Buscar

apresentação aula Comportamento organizacional e ambiente de trabalho

Prévia do material em texto

Disciplina Psicologia das Organizações - Administração
Comportamento organizacional e ambiente de trabalho
Profa. Msc. Patrícia Nunes Lima
Comportamento organizacional e ambiente de trabalho
Comportamento Organizacional :
É o estudo dos individuos (individual e em grupo) e do seu comportamento dentro do contexto da organização e num determinado ambiente de trabalho
 Estuda as ações e atitudes de individuos e a forma comportamental de atuação de uma organização como um todo, bem como o seu efeito sobre o seu funcionamento
Envolve o estudo da aprendizagem, percepção, criatividade, motivação, personalidade, desempenho da tarefa, comportamento cooperativo, os comportamentos desviantes, ética e cognição.
 Fatores subjetivos, valores crenças a respeito das pessoas são fatores que interferem nas interações sociais e impactam nas relações de trabalho.
Pesquisa do comportamento organizacional
É uma tarefa interdisciplinar que inclui psicologia, sociologia, comunicação e a gestão
O principal objetivo é obter uma melhor e maior compreensão dos diferentes fatores que influenciam o C.O.
Grande parte da pesquisa do Comportamento Organizacional deverá permitir aos profissionais de gestão de pessoas reunir as informações e obter as melhores ferramentas que eles precisam para selecionar, desenvolver e reter colaboradores. Gerindo, assim, os maiores benefícios e vantagens para o trabalhador individual, para o coletivo e para a própria organização (entidade ou empresa).
Pesquisa do comportamento organizacional
Níveis de Avaliação do Comportamento Organizacional:
Nível Individual:
O indivíduo é avaliado a partir de seus objetivos, seus rendimentos atuais, o que atrapalha seu crescimento e quais são as diretrizes ou costumes da empresa que tornam seu clima de trabalho desfavorável. Além disso, são estudadas as expectativas, motivações, habilidades e competências que cada colaborador demonstra individualmente através de seu trabalho a fim de delegar-lhe as atividades mais compatíveis com suas capacidades, e deste modo, desfrutar de seus talentos e potencial plenamente.
Pesquisa do comportamento organizacional
Níveis de Avaliação do Comportamento Organizacional:
Nível Grupal
Ao contrário do nível individual, aqui a empresa é estudada como um todo entre um ou mais grupos. Na avaliação entra a formação das equipes ou grupos, as funções desempenhadas por estes, a qualidade de comunicação e interação uns com os outros, além da influência e o poder do líder neste contexto. A intenção dessa avaliação é justamente conseguir conectar as equipes e fazer com que as pessoas consigam trabalhar de maneira conjunta e efetiva, trazendo assim satisfação e motivação para os funcionários e com isso melhores resultados
Pesquisa do comportamento organizacional
Critérios de avaliação do comportamento Organizacional:
Performance e desempenho de indivíduos e de equipes, tais como o crescimento, envolvimento, entrega de tarefas e entrosamento.
Absenteísmo (faltas) e no que elas impactam tanto para os indivíduos quanto para a corporação.
Participação ativa nos projetos em andamento e de como os talentos da empresa têm sido usados na resolução de problemas e criação de novas soluções.
Postura colaborativa das equipes e dos indivíduos.
Pesquisa do comportamento organizacional
Critérios de avaliação do comportamento Organizacional:
Adaptação às mudanças das equipes e dos indivíduos e de como a resistência afeta as transformações e evolução da empresa.
Receptividades a novos desafios e o que impede que os funcionários e equipes de estarem abertos a novas propostas dentro da empresa.
Comprometimento com os resultados e qual o impacto que a falta do mesmo causa na empresa.
Iniciativa e proatividade.
Pesquisa do comportamento organizacional
Critérios de avaliação do comportamento Organizacional:
Criatividade e inovação para propor novas soluções tanto para a criação de tarefas quanto para melhorar o desempenho de equipes dentro da empresa.
Motivação e engajamento que são fatores que ajudam no aumento de desempenho das equipes e que melhora consideravelmente o clima organizacional.
Senso crítico e analítico para criação de estratégias.
Foco e produtividade.
Visão sistêmica.
Pesquisa do comportamento organizacional
Critérios de avaliação do comportamento Organizacional:
Inteligência emocional para aceitar mudanças, desafios e situações adversas.
Auto-liderança, organização e disciplina.
Qualidade nos relacionamentos interpessoais.
Comunicação e profissionalismo.
Alinhamento com as metas e objetivos da empresa.
Percentual de rotatividade (turnover) e o que causa a alta rotatividade dos funcionários da empresa.
Clima Organizacional
Segundo Chiavenatto (1999) o clima organizacional reflete o modo como as pessoas interagem umas com as outras, com os clientes e fornecedores internos e externos, bem como o grau de satisfação com o contexto que as cerca. O clima organizacional pode ser agradável, receptivo, caloroso e envolvente, em um extremo, ou desagradável, agressivo, frio e alienante em outro extremo.
Clima Organizacional
Está relacionado as relações dentro do ambiente organizacional, com a chefia, com os colegas e com o trabalho. Se é uma relação de confiança em que há credibilidade com a chefia (como se vê e é visto pela chefia). 
Se é uma relação de respeito (integridade), reconhecimento, envolvimento, simpatia, empatia. Se o funcionário é valorizado, tem reconhecido seu trabalho e as promoções são feitas com imparcialidade, sem politicagem. O clima tende a ser positivo, são as pessoas que fazem o clima.
Orgulho do trabalho, ambiente saudável, boas relações no trabalho
Cultura Organizacional
Schein (1985) define cultura como o produto de aprendizado pela experiência comum de um grupo, abrindo a perspectiva de poderem haver várias “culturas” em uma organização. Afirma que o problema em cultura organizacional é distinguir as particularidades daquele grupo social, dentro de uma cultura mais ampla.
Conjunto de normas, crenças, valores, comportamentos, hábitos, tradições, conhecimentos e expectativas de um grupo social, o que esse grupo compartilha.
O conceito de cultura organizacional abrange todas as práticas, hábitos, princípios e valores dentro de uma empresa. A ideia é que todos os colaboradores entendam essa cultura e partilhem dos mesmos valores, a fim de fixar uma coerência entre corporação e funcionários.
Compõe a cultura: estratégia, estrutura, tecnologia (know how), pessoas. Quando as pessoas interagem, elas produzem cultura.
Cultura Organizacional
Um grupo compartilha:
História 
Geografia (ambiente físico, influência em como se veste, fala)
Religião
Etnia
Educação/ profissão
Cultura Organizacional
Para que serve a cultura organizacional?
Permite a identificação e diferenciação de um grupo social de outro, produz uma identidade.
Possibilita a comunicação e interação de membros desse grupo (jargões, protocolos)
Auxilia a consistência da tomada de decisão
Coesão do grupo (vestir a camisa) 
Cultura Organizacional
Necessidade de mudança na organização
A mudança é definida como necessidade contínua para as organizações e pode ser de ordem:
Estrutural: afeta a cultura e os órgãos do sistema
Mudança tecnológica: altera máquinas, equipamentos e processos (automação)
Cultura Organizacional
Necessidade de mudança na organização
A mudança é definida como necessidade contínua para as organizações e pode se de ordem:
De produtos e serviços: a demanda de mercado determina os resultados
Cultural: Mudanças nos colaboradores, em suas atitudes, expectativas e necessidades.
Cultura Organizacional
Necessidade de mudança na organização
Cases:
Filme – Amor sem escalas (2009)
Amazônia Celular – extinção do Call Center local
Cultura Organizacional
Case
Agência de turismo Thomas Cook declara falência e afeta 600 mil clientes
A agência mais antiga do mundo não acompanhou as mudanças tecnológicas
Comunicação e Cultura Organizacional
Comunicação organizacional é o tipo ou processo de comunicação que acontece nocontexto de uma organização, seja esta pública ou privada.
“O conhecimento puramente técnico é capaz de leva-lo até certo ponto até certo ponto. Depois disso, as habilidades interpessoais se tornam imprescindíveis” Lawrence Weinbach (CEO)
 “A comunicação viabiliza a transmissão da cultura organizacional, treinamentos e todo o acesso a informações específicas ao ambiente de trabalho. Como um processo de comunicação funciona de modo aberto, é comum ocorrer certa quantidade de ruído, perturbação indesejável que tende a distorcer ou alterar, de maneira imprevisível, a mensagem transmitida” (CHIAVENATO)
Comunicação e Cultura Organizacional
Dinâmica do telefone sem fio
Filme: A vida é Bela – (italiano, 1997) – Roberto Benigni
Comunicação e Cultura Organizacional
Barreiras na comunicação:
Barreiras pessoais: limitações, emoções e valores de cada pessoa (timidez, fragilidade, rispidez, insegurança, etc)
Barreiras físicas: interferências que ocorrem no ambiente físico em que acontece o processo de comunicação
Barreiras semânticas: limitações decorrentes dos símbolos por meio dos quais a comunicações são feitas (termos médicos ou de direito)
Comunicação e Conflitos na organização
no contexto organizacional, os conflitos internos que comumente são gerados nem sempre são intencionais, mas na maioria das vezes, surgem pela má interpretação que ocorre no processo de comunicação
 comunicação ineficaz é um dos principais motivos para os conflitos nas empresas. As falhas nesse aspecto podem ocorrer em vários níveis e se multiplicar com facilidade, causando uma série de informações desencontradas que afetam todos os processos da organização.
Isso acontece, por exemplo, em organizações que não têm procedimentos de comunicação interna bem definidos e não treinam os seus gestores e líderes para comunicar
Conflitos na organização
Os gestores que não conseguem administrar de forma eficiente as pessoas e os processos abrem espaço para que os funcionários não confiem neles e na organização, gerando um ambiente incerto e conflituoso
 Problemas no clima organizacional
- Ambientes conturbados e desagradáveis tendem a deixar os funcionários estressados e desmotivados, contribuindo para o surgimento de hostilidades e confrontos. Isso pode ocorrer por várias razões, como pressão excessiva por resultados ou falta de ações que incentivem o bom relacionamento entre os empregados.
Problemas no clima organizacional
- Ambientes conturbados e desagradáveis tendem a deixar os funcionários estressados e desmotivados, contribuindo para o surgimento de hostilidades e confrontos. Isso pode ocorrer por várias razões, como pressão excessiva por resultados ou falta de ações que incentivem o bom relacionamento entre os empregados.
Conflitos na organização
Mudanças
- Alterações na organização, como mudanças gerenciais implementação de novas tecnologias, exigem adaptações que podem criar incertezas e tensão, aumentando a competição, piorando os relacionamentos e gerando desavenças.
Comunicação e Cultura Organizacional
Eliminando barreiras na comunicação:
Identificar para eliminar as barreiras pessoais e a nível da organização

Continue navegando