Buscar

Metricas de software

Prévia do material em texto

ESTÁCIO DE SÁ
TRABALHO DA DISCIPLINA MÉTRICAS DE SOFTWARE
 
 
 
 
 
 Aluno: Rodolfo de Jesus Nascimento.
MATÉRIA: MÉTRICAS DE SOFTWARE 
PÓS – GRADUÇÃO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE.
 
SUMÁRIO
 
1. Introdução ......................................................................................... 02 
2. Desenvolvimento ..............................................................................02 
2.1. Objetivo ................................................................ .....................02 
2.2. Conteúdo do Trabalho ...............................................................03 
3. Conclusão ......................................................................................... 05 
4. Referências ................................ .......................................................05 
5. Dificuldades Encontradas ................................................................ .05 
6. Lições Aprendidas ................................ ............................................06
Introdução 
A falta de previsibilidade de custo e prazo de projetos de software pode levar a 
Consequências negativas, tais como brigas internas na equipe, baixa estima da equipe, entrega de software de baixa qualidade, perda de imagem da organização e até mesmo o cancelamento do projeto se for muito recorrente.
 A partir dessas consequências, torna - se importante o investimento na engenharia de software visando a melhoria da previsibilidade de custo, prazo e esforço conforme análise de pontos de função.
Objetivo 
Este trabalho tem como objetivo ressaltar as principais características da analise de pontos de função e o papel da engenharia de software na inclusão digital quando se usa métricas pontos de função.
Conteúdo
 Podemos definir o conceito que a engenharia de software que é uma área do conhecimento da informática voltada para a especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software aplicando tecnologias e práticas de ciências da computação, gerencia de projetos e outras disciplinas, objetivando organização, produtividade e qualidade.
 A engenharia de software está interligada a análise de ponto por função que é uma subárea da engenharia de software.
Para esclarecer melhor a ideia do Ponto de função, logo abaixo tem a definição:
“A analise de pontos de função é uma métrica internacional de software padronizada com o objetivo principal de descobrir o tamanho de um software. Ela tem como foco principal a visão do usuário, ou seja, somente são contadas os requisitos funcionais e por isso não leva em conta a linguagem de programação. Este artigo trata de uma teoria e da prática da contagem de pontos de função, além de apresentar dois exemplos práticos, sendo um deles envolvendo o uso do Scrum. Este artigo é útil para profissionais da área de tecnologias da informação que necessitam saber do tamanho de uma demanda e/ou funcionalidade, principalmente para calcular o prazo e custo de um projeto”
 A APF basicamente quantifica as funções contidas no software em termos significativos para o usuário afinal até alcançar o valor final do projeto. A medida tem relação direta com os requisitos funcionais ou regras de negócio.
 O profissional de engenharia de software precisa ter conhecimento de algumas visões do cenário, entender algumas formulas, determinar o tipo de contagem a ser usado para detalhar o projeto e no produto. 
O fluxo traçado no cenário de um projeto.
1) Determinar o tipo de contagem – 2) identificar o escopo de contagem e fronteira da aplicação – 3) contagem das funções de dados – 4) contagem das funções transacionais – 5) determinar os PFs não ajustados – 6)Determinar o fator de ajuste – 7) Calcular os PFs ajustados.
O primeiro passo é definir o tipo de contagem, com isso há três tipos de contagem;
· Contagem de projeto de desenvolvimento;
· Contagem de projeto de melhoria (manutenção); 
· Contagem de aplicação;
“De maneira sim pl if icada, o prim ei ro mede a f uncionalidade f ornecida aos usuár ios 
De maneira simplificada, o primeiro mede a funcionalidade fornecida aos usuários finais quando o projeto estiver pronto, no momento de sua instalação. Essa contagem também abrange conversão de dados necessários para implantação do software.” 
“O segundo mede as modificações para um a aplicação já existente e, o que inclui as funções incluídas, alteradas e excluídas do sistema pelo projeto, além das funções de conversão de dados. É importante lembrar que, sempre após um a contagem de manutenção e sua implantação, o número de pontos de função da aplicação deve ser atualizado de acordo com as alterações feitas na funcionalidade. Isso t em com o objetivo manter a contagem de pontos de função (CPF) da aplicação sempre atualizada.” 
“O terceiro e último tipo de contagem mede a funcionalidade fornecida ao usuário p ela aplicação instalada e em produção para que a atual funcionalidade tenha um a medida.”
O segundo que o engenheiro de software deve seguir é a identificação do escopo da contagem e aplicação;
Nesse ponto identificado todas as funcionalidades que o software trabalha, as interligações do sistema e também pode ser identificado a coerência e a colocação dos dados e os processos suportados pelo software que está sendo contado.
	“A fronteira da aplicação define o que é externo para a aplicação. É a interface conceitual entre a aplicação e os usuários externos. O escopo define um conjunto ou um subconjunto de software de tamanho.”
O terceiro e o quarto ponto, são as contagens das funções de dados e das funções de transação. São nesses passos que são contados os pontos de função não ajustados. Nessas etapas são consideradas. 
Funções de dados: Arquivos Lógicos Internos e Arquivos de interface Externa.
Funções de transação: Entradas externas, saídas externas e consultas externas.
 “Os ALI	s são grupos de dados logicamente relacionados, ou informações de controle mantidos dentro da fronteira da aplicação, mas mantidos dentro da outra aplicação. A principal função de um ALI é agrupar os dados mantidos por um ou mais processos elementares da aplicação que está sendo contada”. 
 “Os AIEs são grupos de dados logicamente relacionados, ou informações de controle, referenciados pela aplicação, mas mantidos dentro da fronteira da outra aplicação. A principal função de um AIE é agrupar logicamente dados referenciados por um ou mais processos elementares da aplicação. Isso significa que um AIE contado para uma aplicação deverá ser um ALI em outra”
O quinto tópico é a contagem para o calculo de fator de ajuste.
	Fatores de ajustes está relacionado com característica da aplicação, o que a aplicação trabalha, o cálculo tem a responsabilidade de corrigir distorções da etapa anterior e se baseia nas características gerais do sistema onde existem 14 itens que determinam o valor do nível de influencia de cada um desses itens do dimensionamento do sistema.
Comunicação dados, processamento distribuído, performance, configuração do equipamento, volume de transações. Entrada de dados online, interface com o usuário, atualização online, processamento complexo, usabilidade, facilidade operacional, múltiplos locais, facilidade de mudanças (Flexibilidade).
	“O peso, que varia de zero (sem influência) a cinco (forte influência) deve ser atribuído a cada uma das GSCs – Características gerais do sistema, e a soma deles resulta no valor do TDI, grau total de influência. As características são resumidas no fator de ajustes, que, quando aplicado, corrige o valor de pontos de função não ajustados por volta de 35% criando o ponto de função ajustado”.
	O sexto e o ultimo passo da contagem é o calculo dos pontos de função ajustados, neste passo é realizado a correção de possíveis distorções ocorridas durante o cálculo dos pontos de função não ajustados, aproximando as medidas de situação real.
Conclusão
Então conclui que a analise de pontos de função é um processo que tem como o objetivo de ter por medida o valor real e/ou aproximadodo projeto, tem muita importância na governança de T.I, pois o profissional de Engenharia de Software necessita entender os seis tópicos do processo da APF para inserir na empresa onde prestará serviços.
4. Referências 
https://www.devmedia.com.br/analise-de-pontos-de-funcao/9146 
5. Dificuldades Encontradas 
Resumir os pontos da APF. 
6. Lições aprendidas
Clareza no processo de analise de pontos por função com relação ao curso de engenharia de software.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Vila Velha, ES

Continue navegando