Buscar

Questionário Aprendizagem e Controle Motor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário para a Disciplina Aprendizagem e Controle Motor.
01 - O primeiro período de vida da criança, que vai do nascimento até o surgimento da linguagem, do ponto de vista da inteligência, é denominado por Piaget como sensório-motor. Nesse período, Piaget identificou três estágios, nomeados, respectivamente, como: 
R. dos reflexos, da organização das percepções e hábitos, da inteligência propriamente dita.
02 - Um professor de Educação Física é responsável por uma turma do 1o ciclo do Ensino Fundamental cuja média de idade é de 8 anos. De acordo com a sequência do desenvolvimento motor apresentada por Tani et alii (1988), seu programa de ensino deve contemplar 
R. a combinação de movimentos fundamentais.
03 - David Gallahue e John Ozmun (2005), caracterizam o estágio transitório e de aplicação, como fases de movimentos especializados. Considerando-se as definições abaixo relacionadas, marque os conceitos referentes ao estágio de Aplicação: 
(V) Etapa para refinar as habilidades mais complexas em jogos avançados.
(F) O objetivo principal do treino, deve ser o de estimular as crianças a melhorar o controle motor. 
(F) Começa a combinar e aplicar habilidades motoras fundamentais ao desempenho de habilidades especializadas no esporte. 
(V)Estratégias cognitivas crescente e certa base ampliada de experiências tornam o indivíduo capaz resolver muitos fatores da tarefa, individuais e ambientais. 
(V)Período que ocorre a sofisticação cognitiva, em que as crianças já conseguem tomar decisões sobre o aprendizado e combinar numerosos padrões motores.
04 - A criança recém-nascida realiza movimentos involuntários que estão intimamente ligados à sobrevivência e proteção do bebê. Logo em seguida esses movimentos servem de base para os primeiros movimentos voluntários. Os dois tipos de movimentos que podem ser observados nesta criança são: 
R. reflexos e rudimentares
05 - Ozmun & Gallahue (2003) definem o desenvolvimento motor como: Alterações progressivas do comportamento motor, no decorrer do ciclo da vida, realizadas pela interação entre as exigências da tarefa, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente. De acordo com a definição, podemos dizer que as fases do desenvolvimento motor ocorrem respectivamente na seguinte sequência:
R. Fase motora reflexa, fase motora rudimentar, fase motora fundamental, fase motora especializada.
06 - O conceito de capacidade motora pode ser caracterizado como:
R. Traços estáveis e duradouros, que na sua maior parte são geneticamente determinados e que embasam a performance habilidosa dos indivíduos.
07 - A aprendizagem é a mudança de comportamento viabilizada pela plasticidade dos processos neurais cognitivos. Considerando que a aprendizagem motora é complexa e envolve praticamente todas as áreas corticais de associação, é necessário compreender o funcionamento neurofisiológico na maturação a fim de fornecer bases teóricas para a estruturação de um plano de ensino que considere as fases de desenvolvimento neural da criança, maximizando assim o aprendizado. Por esse motivo, podemos entender que quando falamos fases do desenvolvimento neural estamos falando ao mesmo tempo das fases do movimento. Marque em ordem sequencial as fases do movimento.
R. Reflexo, Rudimentar, Fundamental e Especializado.
08 - O aumento no número e no tamanho das células e as transformações funcionais que ocorrem nos diferentes sistemas do organismo correspondem, respectivamente: 
R. ao crescimento e ao desenvolvimento.
09 - Questão: Um professor decide prescrever exercícios funcionais para seus alunos idosos em atividades ao ar livre. Para isso ele opta por estratégias que melhorem o equilíbrio, a força e densidade mineral óssea (DMO). Desta maneira, são opções de treinamento e de acordo com uma justificativa plausível:
I - Exercícios que atuem o desequilíbrio para estimular as estratégias de equilíbrio tornozelo, quadril e passo; 
II - Exercícios que gerem impacto moderado a intenso e de curta duração, pois somente assim haverá vibração suficiente para aumento da DMO; 
I e II corretas
10 - Assinale a alternativa que apresenta a definição correta dos termos crescimento físico e desenvolvimento motor, respectivamente.
R. Crescimento físico é o aumento da dimensão corporal / Desenvolvimento motor é a mudança na capacidade de movimento ao longo da vida.
11 - Quando entramos na vida adulta vivenciamos uma série de mudanças fisiológicas e físicas que afetam o nosso comportamento (Gallahhue). Dentre as alterações, encontramos a sarcopenia ou atrofia da massa muscular e consequente redução na força muscular. Registre (V) verdadeiro e (F) falso para as afirmações abaixo: 
(V) o pico de força muscular ocorre entre 25 a 35 anos 
(V) de 50 a 70 anos ocorre um declínio gradual da força muscular 
(F) as mulheres após os 40 anos apresentam uma perda de 35% da força muscular 
(V) os homens apresentam uma perda de 20% da força muscular após os 55 anos - (V, V, F, V).
12 - O feedback intrínseco consiste no feedback sensorial disponível durante ou depois de a pessoa desempenhar uma habilidade, e que é uma parte da própria situação de desempenho da habilidade que ocorre naturalmente. Podemos dividí-lo em: 
R. visual, tátil, proprioceptivo e auditivo.
13 - Tomando como referência a primeira etapa do desenvolvimento humano e observando que nesta fase os recursos utilizados são exclusivamente sensório-motores, é correto afirmar que: 
R. os reflexos passam a constituir, numa próxima etapa, movimentos intencionais.
14 - Habilidades motoras especializadas são padrões de movimentos maduros que foram refinados e combinados para formar habilidades esportivas específicas e habilidades motoras complexas. Durante a aprendizagem, são papéis do professor, exceto: 
R. focalizar a atenção nos pequenos detalhes e não na habilidade total.
15 - "O processo do Desenvolvimento motor revela-se basicamente por alterações no comportamento motor. O comportamento motor observável de um indivíduo fornece uma "janela" para o processo de desenvolvimento motor, assim como indicações para os processos motores subjacentes". (Gallahue, 2005) 
R. Movimentos estabilizadores, locomotores e manipulativos.
16 - História da sucessão de transformações que ocorrem no indivíduo, desde a fecundação até a maturidade plena, refere-se à : 
R. ontogênese.
17 - O conceito de capacidade motora pode ser caracterizado como: 
R. Traços estáveis e duradouros, que na sua maior parte são geneticamente determinados e que embasam a performance habilidosa dos indivíduos.
18 - Qual a função do órgão sensorial proprioceptor encontrado dentro do músculo e articulações? 
R. Conduzir informações ao Sistema Nervoso Central.
19 - Em relação à automatização do controle na execução dos movimentos, é correto afirmar que:
R. A quantidade elevada de repetições é justificada pela necessidade de alimentar funcionalmente os sistemas de controle dos movimentos, o que, num primeiro momento, irá acarretar um esforço adaptativo para que a criança execute e coordene os movimentos, mas, em seguida, essa realização
poderá ser exercida e repetida com maior facilidade e prazer funcional, facilitando a manutenção do aprendizado e o aperfeiçoamento.
20 - A prontidão para a aprendizagem de qualquer conteúdo, teórico ou prático, envolve aspectos biológicos, psicológicos e sociais, que se referem, respectivamente, a: 
R. maturação, motivação e experiências anteriores.

Continue navegando