entre as diferentes atividades chave do negócio. 
A sentença correta é:
Nota: 10.0
	
	A
	II, III, IV, I
	
	B
	I, II, III, IV
	
	C
	II, III, I, IV
	
	D
	III, II, IV, I
Você acertou!
Justificativa
A ferramenta que propõe diagnóstico interno e externo para tomada de decisões é o planejamento estratégico, dividido em três etapas: a primeira de definição de missão, visão e objetivos, a segunda de diagnóstico externo e a terceira de diagnóstico interno.  O modelo de forças competitivas de Porter permite fazer uma leitura de oportunidades e ameaças de agentes externos ao negócio e o modelo de cadeia de valor permite avaliar como estão os processos internos e externos complementares que dão suporte ao negócio. Correta D. Rota 4 p. 5 e 6
	
	E
	III, II, I, IV
Questão 6/10 - Fundamentos de Gestão
A metodologia GDP tem origem em práticas desenvolvidas entre empresas da indústria japonesa e está associada às práticas da qualidade na indústria desenvolvidas naquele país.
Com base no conteúdo da Rota 5, complete as sentenças com os
Página12