Buscar

ATIVIDADE A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Comportamento organizacional é um campo que estuda a influência que indivíduos e grupos têm sobre o comportamento dentro das organizações.
Já a cultura organizacional é o conjunto de valores compartilhados e valorizados pelos membros de uma determinada organização.
O comportamento humano é influenciado por algumas variáveis que são consideradas no estudo: psicológicas (percepção, comportamento, aprendizagem, motivação); fisiológicas (traços físicos e mentais) e ambientais (condições de vida, classe social).
O clima organizacional é a percepção que os funcionários de uma empresa têm sobre o ambiente no qual trabalham.
Chiavenato afirma que:
O clima organizacional reflete como as pessoas interagem umas com as outras, com os clientes e fornecedores internos e externos, bem como o grau de satisfação com o contexto que as cerca. O clima organizacional pode ser agradável, receptivo, caloroso e envolvente, em um extremo; ou desagradável, agressivo, frio e alienante, em outro extremo. (CHIAVENATO, 2014, p. 470).
Considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, responda: Por que o estudo do comportamento organizacional é de grande relevância para a gestão de pessoas e como a cultura e clima organizacional interferem nos resultados da empresa?
RESPOSTA 
Estudar e entender o comportamento organizacional é fundamental para a avaliação do ambiente e para a adoção de práticas efetivas de gestão de pessoas que ajudem a garantir uma boa experiência de trabalho para o colaborador. O resultado é um ambiente mais saudável e produtivo. O comportamento organizacional deve estar de acordo com os valores da organização. Além disso, estudá-lo ajuda nortear a atuação dos gestores e líderes a fim de criar condições favoráveis para um melhor desempenho individual e coletivo.
A cultura e clima organizacional interferem nos resultados da empresa influenciando na motivação e no desemprenho dos membros das organizações e refletindo no ambiente interno das empresas. Logo, é preciso haver preocupação não só com o que é feito, mas com o modo como é feito. Verificar se a organização está conseguindo concretizar sua visão quanto ao que pretende tornar-se pela busca constante de melhoria no desempenho organizacional.
É preciso que a empresa crie estratégias para compartilhar e reforçar a cultura organizacional, de modo que todos possam compreender e colaborar, além de assumir uma postura adequada, responsável e participativa.
 Problemas relacionados ao comportamento organizacional podem impactar diretamente no clima, o que prejudica a produtividade e a criatividade das equipes. Reforçar a cultura organizacional é uma das iniciativas necessárias para minimizar esse tipo de situação.
Hoje em dia, as empresas percebem que não basta apenas garantir uma boa experiência para o cliente. Todos os indivíduos que se relacionam com a organização precisam sair satisfeitos com essas interações, incluindo fornecedores, compradores, parceiros e, é claro, colaboradores!
Assim, a empresa garante que será referência de relacionamento para os diversos atores que contribuem para sua existência. Com isso, os negócios são mantidos, os processos são facilitados, e a imagem da empresa melhora. Ser recomendado é sempre bom, inclusive pelos colaboradores.
Nesse sentido, entender o comportamento organizacional é fundamental para a avaliação do ambiente e para a adoção de práticas efetivas de gestão de pessoas que ajudem a garantir uma boa experiência de trabalho para o colaborador. O resultado é um ambiente mais saudável e produtivo.
O comportamento organizacional deve estar de acordo com os valores da organização. Além disso, estudá-lo ajuda nortear a atuação dos gestores e líderes a fim de criar condições favoráveis para um melhor desempenho individual e coletivo.
Os resultados do estudo do comportamento organizacional permitem uma visão mais abrangente sobre o capital humano disponível. A Fundação Instituto de Administração (FIA) elencou alguns tópicos sobre os benefícios de gerenciar o comportamento organizacional:
· Auxilia em vários aspectos da gestão de pessoas;
· Ajuda na compreensão de todas as complexidades comuns às relações interpessoais;
· Torna o gestor mais bem preparado para lidar com as individualidades e seus reflexos no grupo;
· Permite a ele analisar a dinâmica de relacionamentos em grupos de diferentes tamanhos;
· Atua em favor do desenvolvimento da inteligência emocional em escala individual e coletiva;
· Possibilita melhor compreender e gerenciar as relações intergrupais entre diferentes departamentos de uma mesma empresa;
· Torna a comunicação facilitada, independentemente do nível de hierarquia envolvido;
· Permite uma visão mais abrangente sobre o capital humano disponível;
· Possibilita trabalhar a resiliência do grupo de modo a se adaptar às mais variadas situações no cotidiano corporativo.
Nesse processo, é preciso que a empresa crie uma estratégia para compartilhar e reforçar a cultura organizacional, de modo que todos possam compreender e colaborar, além de assumir uma postura adequada, responsável e participativa.
 Problemas relacionados ao comportamento organizacional podem impactar diretamente no clima, o que prejudica a produtividade e a criatividade das equipes. Reforçar a cultura organizacional é uma das iniciativas necessárias para minimizar esse tipo de situação. Conheça alguns motivos para dar mais atenção a esse tema:
Aumento da inovação e da criatividade da equipe
Para criar um ambiente que fomente produtividade, criatividade e inovação, é preciso garantir um comportamento organizacional alinhado à cultura.
Crescimento do engajamento e dos bons resultados
As práticas saudáveis ao ambiente de trabalho, regras, normas e processos definidos pela empresa devem estar baseados no estudo do comportamento e da cultura organizacionais.
Essas condições, quando claras para os colaboradores, favorecem as taxas de sucesso, motivação, satisfação profissional e engajamento, e permitem maior participação — e melhores resultados para o negócio.
Orientação e senso de pertencimento
A cultura organizacional fundamenta os macro-objetivos da empresa que, por sua vez, são desdobrados em metas coletivas e individuais que envolvem todos os colaboradores.
Dessa forma, é possível conduzir as equipes para uma mesma direção, além de estabelecer o senso de pertencimento.
Preservação da imagem e da reputação da empresa
Comportamentos incompatíveis podem afetar negativamente a imagem e a reputação da empresa perante o mercado e os clientes. Por isso, é essencial garantir que a cultura organizacional esteja sempre presente e visível no cotidiano de todos os setores.
Agora que você entendeu a importância de avaliar o comportamento organizacional, precisamos entender quais são os tipos mais comuns encontrados nas empresas. 
Referência:
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas Organizações. 4. ed. Barueri: Manole, 2014.
Olá REJANE.

Outros materiais