Buscar

ATIVIDADE DE URINÁLISE E SISTEMA URINÁRIO

Prévia do material em texto

Prof.ª Msc. Camila A. Montalbano Data:____/_____/________ Aluno(a):______________________________________
ATIVIDADE DE URINÁLISE E SISTEMA URINÁRIO
1) Um paciente com 1,86m de altura e 128 kg, foi a um laboratório com um pedido médico para realizar alguns exames. Alguns resultados obtidos foram:
Creatinina na urina: 71 mg/dL
Creatinina no soro: 3,48 mg/dL
Volume de 24 horas: 2910 mL
Calcule o Clearence de creatinina do paciente em questão e dê seu parecer sobre a função renal do mesmo.
2) Cite três exemplos de como evitar problemas urinários:
3) “O normal é haver ausência destas na urina, pois sua presença pode indicar infecções, cálculos renais e doenças renais graves. Além do teste da fita para urinálise, realiza-se também a sedimentoscopia (exame microscópico)”. O texto que você acabou de ler fala sobre a presença de qual elemento na urina?
a) Leucócitos
b) Hemáceas
c) Corpos Cetônicos
d) Bilirrubina
e) Glicose
4) “O reativo de Benedict serve para identificar um elemento na urina. Quando for positivo processsar-se-á mudança de cor do reativo– solução azul (límpida), esverdeado, amarelado ou precipitado vermelho”. O texto que você acabou de ler fala sobre a presença de qual elemento na urina?
a) Leucócitos
b) Hemáceas
c) Corpos Cetônicos
d) Bilirrubina
e) Glicose
5) “Normalmente, não aparecem quantidades mensuráveis deste elemento na urina, pois toda a gordura metabolizada é completamente degradada e convertida em dióxido de carbono e água. Quando o metabolismo do carboidrato é alterado, uma quantidade excessiva de deste elemento é formada (acidose), porque a gordura torna-se o combustível corporal predominante, em vez dos carboidratos, como, por exemplo, em pacientes diabéticos”. O texto que você acabou de ler fala sobre a presença de qual elemento na urina?
a) Leucócitos
b) Hemáceas
c) Corpos Cetônicos
d) Bilirrubina
e) Glicose
6) Marque a alternativa que contém os conceitos exatos de epitaxia e saturação, respectivamente:
a) Epitaxia: definida como o crescimento de um cristal sobre a superfície de outro, com composição química diferente/ Saturação: A elevação da concentração de um soluto, ultrapassando o valor do produto de solubilidade
b) Epitaxia: A elevação da concentração de um soluto, ultrapassando o valor do produto de solubilidade / Saturação: definida como o crescimento de um cristal sobre a superfície de outro, com composição química diferente 
c) Epitaxia: substância que inibe a formação de cristais em pacientes saudáveis/ Saturação: os cristais ligam-se uns aos outros formando aglomerados. 
d) Epitaxia: os cristais ligam-se uns aos outros formando aglomerados / Saturação: substância que inibe a formação de cristais em pacientes saudáveis. 
e) Epitaxia: substância que inibe a formação de cristais em pacientes saudáveis/ Saturação:
Situação onde há precipitado de proteínas na urina.
7) Marque a alternativa CORRETA:
a) Anúria: secreção urinária natural ou provocada;
b) Disúria: grande redução no fluxo urinário 
c) Diurese: interrupção completa do fluxo urinário
d) Oligúria: micção dolorosa
e) Piúria: pus na urina
8) Marque a alternativa CORRETA em relação ao aparelho justaglomerular:
a) O aparelho justaglomerular (AJG) é uma estrutura microscópica do néfron, localizado no pólo vascular do corpúsculo renal, formado por um componente vascular (mácula densa) um componente tubular (arteríola aferente e eferente), e pelo mesângio extraglomerular.
b) O aparelho justaglomerular (AJG) é uma estrutura microscópica do néfron, localizado no pólo vascular dos túbulos renais, formado por um componente vascular (arteríola aferente e eferente), um componente tubular (mácula densa) e pelo mesângio extraglomerular.
c) O músculo liso da arteríola aferente se modifica em células justaglomerulares e são responsáveis pela síntese de angiotensina 
d) Células mesangiais – situadas entre as arteríolas – formam o mesângio – controle da filtração glomerular, fagocitose, sustentação
e) Mácula densa– faz parte do túbulo contorcido distal é formada por células epiteliais cúbicas altas - são sensíveis a variações de pressão arterial– monitoram o volume e o conteúdo de eletrólitos filtrados.
9) Marque a alternativa CORRETA em relação ao sistema renina- angiotensina:
a) A pró-renina e a renina estão armazenadas no mesângio, que é sensível à diminuição da concentração de NaCl,
b) A diminuição de sódio é um estímulo para a libertação de renina pelas células granulares. 
c) A renina transforma o angiotensinogênio do fígado em angiotensina II
d) A angiotensina II é transformada em angiotensinogênio pela ECA existente nos pulmões.
e) Este sistema serve para regular o metabolismo da glicose
10) Marque a alternativa CORRETA em relação a filtração glomerular:
a) O sangue vai da arteríola aferente para um enovelado de capilares chamado glomérulo que fica dentro da pelve renal. 
b) As arteríolas do glomérulo filtram o sangue, assim ficam retidos proteínas, açucares e leucócitos e passam pelas fendas dos capilares os demais elementos do plasma. 
c) O sangue, então filtrado, sai do glomérulo pela arteríola eferente e segue circulando pelos vasos, enquanto que o filtrado glomerular cai no túbulo contorcido proximal, 
d) Alça de Henle, túbulo contorcido distal e ducto coletor realizam a reabsorção de água e elementos como sódio, potássio e proteínas. 
e) As estruturas que fazem reabsorção mandam os produtos reabsorvidos para os vasos sanguíneos que seguem os seguem.

Continue navegando