Buscar

PROVA-TRABALHO PARA NOTA PARCIAL DA 1ª ETAPA

Prévia do material em texto

PROVA PARA NOTA PARCIAL DA 1ª ETAPA DA DISCIPLINA
Vale: 10 Pontos
Entrega: 07/12/2020
CURSO: Técnico em Enfermagem – Turma V
DISCIPLINA: Psicologia Aplicada à Enfermagem
PROFESSORA: Erislene Costa de Oliveira
ALUNO (A): ___Erika Aparecida Freire da Silva
 
QUESTÕES
1) Quais são as fase ou etapa do desenvolvimento humano e explique cada uma delas. (2,0)
1) Período Pré-Natal
É comum pensar que a vida começa com o nascimento. Porém, os nove meses
 que o antecedem são responsáveis por um complexo desenvolvimento intrauterino. As características genéticas já começam a interagir com o meio no qual o bebê se encontra. A alimentação da mãe afeta diretamente no crescimento e o bebê passa a responder à voz da mãe, a distingui-la das demais, e ter preferência por ela.
2) Período da Primeira Infância
A primeira infância começa com o nascimento e vai até os 3 anos de idade. Nos primeiros meses, os cinco sentidos começam a se desenvolver. Na parte cognitiva, “as capacidades de aprender e lembrar estão presentes mesmo nas primeiras semanas.
3) Período da Segunda Infância
Segundo os desenvolvimentistas, os cientistas do desenvolvimento, a segunda infância vai dos 3 aos 6 anos de idade. O corpo tende a se tornar mais esguio e as partes do corpo começam a se assemelhar, em termos de proporções, com as de um adulto.
4) Período da Terceira Infância
Nesta fase, há uma diminuição do crescimento físico. Existe a tendência de aparecem problemas respiratórios, entretanto, é uma das fases que, em média, nota-se a presença de maior saúde. Entre os 6 e 11 anos, A escolarização ajuda neste processo e igualmente na estimulação da memória e da linguagem.
5) período da Adolescência
 Como sabemos, nesta fase ocorre a maturidade reprodutiva, quando torna-se possível para os indivíduos serem pais ou mães. A saúde é afeta, geralmente, pelo comportamento, como transtornos alimentares ou uso de drogas. 
Na cognição, desenvolvem-se a capacidade de pensar em termos abstratos e de usar o raciocínio científico. O pensamento imaturo persiste em algumas atitudes e comportamentos. A busca pela identidade, incluindo a identidade sexual, torna-se central.
6) Período Início da Vida Adulta
Os cientistas do desenvolvimento demarcam o início da vida adulta a partir dos 20 anos e indo até os 40. “A condição física atinge o auge, depois declina ligeiramente. Como sabemos, nesta fase ocorre a maturidade reprodutiva, quando torna-se possível para os indivíduos serem pais ou mães. Aqui vemos que a fase anterior, a adolescência pode se prolongar, ainda e haver uma certa intersecção de fases. Afinal, não é possível demarcar com precisão quando começa a idade adulta.
7) Período da vida Adulta Intermediária Esta fase vai dos 40 aos 65 anos de idade. Há mudanças significativas nas condições físicas.
A produção criativa pode declinar, mas melhor em qualidade. Para alguns, o sucesso na carreira e o sucesso financeiro atingem seu máximo, para outros, poderá ocorrer esgotamento ou mudança de carreira.
porém, com grandes diferenças de uma pessoa para outra.
8) Período da Vida Adulta Tardia
Este período começa a partir dos 65 anos. “A maioria da pessoas é saudável e ativa, embora geralmente haja um declínio da saúde e das capacidades físicas. A aposentadoria pode oferecer novas opções para aproveitar o tempo. As pessoas desenvolvem estratégias mais flexíveis para enfrentar perdas pessoas e a morte eminente.
2) O desenvolvimento Psicológico Infantil descrito por Piaget são divididos em quatro fases: (1,5)
A - Sensório-motor (0 a 2 anos)
B - Pré-operatório (2 a 7 anos)
C - Operações concretas (7 a 11, 12 anos)
D - Operações formais (12 anos em diante)
Assinale as colunas:
( B ) O que marca a passagem do período anterior a esse é o aparecimento da função simbólica, é a emergência da linguagem. A linguagem acarreta modificações importantes em aspectos cognitivos, afetivos e sociais da criança, uma vez que ela possibilita as interações interindividuais e fornece a capacidade de trabalhar com representações para atribuir significados à realidade.
( D ) Nesta fase, a criança amplia as capacidades conquistadas na fase anterior, já consegue raciocinar sobre hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica. Com isso, a criança adquire "capacidade de criticar os sistemas sociais e propor novos códigos de conduta: discute valores morais de seus pais e constrói os seus próprios (adquirindo autonomia)".
( A ) As funções mentais limitam-se ao exercício dos aparelhos reflexos inatos. Assim sendo, o universo que circunda a criança é conquistado mediante a percepção e os movimentos (sucção, o movimento dos olhos). A criança vai aperfeiçoando os movimentos reflexos e adquirindo habilidades e chega ao final do período já se concebendo dentro de um cosmo com objetos.
( C ) neste período o egocentrismo intelectual e social (incapacidade de se colocar no ponto de vista de outros) que caracteriza a fase anterior dá lugar à emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes (próprios e de outrem) e de integrá-los de modo lógico e coerente. Fase que a criança interioriza as ações, começa a realizar operações mentalmente e não mais apenas através de ações físicas.
3) O técnico em enfermagem precisa estar atento ao seu exercício da profissão. Vamos supor que chegou um paciente na emergência e vem apresentando um comportamento emocional fora da normalidade, uns dizem que é ansiedade e outros falam que é depressão. Explique com suas palavras o que é Ansiedade, Depressão e Estresse para identificar no paciente o quadro emocional alterado. (2,0)
Ansiedade
É preocupação intensa, excessiva e persistente e medo de situações do cotidiano. Uma pessoa com ansiedade pode ter uma frequência cardíaca elevada, respiração rápida.
Depressão
pode ser uma tristeza profunda, baixa auto estima, desânimo achar que nada da certo, perda de interesse na vida.
Estresse
É uma situação de irritação, desgaste, medo e preocupação que provoca a liberação de hormônios quando em grande quantidade provoca alterações na saúde, humor e qualidade de vida.
4) Descreva o que é traço de personalidade, temperamento e caráter. (1,5)
A personalidade é um conjunto de características psicológicas marcantes de um indivíduo. A partir da personalidade determina-se a individualidade de uma pessoa, a forma que se relaciona socialmente e a maneira que pensa, sente e age.
Este conjunto de características pessoais tornam um indivíduo único, pois cada pessoa tem uma personalidade própria, distinguindo psicologicamente os seres humanos uns dos outros.
5) Quais são as três principais estruturas dentro da psicopatologia e explique cada uma delas. (1,5)
 NEUROSE, PSICOSE, PERVERSÃO
O conceito de neurose foi criado pelo médico William Cullen para se referir a “desordens do sentido e ação”. Existem 4 tipos de neurose: histérica, fóbica, obsessiva e hipocondríaca. A neurose é uma reação exagerada proveniente de conflitos interiores frutos de experiências vividas que foram reprimidas por um tempo e se manifestam como um sintoma futuramente na vida do indivíduo.
Psicose
“psicose” não tem uma definição clara. Logo, se divide em três categorias: psicoses, estados psicóticos e condições psicóticas. Ela é um processo de desgaste do ego, causando sérios prejuízos de contato com a realidade. Podemos citar como exemplo disso, pessoas que sofrem esquizofrenias. As condições psicóticas se referem a sujeitos bem adaptados ao mundo exterior, porém, são portadores de condições psíquicas levando o indivíduo a sentir sintomas, como: delírios, alucinações, comportamento desorganizado, podendo passar períodos muito agitados ou muito lentos; mudanças de humor entre outros
Perversão
Perversão é uma das patologias estudadas pela psicologia, que conceitua a ideia de desvio sexual em relação a uma norma. Em vez de sentir remorso por ter quebrado a regra, o perverso sente prazer ao transgredí-las.Pessoas com um alto grau de perversão são impulsivas, manipuladoras, sentem desejos fora do normal e colocam suas necessidades acima das necessidades do outro. Entre os atos mais perversos temos: pedofilia, zoofilia, masoquismo, sadismo e voyeurismo.
6) Quais são as principais identificações de ideias suicidas nos pacientes? (1,5)
O estado mental suicida pode ser caracterizado pela ambivalência que diz respeito à confusão de sentimentos, o desejo de viver e morrer se contrapõe, isto é, o indivíduo visualiza a morte como único método terapêutico da dor, entretanto, ainda mantém o desejo de viver. Para isso, o apoio emocional e o tratamento adequado do problema-base reduz o risco de suicídio. Outra característica é a impulsividade, uma vez que o desejo de cometer suicídio é um impulso transitório desencadeado por eventos negativos relacionados à vida.
Boa Sorte!

Continue navegando