Buscar

n 06

Prévia do material em texto

1.
		Cada canal semicircular do labirinto apresenta uma dilatação. Dentre as alternativas abaixo, assinale o nome que recebe esta dilatação.
	
	
	
	Cúpula
	
	
	Utrículo
	
	
	Ampola
	
	
	Cinocílio
	
	
	Sáculo
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Dentre as alternativas a seguir, assinale a ÚNICA que apresenta a estrutura do sistema visual que processa a VISÃO CENTRAL, sendo responsável, portanto, pela percepção de detalhes do foco visual.
	
	
	
	Cristalino.
	
	
	Pupila.
	
	
	Humor vítreo.
	
	
	Fóvea.
	
	
	Córnea.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Analise as alternativas abaixo e, depois, assinale a ÚNICA ERRADA.
	
	
	
	A disfunção dos canais semicirculares provoca tontura e desequilíbrio quando fazemos movimentos muito rápidos ou muito complexos.
	
	
	Quando há movimentação, a endolinfa dos canais semicirculares move-se em direção oposta ao movimento de cabeça.
	
	
	As células ciliadas projetam-se para o interior de uma membrana gelatinosa denominada otólito.
	
	
	À medida que a posição da cabeça se afasta da posição vertical, a precisão da informação não sofre alteração alguma.
	
	
	As máculas são células receptoras responsáveis pela manutenção do equilíbrio, quando a cabeça está na posição próxima à vertical.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O olho capta a luz refletida pelos objetos a nossa volta e quando penetra atravessa a córnea e continua atravessando as várias estruturas transparentes enquanto é transmitida por neurônios especializados até as células funcionais da visão. Marque a resposta correta sobre os bastonetes:
	
	
	
	são funcionais para a visão noturna e sua perda leva à perda apenas da visão noturna.
	
	
	são funcionais para a visão diurna e noturna.
	
	
	são funcionais para visão diurna e a perda dessas células leva à cegueira total.
	
	
	são funcionais tanto para a visão diurna quanto a noturna.
	
	
	são funcionais para a visão noturna, mas se forem alterados podem comprometer tanto a visão diurna quanto a noturna.
	
Explicação:
Os bastonetes são células finas, alongadas e formada por duas porções diferentes. A parte externa apresenta-se formada por microvesículas achatadas, sendo que esse segmento encontra-se separado do resto da célula por uma constrição, denominada de segmento interno. Este último é rico em glicogênio e possui muitas mitocôndrias situadas perto da constrição. As vesículas achatadas dos bastonetes contêm o pigmento rodopsina, que perde sua coloração quando atingido pela luz e se cora novamente na ausência de luz. 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Cada canal semicircular tem uma dilatação conhecida como ampola. Em cada ampola existe uma crista denominada crista ampular, e na porção superior da crista há uma substância gelatinosa, que é conhecida como:
	
	
	
	Cúpula
	
	
	Vestíbulo-ocular
	
	
	Ampola da crista superior
	
	
	Cinocílio
	
	
	Vestíbulo espinhal
	
Explicação:
O sistema ou aparelho vestibular (também conhecido como orgão gravitoceptor) é o conjunto de órgãos do ouvido interno dos vertebrados responsáveis pela detecção de movimentos do corpo, que contribui para a manutenção do equilíbrio. No homem, é formado pelos três canais semicirculares que se juntam numa região central chamado o vestíbulo (daí o seu nome), que apresenta ainda duas excrescências chamadas sáculo e utrículo. Ao vestíbulo encontra-se igualmente ligada a cóclea que é a sede do sentido da audição. O conjunto destas duas estruturas chama-se labirinto, devido à complexidade da sua forma tubular. O sistema vestibular é constituído por uma estrutura óssea dentro da qual se encontra um sistema de tubos membranosos cheios de líquido, cujo movimento ¿ provocado por movimentos da cabeça ¿ estimula células ciliadas que enviam impulsos nervosos ao cérebro ou diretamente a centros que controlam o movimento dos olhos ou os músculos que mantêm o corpo numa posição de equilíbrio. Para além do líquido, na sáculo e no utrículo encontram-se otólitos, corpos rígidos cujo movimento estimula igualmente os nervos que controlam a postura do animal.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A retinose pigmentar é uma doença causada pelo depósito de pigmentos na retina e tem como sintomas:
	
	
	
	Ocasionar a perda progressiva da perilinfa.
	
	
	A degeneração progressiva dos s receptores da fóvea.
	
	
	Dificultar a locomoção em ambientes e afeta a visão noturna, resultando em choques com móveis ou pessoas
	
	
	Degeneração somente dos bastonetes e da sensibilidade de contraste, determinada pela visão periférica.
	
	
	Desiquilíbrio do ajuste postural em associação com as informações provenientes da fóvea.
	
Explicação:
A Retinose Pigmentar se trata de uma série de alterações de origem hereditária. Ela provoca uma degeneração da retina, parte importante do sistema ocular, responsável por transfomar a luz em sinais elétricos e enviá-los para o cérebro.
Acontece uma perda da visão gradual, porque os cones e bastonetes (células fotorreceptoras da retina), aos poucos, degeneram. Dessa forma, a retina deixa de captar a luz como deveria.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Várias são as estruturas anatômicas envolvidas no processamento visual. Nesta situação, a trajetória das informações visuais que chegam até a retina são veiculadas por estruturas denominadas:
	
	
	
	humor vítreo
	
	
	fóvea
	
	
	córnea
	
	
	cristalino
	
	
	nervo óptico
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		No funcionamento da visão, o olho capta a luz refletida pelos objetos a nossa volta. Essa, ao penetrar no olho, atravessa a córnea e continua atravessando várias estruturas transparentes enquanto é transmitida por neurônios especializados até os cones e bastões. Diante destas explicações acima sobre a visão, qual o nome das células responsáveis pela capacidade de determinação do movimento do objeto?
	
	
	
	cones
	
	
	células verticais
	
	
	bastões
	
	
	células horizontais
	
	
	fotorreceptores
		
	Gabarito
Comentado

Continue navegando