Buscar

20 ATV COMPLEMENTAR PEDAGOGIA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP INTERATIVA
 NOME: 
 RA: 
 CURSO: 
PORTFÓLIO
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Relatório apresentado ao curso de PEDAGOGIA para obtenção da carga horária exigida pelas Atividades Complementares.
2020
1-ECOLOGICAMENTE CORRETO 
O artigo da “revista CCR” (2019) de título “Ecologicamente Correto”, ressalta a importância em se reutilizar os resíduos produzidos e neste caso destaca-se os pneus, pois descartados inadequadamente, além de provocar a poluição visual, incide na ambiental, contribuindo negativamente na poluição do ecossistema.
Neste contexto este artigo contribuiu significativamente em minha formação acadêmica do curso de Pedagogia, de forma reflexiva por destacar tema pertinente na atualidade que é a reciclagem. Como docentes incentivar e demonstrar as variáveis possíveis na reciclagem e descarte correto de resíduos, desperta a responsabilidade com a saúde ambiental e pessoal, pois resíduos descartados de forma inadequada além de contaminar o solo, rios e mananciais são extremamente prejudiciais à saúde humana.
Sendo assim, esta leitura permite a realização de vários projetos, sobre a importância em reciclar, reutilizar e o reuso de muitos resíduos que não necessitam ser descartados pois possuem utilidade funcional, como os potes de iogurtes, de sorvetes, caixas ,vidros, papeis, pneus, etc., contribuindo com o meio ambiente e repassando aos alunos que são multiplicadores de ações, a importância da conscientização ambiental desde cedo, adotando assim posturas diferenciadas quanto aos resíduos produzidos.
2- MUSEU CATAVENTO CULTURAL EDUCACIONAL (museu)
O Museu Catavento Cultural Educacional está localizado na cidade de São Paulo, no Palácio das Indústrias, proporcionando em seus variados ambientes, a interatividade, entretenimento, conhecimento e laser a todos que o visitam, através de exposições temáticas, onde de forma lúdica, encanta a todos independentemente da idade.
De maneira reflexiva e envolvente, a visita contribuiu em minha formação acadêmica do curso de Pedagogia, por exemplificar de forma interativa a importância em se observar todas as ações e reações de tudo quer nos cerca. Neste caso a temática sobre o corpo humano, permitiu a visualização do interior dos órgãos, bem como a funcionalidade de cada um, sendo possível observar os benefícios e os malefícios que causamos quando a atenção a saúde é negligenciada.
De maneira enfática a exposição evidenciou a importância dos cuidados gerais, de higiene e profilaxia ,em que além de evitar doenças, também desperta o senso de responsabilidade em cada um quanto a preservação da saúde( em todos os contextos) como também a relevância em se observar os sinais que o corpo transmite quando algo não está bem. Como docentes a exposição permitiu a realização de vários projetos, destacando a importância da saúde, no processo de aprendizagem.
3- ESCOLA DA VIDA
Este filme destaca a rivalidade entre dois professores que possuem posturas e técnicas diferenciadas no processo de ensino , causando desconforto no conservadorismo que não aceita as técnicas contemporâneas de ensino onde a tecnologia exerce importante funcionalidade no processo ensino-aprendizagem.
De maneira reflexiva e envolvente este filme contribuiu em minha formação acadêmica do curso de Pedagogia, pois cotidianamente somos desafiados a envolver os discentes em temáticas diferenciadas que não agradam, contudo ao se expor parâmetros diferenciados de ensino a fim de que o aprendizado se torne mais prazeroso e envolvente, além de flexibilizar na absorção dos conhecimentos, o processo de aprendizagem torna-se envolvente, proporcionando também o senso crítico e a contextualização.
Na atualidade onde as exigências docentes e discentes são acentuadas, deter parâmetros diferenciados no processo de ensino, permite o envolvimento maior no contexto apresentado, bem como o interesse pela temática de forma lúdica e atualizada permitindo assim que o processo de aprendizagem além de prazeroso também seja envolvente e enriquecedor, onde todos ganham no método ensino-aprendizagem.
4- AS AVENTURAS DO AVIÃO VERMELHO 
 O filme “As aventuras do avião vermelho”, descreve a história de Fernandinho, um menino de 8 anos que ao ficar órfão de mãe se revolta pela situação de desamparo maternal e inicia uma trajetória de rebeldia comprometendo o relacionamento familiar e escolar causando inúmeros transtornos. Contudo um livro transforma toda trajetória de vida desta criança proporcionando através do imaginário, a conquistas de novos desafios, e motivos para voltar a se relacionar com alegria e harmonia em todos ambientes.
De maneira reflexiva, este filme contribuiu em minha formação acadêmica do curso de Pedagogia, pois somos desafiados cotidianamente como docentes, a compreender o comportamento diferenciado de alguns discentes, sendo estes detentores de problemas pessoais , carência afetiva, perdas familiares, falta de amor e desestruturação familiar, comprometendo significativamente o aprendizado proposto no ambiente escolar.
Em síntese o filme ressalta que uma boa leitura é capaz de transformar, levando a horizontes inimagináveis apesar da pouca idade, como representado pelo menino Fernandinho (8 anos). Lembrando que uma boa leitura além de potencializar ludicamente os objetivos educacionais, desperta atitudes positivas contribuindo assim no crescimento educacional, na aquisição de conhecimentos e solidificando a personalidade do público infantil.
5- O MULATO ( livro)
 O romance, “O mulato” de Aloísio Azevedo, publicado em 1881, aborda temas atuais como crítica social, preconceito e racismo, vivenciado na cidade de São Luiz do Maranhão, envolvendo a história de Raimundo ( o mulato), protagonista do livro, filho de pai branco e mãe negra, que de acordo com o olhar preconceituoso de uma sociedade cruel, desqualifica a união de raças diferentes. Contudo como por ironia do destino que conspirava, até então, contra o menino Raimundo, este tem a vida transformada ao sair da cidade de São Luiz do Maranhão, indo para Europa, onde se forma em medicina.
De maneira enfática e reflexiva, a leitura contribuiu consideravelmente em minha formação acadêmica do curso de Pedagogia, pela exortação quanto a temática preconceituosa, presenciada cotidianamente por nós docentes, como também pela responsabilidade que temos em desmitificar parâmetros de diferenciação racial, ainda presente na atualidade em todas esferas( educacional, social e pessoal).
Excelente leitura de conteúdo atualizado em que destaca o preconceito social e racial, tão presente na atualidade, quanto a relevância em se determinar nas conquistas almejadas, vivendo com propósitos, pois as dificuldades não devem ser parâmetros para revolta, estagnação, pontuando como bloqueios para os objetivos almejados.
6- O Quinze (livro)
 	O romance “ O quinze” descreve de maneira crítica, envolvente e emocionante a triste realidade vivenciada pelos nordestinos, em que através da seca e vulnerabilidade social, são obrigados a buscar novos horizontes de sobrevivência, buscando melhores condições de vida em grandes centros urbanos, pois o local de origem não oferta o mínimo necessário para o viver digno.
De maneira reflexiva e impactante, esta leitura contribuiu em minha formação acadêmica do curso de Pedagogia, pois semelhantemente, somos desafiados como docentes a buscar novos horizontes e conquistas pessoais, pois muitas vezes a localidade já se encontra saturada e as oportunidades escassas, devido a própria realidade contemporânea, sendo necessário a migração para outras localidades. Contudo a leitura também proporciona a realização de vários projetos direcionados a valorização da terra, meio ambiente e sustentabilidade, sendo a seca protagonista.
Em síntese os docentes também são impactados por dificuldades de sobrevivência (profissional), sendo necessário além de manter-seatualizado continuamente, buscar novas perspectivas profissionais, em localidades fora do perímetro residencial, a fim de que seja possível exercer a profissão de maneira segura, digna e satisfatória. Entretanto vale mencionar que na atualidade os problemas do povo nordestino se mantêm e pouco se têm feito para minimizar esta triste realidade.
7- A Bienal do livro/ SP
A Bienal Internacional do livro realizada na cidade de São Paulo, traz neste evento grandioso a oportunidade em se conhecer as novidades literárias, como também a oportunidade em se participar de palestras com autores renomados e estar frente a frente com grandes ícones da literatura nacional e internacional, em que através de roda de conversa é possível aumentar os conhecimentos e adquirir exemplares a preços módicos.
De maneira envolvente e prazerosa, a visita a Bienal contribuiu em minha formação acadêmica do curso de Pedagogia, por proporcionar o aprimoramento dos conhecimentos como também a possibilidade em adquirir exemplares a preços justos, pois ainda pairam preços exorbitantes na aquisição de bons exemplares. As informações adquiridas através de palestras e roda de conversa muito requisitado pelos docentes, demonstra a relevância de mais espaços com conteúdo diversificado atendendo assim a vários públicos, sendo esta a intencionalidade da bienal proporcionando cultura, laser e entretenimento no mesmo local, contribuindo assim com a cultura literária.
Apesar da era tecnológica onde e-books e internet dispõem as mesmas informações em formato digital que uma feira literária e/ou bienal proporciona, se observa ainda existir a importância em se folear obras e conhecer autores renomados como diferencial neste universo encantador da leitura, do conhecimento e do saber.
 
8- MARY AND MAX (FILME)
Retratando temas e desafios contemporâneos enfrentados por muitas crianças como questões sociais, obesidade, autismo, inclusão social, tendo por resultantes, o isolamento social o filme demonstra que tais questões podem e devem ser abordadas de maneira positiva, onde apesar de diferentes, somos todos iguais.
De maneira reflexiva, este filme contribuiu em minha formação acadêmica do curso de Pedagogia, por exemplificar, que a participação do autista se faz necessária no contexto social e educacional por ser este cidadão merecedor de todas as informações disponibilizadas as demais pessoas que não detém a mesma limitação intelectual. Entretanto se faz necessário a capacitação específica a este público a fim de que nenhum conteúdo seja suprimido no processo de aprendizagem.
Em síntese o filme Mary e Max que expõe diferenças sociais e problemas também contemporâneos como o alcoolismo, obesidade, diferenças religiosas, dentre outros, destaca a importância da tolerância , sendo necessário trabalhar desde cedo com as crianças sobre o aceitar, ajudar e contribuir para que haja harmonia e envolvimento social solidário em todos os direcionamentos, sejam sociais, educacionais e familiares, buscando nos desafios um eterno aprendizado para discentes e docentes.
9- O segredo dos animais ( filme)
Apesar se tratar de uma animação infantil, o filme “O segredo dos animais”, descreve uma linda história onde os variados animais convivem em harmonia numa fazenda administrada por um simpático velhinho, muito amoroso, e que em nada se diferencia das demais fazendas do mesmo porte. Porém quando o humano não está por perto, a bicharada se transforma em alegres vizinhos e amigos e no trabalho em equipe planejado, constroem todas as estratégias narradas na história fantástica e envolvente.
De maneira reflexiva e devido as inúmeras possibilidade de desenvolvimento de variados projetos ( bulling, amizade, respeito, responsabilidade, etc.), este filme contribuiu em minha formação acadêmica do curso de Pedagogia ressaltando o valor da amizade, do trabalho em equipe, da empatia frente as adversidades, bem como a importância do planejamento estratégico, no contexto escolar, pessoal e organizacional, a fim de que todos os objetivos sejam alcançados.
O filme evidencia que “ nem tudo é como parece e que somos desafiados sempre”; no caso da fazenda onde os animais vivem em harmonia, ao se realizar a metamorfose na ausência do humano, eles cantam, brincam, dançam como se este fosse o normal, e não as posturas diárias do trivial ( acordar, comer, pastar e voltar ao ciclo vicioso).No contexto infantil, também somos desafiados cotidianamente e as crianças se revelam quando são estimuladas e quando são apresentados elementos diferenciados, bem como novas ferramentas de interação e conhecimento proporcionado no processo ensino-aprendizagem mediado pelo docente, (assim como o administrador da fazenda), administrando um grupo de alunos que se revelam através do lúdico oferecido.
10- Os sete saberes para a educação do futuro
Este livro de Edgard Morim, “Os sete saberes para a educação do futuro”, detém em seu conteúdo orientações quanto a forma de olhar para as gerações futuras em que o autor sintetiza sua convicção com a seguinte frase:” se descobrirmos que somos todos seres falíveis, frágeis, insuficientes, carentes, então podemos descobrir que todos necessitamos de mútua compreensão.” (p.100).
De forma reflexiva esta leitura contribuiu em minha formação acadêmica do curso de Pedagogia, principalmente por ressaltar a relevância da educação sustentável em todos os níveis escolares, onde o cidadão como protagonista de sua história é elemento fundamental neste contexto; sendo o docente mediador de saberes, a ferramenta principal na conscientização ambiental independentemente do ano em se atua, pois esta consciência sustentável vale para todas as séries.
De maneira simples e objetiva a leitura destaca a responsabilidade de todos docentes na educação do futuro, onde saberes são primordiais para que se construa um futuro melhor, preservando no presente conceitos e atitudes, a fim de que no futuro também hajam posturais sustentáveis e inteligentes na preservação e atuação do ser humano.
11- A História de Ron Clark
A história de Ron Clark, pautado na história de um professor que utiliza de didática diferenciada para alcançar os objetivos pedagógicos com um grupo de adolescentes, este provoca desconforto entre os demais docentes, pelo êxito em suas estratégias de ensino, em que prioriza a humanização das ações, no contexto diferenciado de várias realidades, expostas no mesmo grupo.
De maneira enfática e reflexiva, este filme contribui e impactou quanto as diferentes metodologias possíveis para se alcançar objetivo educacional em se ministrar saberes e proporcionar o aprendizado prazeroso, frentes a diversas realidades existente em todas as classes e em todos os anos em que se ministra conteúdos educacionais.
Muitas vezes, a falta do olhar acolhedor e humanizado interfere na metodologia usada para repassar conhecimento, e evidencia-se que não é esta problemática pontual e sim contemporânea, sendo os docentes responsáveis na vinculação prazerosa e envolvente do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo significativamente com a proposta de um futuro promissor a quem busca na educação o caminho para um futuro melhor.
12- A COR DO PARAISO
Filme onde retrata a história de um menino portador de deficiência visual, em que é visto como “vergonha para os negócios do pai”, destacando uma trajetória de desamor e preconceitos.
De maneira impactante e reflexiva este filme contribuiu em minha formação acadêmica no curso de Pedagogia, por destacar a importância do olhar acolhedor no processo de inclusão, independente da limitação existente, pois como docentes a humanização na recepção deste público seleto, não deve ser diferenciada ( apesar da delicadeza da questão) pois todos são iguais independente de suas diferenças físicas, sociais, intelectuais, motoras, cognitivas, etc.).
Em síntese o filme destaca a importância do acolhimento no processo educacional, sendo responsabilidade de todos os envolvidos (escola, família, direção, docência,etc.) proporcionar a este público acesso adequado a suas limitações a fim de que o processo de aprendizagem seja realizado de maneira envolvente, prazerosa e igualitária, sem restrição ou diferenciação.
13- BRICAR NA PRÉ-ESCOLA
Este livro de Gisela Vajskop intitulado Brincar na pré-escola destaca a importância desta ferramenta de aprendizagem, ressaltando a autonomia proporcionada pelo ato de brincar, contribuindo na imaginação, imitação, memorização e atenção.
De maneira incisiva esta leitura contribuiu em minha formação acadêmica do curso de Pedagogia, por destacar a relevância em se apropriar como docentes, deste elemento de interatividade e desenvolvimento, que é a brincadeira onde são a criança desenvolve capacidades primordiais ao seu crescimento, como também torna o aprendizado prazeroso a partir de atitudes normais das crianças realizadas cotidianamente.
Esta leitura direciona e orienta em seus seis capítulos destacando a importância da brincadeira no desenvolvimento infantil, como elemento primordial de aprendizagem, de maneira simples e envolvente onde o docente direciona este processo contribuindo na adaptação social, na aceitação de regras, no convívio harmonioso, trabalho em equipe dentre outras ferramentas de aprendizagem e desenvolvimento.
 
14- Educação e Sociologia
 O livro de Emile Durkheim “Educação e Sociologia”, enfatiza a importância em ser inserido a sociologia no contexto infantil, despertando assim o senso crítico, como também possibilita a maior compreensão quanto ao reconhecimento da autoridade exercida pelo professor educador.
De maneira reflexiva esta leitura contribuiu na minha formação acadêmica do curso de Pedagogia, por destacar a importância da sociologia como elemento crítico no processo educacional, pois permite o entendimento da realidade social, cultural e mesmo política de uma nação, possibilitando também ( como docentes) despertar nos alunos o senso critico sendo este elemento primordial para modificar a realidade vivenciada.
Em síntese, o autor destaca a relevância da educação como termômetro no processo de ensino-aprendizagem, sendo possível abolir os erros cometidos no passado, onde o ensinar limitava-se a “ decorar e não a compreender”, possibilitando na atualidade reescrever uma nova história de desenvolvimento e questionamentos, formando assim indivíduos críticos e contribuindo no ensino mais eficiente e engajado com a realidade atual.
15-- PALESTRA WEB: ESTRASTÉGIAS EDUCACIONAIS: 5 TÉCNICAS PARA EVOLUIR NOS ESTUDOS.
Palestra ministrada por Carlos Batista em 18 de Junho de 2020, destacou a importância em se obter técnicas para aprimorar e maximizar a absorção dos conhecimentos , destacando como elementos primordiais a Responsabilidade e Comprometimento no processo de aprendizagem, sendo enfatizando 5 técnicas como elementos essenciais, possibilitando assim ampliar este número de indicadores flexibilizadores no processo de desenvolvimento e absorção de conhecimentos.
De maneira estimuladora e envolvente, a palestra contribuiu em minha formação acadêmica do curso de Pedagogia, por enfatizar técnicas que contribuem no processo de aprendizagem, como também a importância em se deter técnicas de aprimoramento para absorver conhecimentos de forma simples e objetiva, contribuindo assim na desenvoltura profissional.
Em síntese a palestra ampliou o leque de possibilidades quanto a melhor forma de absorver conhecimentos, como também a relevância em se adotar técnicas a fim de que os objetivos almejados sejam alcançados de forma simples e prazerosa, a partir do comprometimento. Ressaltamos que dentre as técnicas apresentadas a “Organização e o Planejamento” resumem o êxito de qualquer projeto, seja educacional, pessoal, social ou administrativo, pois a partir de atitudes prioritárias em planejar e organizar, torna-se possível a visualização da trajetória a ser percorrida bem como o resultado esperado.

Continue navegando