Buscar

Matriz_AI_pgo_gerenciamento_escopo_projetos - Bruno_Castro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE INDIVIDUAL
	Matriz de atividade individual
	Disciplina: 
Gerenciamento do Escopo em Projetos.
	Módulo: 4
	Aluno: Bruno Costa e Castro
	Turma: ONL020N4-POPRJBH01T1
	Tarefa: Elaborar o planejamento do escopo do projeto: “Doe Sangue, salve vidas”.
	
	MATRIZ DE RASTREABILIDADE DOS REQUISITOS
	Controle de versões
	versão
	data
	autor
	notas da revisão
	
	
	
	
	
	
	
	
	Objetivos da documentação dos requisitos
	Em primeiro lugar, é importante salientar que o PMI (2016, p. 2, tradução nossa) define requisito como “uma condição ou capacidade que é necessário estar presente em um produto, serviço ou resultado, para satisfazer um contrato ou especificação formalmente imposta”. [1] 
Todo projeto começa a partir de uma necessidade, problema ou oportunidade. Logo, essa documentação tem por objetivo promover o detalhamento feito pela coleta dos requisitos, desde as etapas iniciais às entregas finais do projeto “Doe sangue, salve vidas”, com o intuito de atender as expectativas de todos os stakeholders envolvidos.
Foram feitos grupos de discussões com o intuito de se fazer um levantamento de dados preciso para obter informações relevantes, estruturadas, qualificadas ou não sobre o projeto a ser desenvolvido, através de questionários, pesquisas e formulários, tendo como objetivo eliminar os conflitos de idéias, possibilitando o consenso das equipes responsáveis. Fez-se necessário a utilização da ferramenta Axiomatic Design para se alcançar um melhor desmembramento dos requisitos, oferencendo as partes envolvidas os melhores resultados. Utilizou-se a ferramenta Moscow com o intuito de se elaborar o planejamento com o foco na priorização desses requisitos.
	Requisitos documentados
	Título do projeto:
	Data da versão:________________
	ID
	necessidade do cliente
	requisito funcional
	requisito técnico 
	prioridade
	entregas da EAP
	casos de teste
	código
	oportunidades, metas e objetivos do negócio
	características, condições, capacidades, funcionalidades
	solução técnica
	relevância do requisito
	descrição
	descrição
	NC1
	Promover o dia nacional da cidadania e solidariedade para coleta de sangue em todo o país.
	RF1-Investimento significativo em publicidade e propaganda a nível nacional.
	RT1- Divulgação de propagandas em emissoras de tv, redes sociais e entrega de panfletos nos centros urbanos, a fim de conscientizar toda a população sobre a importância da coleta de sangue.
	Must
	1.0
Divulgação
	Verificar datas das divulgações e definir os horários que serão transmitidos com as emissoras.
	
	
	RF2- Fechamento de parceria com Sebrae e Senai.
	RT2 - As empresas contratadas deverão utilizar seus caminhões de modo a facilitar a coleta de sangue em suas regiões.
	Should
	2.0
Implantação
	Verificar a quantidade de caminhões e disponibilidade desses, levando em consideração o número de habitantes da região de coleta local.
	
	
	RF3-Contratação de profissionais da área da saúde.
	RT3 - Médicos e enfermeiros com experiência em família e comunidade para averiguação dos estados de saúde dos doadores. Aos Enfermeiros, experiência mínima de 1 ano na realização de coleta de sangue.
	Must
	3.0
Mobilização de equipe
	Verificar o cálculo da quantidade necessária de contratação por funções específicas, levando em consideração o número de habitantes da região de coleta local, comprovação de experiência e aptdão.
	
	
	RF4-Contratação de profissionais da limpeza.
	RT4 - Exigência de ensino fundamental concluído e experiência mínima de 6 meses em limpeza e descarte de materiais utilizados.
	Must
	3.0
Mobilização de equipe
	Verificar o cálculo da quantidade necessária de contratação por funções específicas, levando em consideração o número de habitantes da região de coleta local, comprovação de experiência e aptdão
	
	
	RF5-Contratação e captação de voluntariados.
	RT5-Os colaboradores voluntários deverão ter habilidades interpessoais, sendo responsáveis pela captação de novos doadores e preenchimento de planilhas e registro de documentação.
	Must
	3.0
Mobilização de equipe
	Verificar o cálculo da quantidade necessária de contratação por funções específicas, levando em consideração o número de habitantes da região de coleta local.
	
	
	RF6- Fechamento de parceria com o exército brasileiro
	RT6-Essa parceria terá como objetivo, alcançar as regiões mais distantes, com difícil acesso aos meios de contato e locomoção.
	Could
	2.0
Implantação
	Verificar a viabilidade, quantidade necessária de apoiadores e meios de propagação em cada uma dessas região de difícil acesso. 
	
	
	RF7- Treinamento das equipes contratadas.
	RT7-Deverá ser realizado treinamentos à todas as equipes envolvidas, inclusive aos colaboradores voluntários, com base na especificidade de cada função e responsabilidade envolvida nas etapas da realização desse projeto.
	Must
	2.0
Implantação
	Verificar se o treinamento foi adequado com base nos requisitos necessários de cada função à ser executada pelas equipes contratadas. 
	
	
	
	
	
	
	Aprovações
	responsável
	assinatura
	data
	
	
	
	
	
	
	
ESPECIFICAÇÃO DO ESCOPO DO PROJETO
	Técnicas
	As técnicas de ferramentas utilizadas foram:
· Axiomatic Design;
· Grupos de discussões;
· Questionários e pesquisas;
· Entrevistas;
· Moscow;
	Justificativa
	Foram feitos grupos de discussões e entrevistas com os setores responsáveis e pessoas envolvidas, com a utilização de questionários, pesquisas e formulários, tendo como objetivo eliminar os conflitos de idéias, possibilitando o consenso das equipes, no intuito de se fazer um levantamento assertivo à realização do dia nacional da coleta de sangue. Esse grupo tem por objetivo planejar e definir a gestão de contratação de equipes, nível de experiência por definições de funções, para a realização e implantação do projeto. 
Fez-se necessário a utilização da ferramenta Axiomatic Design para se alcançar um melhor desmembramento dos requisitos a serem entregues, oferencendo as partes envolvidas os melhores resultados possíveis. 
Segundo PMI (2016), cada requisito levantado pela equipe do projeto tem a possibilidade de ganhar uma classificação de prioridade determinada pela utilização do acrônimo formado pela palavra MoSCoW.[2]
Logo, utilizamos essa ferramenta com o intuito de se elaborar o planejamento com o foco na priorização e relevância de cada um desses requisitos.
	Entregas do projeto
	· Gerenciamento do Projeto;
· Divulgação;
· Implantação;
· Mobilização de equipe;
	Descrição das entregas do projeto
	· O Gerenciamento do Projeto tem por objetivo discriminar as principais fases durante a execução do projeto, através de um planejamento estratégico detalhado e assertivo, de modo a se garantir o controle e monitoramento das fases executáveis, tais como: gerenciamento de escopo, qualidade, recursos humanos, setores financeiros e operacionais, treinamento de equipes, a fim de se garantir a viabilidade e confiabilidade na entrega dos possíveis resultados esperados.
· A divulgação por sua vez tem uma função de importância muito relevante nesse projeto, pois um dos principais objetivos do projeto é promover a conscientização das pessoas a doarem sangue no dia nacional da coleta de sangue. Essa divulgação precisa ser eficar de modo que atinja o maior número possível de pessoas e que seja capaz de estimular essa ação social nos doadores.
· A implantação tem por objetivo separar os grupos de pessoas e colaboradores envolvidos contratados, promovendo o treinamento adequado de acordo com cada área de atuação, levando em consideração os requisitos básicos exigidos de cada função a ser designada nas etapas do projeto.
· A mobilização de equipe tem uma grande importância, pois é através dela que iremos elaborar um quantitativo relevante, separados por funções específicas, experiência nas atividades designadas, levando em consideração o número de habitantes local de cada da região que será realizada a coleta de sangue.
	Critérios de aceitação
	Em cada etapa das entregas do projeto, foram feitos check list’s com foco na qualidade e
verificação de cada uma dessas entregas. Através desses check list´s, conseguiu-se mensurar:
· O gestor de projetos deverá ter experiência comprovada em atividades relacionadas à gestão de projetos de grande porte, com vastas habilidades nas práticas exigidas pelo guia PMBOK;
· O número de pessoas envolvidas necessárias a ser contratado em cada região, tem que levar em consideração o número de habitantes local;
· Cada setor das equipes a serem contratadas, deve ser separado por funções definidas, levando-se em consideração a experiência exigida pelos cargos determinados. 
· Os treinamentos das equipes devem ser acompanhados e registrados por meios das assinaturas dos envolvidos (contratante/contratado).
· O meio de comunicação deve envolver diretamente as áreas de publicidade e propagandas, de modo que se atinja ao máximo de pessoas a nível nacional, em horários de picos determinados pelo contrato de serviços em parceria com as emissoras de televisão, estimulando a conscientização desse público alvo.
· O acompanhamento das divulgações via site e divulgações por meio de folders informativos devem ser acompanhados por equipes específicas.
	Exclusões do projeto
	Declare, explicitamente, o que está fora do escopo do projeto.
· Não haverá construção ou reforma de postos de saúde;
· Não haverá coletas externas ou em domicílio;
· Não haverá contratação de voluntários para fazer parte do seu quadro de pessoal após o Dia Nacional de Coleta;
	EAP DO PROJETO
	Apresentação da EAP de forma hierárquica
	Detalhe o escopo referente ao projeto, aplicando a técnica de decomposição para criar a EAP – utilize a ferramenta WBS Schedule Pro ou qualquer outra que permita apresentar a EAP de forma hierárquica.
 
	Dicionário da EAP
	código da EAP
	nome do pacote de trabalho
	descrição do pacote de trabalho
	critério(s) de aceitação
	1.1.1
	Websites
	Divulgações das propagandas publicitárias da campanha do projeto “Doe sangue, salve vidas”.
	Contrato assinado com as emissoras de TV, a fim de definir a divulgação das propagandas, os dias e os horários de picos específicos a serem transmitidas e o número de transmissões diárias/semanais.
	1.2.1
	Comunicação oral
	Divulgações por meio de falas através do contato físico entre duas ou mais pessoas.
	Deverá ser feito pessoalmente entre duas pessoas ou em grupo, baseando-se nas habilidades interpessoais do comunicador contratado em relação aos treinamentos realizados no processo, a fim de se garantir a credibilidade da campanha de doação de sangue, causando um impacto positivo de conscientização nas pessoas.
	2.2.2
	Entidades privadas sem fins lucrativos
	Caminhões com infraestrutura para dar suporte aos colaboradores no dia da doação de sangue.
	Contrato de serviço assinado em parceria com as entidades Sebrae/Senai, de modo a garantir a quantidade necessária de caminhões distribuídos em locais estratégicos nas cidades onde ocorrerão as doações.
	3.1.1
	Médicos
	Contratação de profissionais da área da saúde.
	Deverão ter experiências em medicina de família e comunidade, e o número de contratados deverá considerar o número populacional de habitantes por cada região dentre os estados brasileiros.
	
2.1.2
	Treinamento em equipe.
	Profissionais capacitados para abordagem e captação de doadores.
	Treinamentos específicos, assinados em contrato, de acordo com suas funções.
	Aprovações
	participante
	assinatura
	data
	
	
	
	
	
	
	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
	[1] HOFFMANN, Guilherme. “Gerenciamento em escopo do projeto”. Apostila de sala de aula. (Professor Rodrigo dos Santos.) Fundação Getúlio Vargas. Out. de 2020. Impresso.
[2] HOFFMANN, Guilherme. “Gerenciamento em escopo do projeto”. Apostila de sala de aula. (Professor Rodrigo dos Santos.) Fundação Getúlio Vargas. Out. de 2020. Impresso.
	
	1
	2 
	
	
	
	1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando