Buscar

Avaliação final discurssiva Psicologia da Educação e da Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Psicologia da Educação e da Aprendizagem (HID14)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - ( peso.:4,00)
	
	
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Cada indivíduo possui e apresenta uma maneira própria de aprender. A forma individual de adquirir conhecimento é definida como Estilo de Aprendizagem. Por exemplo: algumas crianças aprendem com maior facilidade cantando músicas, outras através de brincadeiras, brinquedos pedagógicos, entre outros.
A partir desta afirmativa, disserte sobre os diferentes tipos de aprender do ser humano.
	Resposta Esperada:
Aprender é circunstancial ao ser humano, já que seu êxito como espécie depende de sua capacidade de aprender e inovar. A curiosidade é uma de suas características mais surpreendentes. Em nossa sociedade atual, inserida em um processo de intercâmbio intercultural - globalizada - e de acelerada troca social pelo impacto do desenvolvimento científico e tecnológico, aprender é algo mais do que um impulso humano. É uma sofisticada necessidade cultural que permite aos indivíduos adaptarem-se e sobreviverem em um círculo que troca continuadamente, assim como preservar sua identidade. Neste contexto, aprender deixa de ser a atividade própria de uma época da vida - a criança e o jovem - para converter-se em um processo de aprendizagem permanente. Por outro lado, graças aos avanços da Psicologia, da Sociologia e da Pedagogia, assim como das aplicações das novas tecnologias no ensino e na aprendizagem, hoje é possível aprender melhor, cientificamente. É possível aprender a aprender, a conviver e aprender a ser.
	2.
	O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos infantis mais estudados nos últimos anos, por profissionais da saúde, da educação e pais. Há muitas opiniões distintas sobre o assunto, alguns criticam a quantidade de diagnósticos que têm sido feitos nos últimos anos, outros se opõem ao tratamento farmacológico, há resistência ao tratamento psicoterapêutico, muitos defendem que estes dois tratamentos sejam paralelos etc. As figuras do professor, do psicólogo e do psicopedagogo são muito importantes na identificação, compreensão e adaptação da criança no contexto escolar. Neste sentido, descreva quatro comportamentos que caracterizam uma criança com Déficit de Atenção e Hiperatividade.
	Resposta Esperada:
A criança com diagnóstico de TDAH apresenta algumas características peculiares do quadro, como:
- Dificuldade de concentração e planejamento: para a criança com TDAH, manter a concentração, bem como planejar uma atividade é uma tarefa árdua, devido aos comportamentos impulsivos.
- Falta de atenção: é um dos principais sintomas, causando prejuízos significativos ao indivíduo, no que tange aos relacionamentos interpessoais, profissionais, entre outros.
- Impulsividade: caracterizada pela dificuldade com autocontrole, que causa prejuízos a si mesmo e aos outros, consequências estas de não parar para pensar.
- Dificuldade de permanecer sentado: permanecer no mesmo lugar, seja sentado, em uma fila ou qualquer atividade que requer que a criança aguarde sua vez, torna-se quase impossível, devido à agitação psicomotora.
- Agitação: também considerada uma das principais características, é a impossibilidade de permanecer quieto.
- Interrompe as aulas e brincadeiras: devido à dificuldade de ater-ser a um só estímulo, a criança hiperativa constantemente interrompe as atividades, pois é intolerante e muitas vezes intransigente, tornando o ambiente tumultuado ao seu redor.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais